Especialista revela os mitos e mostra que, com alguns cuidados, as peças podem sobreviver à temporada de verão
Quem ama o verão, sabe que o visual ganha um destaque especial quando vem acompanhado de um bom acessório. Colares, brincos, tornozeleiras e pulseiras são ótimas opções na hora de combinar o biquíni e cenário perfeito.
No entanto, dias depois do mergulho, a decepção costuma aparecer. O dourado da joia começa a escurecer, perdendo brilho enquanto fica embaçado. O problema faz com que muita gente deixe de lado as semijoias durante a estação mais quente do ano, com medo de estragá-las.
Com isso, surge um grande questionamento, afinal, a semijoia que escurece em contato com a água é, necessariamente, de má qualidade?
O escurecimento é uma reação química natural, chamada oxidação, que o metal sofre principalmente quando encontra umidade, cloro, sal, protetor solar e até o suor da pele. É um processo parecido com o que acontece com uma maça cortada", explica Elisangela Machado, sócia fundadora da Mapa da Mina Acessórios. Ou seja, não é um defeito, mas um sinal de que o metal reagiu ao ambiente.
E como proteger as peças?
A resposta está na combinação de escolhas inteligentes na hora da compra, além de hábitos simples de conservação.
"Na escolha da peça, observe os materiais. Priorize semijoias com banho de ouro 18k sobre uma base de metal antialérgico, pois essa camada protetora é mais resistente", aconselha a profissional. Segundo ela, peças com zircônias bem fixadas e que evitem muitas cavidades, onde a água possa acumular, também têm vantagem.
Veja dicas pós-uso:
- Limpeza imediata após o uso: ao sair da praia ou piscina, passe um pouco de água doce corrente nas peças para remover resíduos de sal ou cloro. Seque muito bem com um secador de cabelo;
- Produtos específicos para semijoias: existem soluções desenvolvidas especialmente para a limpeza e conservação de semijoias folheadas, banhadas ou chapeadas. Esses produtos removem oxidação e resíduos de gordura de forma rápida e ainda deixam uma camada protetora sobre a peça, o que ajuda a preservar o brilho por mais tempo;
- O segredo do armazenamento: Jamais guarde as peças úmidas ou jogadas juntas em uma bolsa. O ideal é armazená-las separadas, em porta-joias, saquinhos individuais ou as próprias embalagens originais, longe da umidade e do calor excessivo.(Com informações do CNN Brasil)
Comentários
Postar um comentário