O que a cor dos olhos pode revelar sobre você e seu estado de saúde

 


A tonalidade dos olhos, sejam azuis, verdes ou castanhos, é resultado da ação de múltiplos genes. Mais do que uma característica estética, a cor da íris pode indicar predisposições genéticas para algumas doenças.

Segundo oftalmologistas, pessoas com olhos e também pele claros, por exemplo, apresentam maior sensibilidade à luz e tendem a sentir mais incômodo em ambientes muito iluminados. Estudos sugerem ainda que esse grupo pode ter risco aumentado para condições como a degeneração macular relacionada à idade e para tumores oculares, como o melanoma uveal.

Já os olhos castanhos, predominantes no Brasil, também podem carregar particularidades. É o caso da heterocromia, quando cada olho apresenta uma cor diferente, ou de alterações congênitas ligadas a síndromes raras. Embora ofereçam proteção natural contra a luz intensa, as íris mais escuras podem estar associadas a maior risco de catarata e glaucoma de ângulo aberto.

Alterações na cor e conexões com o corpo

A coloração dos olhos vai além da íris. A esclera (parte branca) e a córnea, por exemplo, são compostas em grande parte por colágeno. Quando sofrem lesões, inflamações ou cicatrizações, podem adquirir um tom azulado. Essa mudança pode estar ligada ao nevus de Ota (proliferação de células produtoras de melanina) ou a síndromes relacionadas ao colágeno, como a osteogênese imperfeita (ossos frágeis), a síndrome de Ehlers-Danlos e a síndrome de Marfan.

Outras síndromes também podem alterar a cor dos olhos:

Horner congênita: olho mais claro, pupila menor e queda discreta da pálpebra.

Waardenburg: alteração hereditária rara que provoca surdez e mudanças na pigmentação da pele, cabelo e íris.

Já o aspecto avermelhado dos olhos pode ter múltiplas causas. Vai de quadros simples, como ressecamento, alergias e conjuntivite, até condições graves, como uveítes, glaucoma e tumores. Também pode refletir problemas sistêmicos (como hipertensão, diabetes, insuficiência renal ou hepática) e até pequenas hemorragias causadas por fragilidade dos vasos sanguíneos.

Outro sinal importante é a coloração amarelada dos olhos e da pele, típica da icterícia, provocada pelo excesso de bilirrubina no sangue. Essa alteração pode indicar doenças hepáticas, distúrbios das vias biliares, reações adversas a medicamentos, anemias ou condições benignas como a síndrome de Gilbert. Em algumas pessoas, no entanto, o tom levemente amarelado pode ser apenas resultado de maior concentração natural de melanina, sem relação com doenças.

(Com informações do UOL)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_15_09_2025
ABSURDO! FALTANDO CERCA DE 3 MESES PARA TERMINAR O ANO LETIVO, AINDA TEM ESTUDANTES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE MARACANAÚ QUE NÃO RECEBERAM FARDAMENTO

O fardamento escolar é fundamental para estudantes, pois  além de servir de identificação, serve para quem não tem muitas roupas. O que acontece muito na escola pública, onde estão filhos das famílias mais humildes da cidade. Um bom fardamento também tem a função de motivar os estudantes, que se faz necessário que a prefeitura faça mais para sempre evitando a evasão escolar. Não pode numa cidade do perfil de Maracanaú, depois de 7 meses do ano letivo ainda tem que estar gastando muito as roupas, porque ainda não foi entregue o fardamento. Recursos públicos existem para a rede municipal de ensino ter um excelente fardamento e uma entrega rápida. Percebe-se que não tem por falta de vontade e competência da gestão municipal. Com isso acaba contribuindo com a evasão escolar, era para ter ações que combatam isso. Tem estudantes que acabam faltando muito, por não ter fardamento e muitas roupas, não se motivam muito para ir com mais frequência para a escola. Isso acaba atrapalhando a formação escolar de muitas crianças. Além de não ter aulas mais interessantes, como acontece quando a turma quase toda está presente. Professores acabam tendo mais trabalho para não deixar, muito no prejuízo, os estudantes que faltaram. Percebemos que é inadmissível que isso aconteça em Maracanaú, que o problema não é dinheiro. Dava para logo nos primeiros meses do ano todo muito ter fardamento. Se uma empresa na cidade não dar conta de entregar logo, que fosse contratada tantas outras empresas que fosse necessário (até mesmo de Fortaleza) para não prejudicar a educação pública municipal. É o que se dá quando um grupo político passa muito tempo no poder. Deixa de trabalhar direito, não estando nem aí, se atrasar a formação escolar das crianças e afetando a vida dos pais e mães de alguma forma. ATÉ QUANDO ESSE PROBLEMA VAI TER UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 


Comentários