“De certa forma, sim. Gatos são animais muito sensoriais e observadores”, afirma a especialista. Ela explica que existem estudos demonstrando que os felinos são capazes de captar e reagir a emoções humanas e também às emoções de outros gatos.
Um desses estudos, segundo Paula, observou como os gatos respondiam a expressões faciais humanas combinadas com determinados sons. Quando expostos a sinais de alegria, como uma voz suave e um rosto sorridente, os felinos reagiam de forma positiva: se aproximavam, pediam carinho, davam cabeçadinhas. Já diante de expressões de raiva, com tons de voz mais duros, era comum ver o animal se afastar, eriçar os pelos ou demonstrar sinais claros de incômodo ou medo.
Mas não é apenas pela audição e pela visão que os gatos percebem o mundo emocional ao seu redor. A especialista destaca a importância dos feromônios, substâncias químicas liberadas pelos seres vivos que transmitem mensagens invisíveis, mas perceptíveis para quem é capaz de captar. E nisso os gatos são mestres.
“O exemplo clássico é o consultório veterinário. Quando um gato se estressa naquele ambiente, ele libera feromônios relacionados ao medo. O próximo gato que entrar ali, mesmo que nunca tenha tido uma experiência ruim, pode reagir com estresse ou medo só por ter captado esses sinais”, explica Paula Castro.
Essa sensibilidade, inclusive, tem transformado a forma como clínicas veterinárias atendem os gatos. O uso de feromônios sintéticos de bem-estar, difundidos no ambiente por meio de aparelhos específicos, tem sido uma das estratégias adotadas para tornar esses espaços mais amigáveis.
Feromônios X reações dos gatos
E o mais curioso: não são apenas os feromônios de outros gatos que despertam reações. Os felinos também são capazes de perceber feromônios humanos — inclusive os relacionados ao medo. “Eles reagem a isso com posturas ligadas ao estresse”, explica a veterinária.
Toda essa captação é feita por um órgão chamado vomeronasal, localizado dentro da boca dos gatos. É por ele que os feromônios são processados, provocando respostas que, embora muitas vezes pareçam emocionais, são essencialmente instintivas.
Por isso, apesar de os gatos parecerem “sentir nossa energia”, a especialista ressalta: “Esse ‘entendimento’ é diferente da compreensão humana acerca dos sentimentos. Muitas das reações são instintivas ou condicionadas.”
(Com informações do Metrópoles)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_15_09_2025
ABSURDO! FALTANDO CERCA DE 3 MESES PARA TERMINAR O ANO LETIVO, AINDA TEM ESTUDANTES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE MARACANAÚ QUE NÃO RECEBERAM FARDAMENTO
O fardamento escolar é fundamental para estudantes, pois além de servir de identificação, serve para quem não tem muitas roupas. O que acontece muito na escola pública, onde estão filhos das famílias mais humildes da cidade. Um bom fardamento também tem a função de motivar os estudantes, que se faz necessário que a prefeitura faça mais para sempre evitando a evasão escolar. Não pode numa cidade do perfil de Maracanaú, depois de 7 meses do ano letivo ainda tem que estar gastando muito as roupas, porque ainda não foi entregue o fardamento. Recursos públicos existem para a rede municipal de ensino ter um excelente fardamento e uma entrega rápida. Percebe-se que não tem por falta de vontade e competência da gestão municipal. Com isso acaba contribuindo com a evasão escolar, era para ter ações que combatam isso. Tem estudantes que acabam faltando muito, por não ter fardamento e muitas roupas, não se motivam muito para ir com mais frequência para a escola. Isso acaba atrapalhando a formação escolar de muitas crianças. Além de não ter aulas mais interessantes, como acontece quando a turma quase toda está presente. Professores acabam tendo mais trabalho para não deixar, muito no prejuízo, os estudantes que faltaram. Percebemos que é inadmissível que isso aconteça em Maracanaú, que o problema não é dinheiro. Dava para logo nos primeiros meses do ano todo muito ter fardamento. Se uma empresa na cidade não dar conta de entregar logo, que fosse contratada tantas outras empresas que fosse necessário (até mesmo de Fortaleza) para não prejudicar a educação pública municipal. É o que se dá quando um grupo político passa muito tempo no poder. Deixa de trabalhar direito, não estando nem aí, se atrasar a formação escolar das crianças e afetando a vida dos pais e mães de alguma forma. ATÉ QUANDO ESSE PROBLEMA VAI TER UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário