Jovem desenvolve celulite ocular após espremer espinha; entenda

Médico explicou como essa atitude pode desencadear infecções graves


Uma modelo chamada Letícia de Almeida Santos desenvolveu uma infecção grave, chamada celulite ocular orbitária, após espremer uma espinha. A jovem compartilhou sua experiência em um vídeo que já ultrapassou os 35 mil likes no TikTok.

Em seu relato, Letícia explicou que tudo começou após ela espremer uma espinha localizada entre os olhos, há cerca de uma semana. 

Segundo a jovem, após três dias, o olho direito começou a apresentar inchaço moderado, mas nada preocupante. Conforme o relato, na madrugada de segunda-feira (24) para terça-feira (25), no entanto, o inchaço piorou bastante.

Em entrevista ao  Portal iG, Letícia relatou os momentos de desespero que viveu ao perceber a condição.

"Quando eu vi meu olho daquele jeito, totalmente inchado, eu entrei em pânico. Foi um susto muito grande. Eu fiquei desesperada, de verdade. A primeira coisa que passou na minha cabeça foi: ‘pronto… agora ferrou'", explicou.

Naquele momento, a modelo pensou que seu rosto não voltaria ao normal e que seu diagnóstico poderia ser mais grave.

"Na hora, comecei a imaginar o pior, pensei até em doenças graves, como câncer ou algo irreversível. Eu senti um medo enorme de perder a visão, de ficar com alguma sequela. Foi uma mistura de choque, desespero e aquela sensação de que eu tinha perdido o controle da situação. Eu simplesmente não conseguia acreditar que uma espinha tinha virado tudo aquilo'', conta ao iG Saúde.

Após notar a deformidade, a jovem procurou um pronto-socorro e lá recebeu o diagnóstico de celulite ocular orbitária, a forma mais grave da doença.

Letícia ressaltou a importância de procurar tratamento imediato.

"Procurar ajuda médica imediata fez toda a diferença no meu tratamento. Foi de extrema importância. Assim que cheguei ao pronto-socorro, já foram tomadas as medidas necessárias: recebi a primeira dose de medicação intravenosa e, logo em seguida, iniciaram o tratamento com antibióticos e anti-inflamatórios via oral'', relata.

A jovem explicou que o esclarecimento que recebeu da equipe médica foi essencial para ela entender a gravidade da situação e seguir com o tratamento certo.

"Eu jamais imaginava que uma espinha poderia evoluir para algo tão sério, e foi justamente a rapidez no atendimento e no início das medicações que impediu que isso se agravasse", ressaltou a modelo.

Entenda o que é a celulite ocular

Em entrevista ao  Portal iG, o médico Daniel Alarcon Gonçalves explicou como as espinhas podem ser portas de entrada para essa condição, que é considerada grave.

Portal iG: O que é a celulite ocular?

Dr. Daniel Alarcon Gonçalves:  Celulite ocular é uma infecção ao redor dos olhos. Existem dois tipos de celulite ocular, a periorbitária, que é superficial na pele e nos tecidos ao redor dos olhos, ou seja, nas pálpebras superior e inferior, não atingindo a órbita ocular, mas também existe a celulite orbitária, que atinge a órbita e pode causar perda da visão.

Portal iG: Uma espinha no rosto pode causar celulite ocular?

Dr. Daniel Alarcon Gonçalves: No caso de uma espinha no rosto, sendo espremida, principalmente com a mão suja, a gente tem bactérias que habitam a nossa pele, principalmente a mão. No rosto, a região que forma um triângulo dos olhos até a ponta do nariz é muito delicada e mais propícia a ter infecção, caso você abra uma porta de entrada. Nesse caso, a porta de entrada seria espremer a espinha, mas isso pode acontecer mesmo sem a pessoa espremê-la. A acne mais profunda pode causar a celulite ocular.

Portal iG: Quais sinais indicam que uma espinha evoluiu para uma infecção perto dos olhos?

Dr. Daniel Alarcon Gonçalves:  Os sinais que indicam que uma espinha evoluiu para uma infecção ocular seriam: dor ao tocar a região, vermelhidão intensa, inchado ao redor dos olhos, as pálpebras ficam inchadas, os olhos tendem a ficar fechados por esse inchaço, um desconforto muito grande com a movimentação dos olhos, febre, secreção purulenta no canto do olho e olhos saltados.

Portal iG: Qual é o tratamento para a celulite ocular orbitária?

Dr. Daniel Alarcon Gonçalves: O tratamento da celulite ocular é antibiótico venoso, dada a gravidade possível gravidade das complicações dessa enfermidade, ou seja, a pessoa tem que ficar internada para fazer o antibiótico venoso. Fazer uma tomografia ou uma ressonância da face para ver se tem algum acometimento mais profundo da órbita. Se tiver algum abscesso, tem que ser drenado. O caso tem que ser acompanhado por um oftalmologista e por um infectologista.

(Com informações do IG)

Comentários