Pedagogos explicam por que as telas devem ser evitadas na primeira infância
Para Taís Guimarães, pedagoga da Rede Legacy School e especialista em desenvolvimento intelectual infantil, o uso excessivo de telas pode não só atrapalhar o crescimento, como também desencadear problemas de sono, ansiedade e empobrecimento da imaginação. Já Helena Ferreira da Cunha, professora e fundadora da escola Escola Waldorf Novalis de Piracicaba, defende que, com o contato precoce com a tecnologia, a criança pode perder o interesse em brincar:
“Criança é puro movimento. Correr, rolar, saltar, trepar em árvores são atividades tão necessárias para o desenvolvimento neurológico da criança como é o alimento para o corpo e o ar para os pulmões. Diante das telas a criança fica imóvel, seus movimentos ficam contidos e nem mesmo os olhos precisam se mexer, já que tudo acontece no plano da tela”, complementa a educadora.
Por isso, é importante que os adultos responsáveis tenham o cuidado em mediar esse acesso à tecnologia, além de incentivar os pequenos a brincar de forma analógica. Para isso, Guimarães recomenda que seja estabelecido um limite de horário para o uso de telas, oferecendo alternativas, como jogos, esportes, leitura e músicas.
Pensando nisso, o CNN Review separou 6 brinquedos para substituir o uso de aparelhos tecnológicos. Confira!
Para crianças pequenas
Na primeira infância, brinquedos de montar ou com estímulo musical são ótimas pedidas para desenvolver a coordenação motora e noções de ritmo. Para bebês e crianças de colo, no entanto, é importante tomar cuidado com peças pequenas que possam ser ingeridas.
Estimulando a criatividade
Para crianças mais velhas, já é possível introduzir brincadeiras mais complexas, utilizando massinhas de modelar ou blocos de madeira para não só auxiliar nas habilidades motoras e capacidade cognitiva, mas também despertar a criatividade.
Jogos e esportes
Essenciais para estimular o raciocínio e a memória, jogos de tabuleiro são ótimas opções para substituir as telas. Além disso, para introduzir os pequenos aos esportes, bolas, cordas e pedalinhos são investimentos recomendados.
Qual o tempo de tela recomendado para crianças?
A pedagoga da Rede Legacy School recomenda o limite de duas horas diárias para crianças de 6 a 10 anos. Já para a fase dos 2 aos 5, uma hora por dia, desde que haja supervisão constante do conteúdo acessado, preferindo por canais infantis ou desenhos e jogos educativos.
Antes dos 2 anos, a especialista em desenvolvimento infantil sugere que as telas sejam evitadas ao máximo.
(Com informações do CNN Brasil)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_15_09_2025
ABSURDO! FALTANDO CERCA DE 3 MESES PARA TERMINAR O ANO LETIVO, AINDA TEM ESTUDANTES NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE MARACANAÚ QUE NÃO RECEBERAM FARDAMENTO
O fardamento escolar é fundamental para estudantes, pois além de servir de identificação, serve para quem não tem muitas roupas. O que acontece muito na escola pública, onde estão filhos das famílias mais humildes da cidade. Um bom fardamento também tem a função de motivar os estudantes, que se faz necessário que a prefeitura faça mais para sempre evitando a evasão escolar. Não pode numa cidade do perfil de Maracanaú, depois de 7 meses do ano letivo ainda tem que estar gastando muito as roupas, porque ainda não foi entregue o fardamento. Recursos públicos existem para a rede municipal de ensino ter um excelente fardamento e uma entrega rápida. Percebe-se que não tem por falta de vontade e competência da gestão municipal. Com isso acaba contribuindo com a evasão escolar, era para ter ações que combatam isso. Tem estudantes que acabam faltando muito, por não ter fardamento e muitas roupas, não se motivam muito para ir com mais frequência para a escola. Isso acaba atrapalhando a formação escolar de muitas crianças. Além de não ter aulas mais interessantes, como acontece quando a turma quase toda está presente. Professores acabam tendo mais trabalho para não deixar, muito no prejuízo, os estudantes que faltaram. Percebemos que é inadmissível que isso aconteça em Maracanaú, que o problema não é dinheiro. Dava para logo nos primeiros meses do ano todo muito ter fardamento. Se uma empresa na cidade não dar conta de entregar logo, que fosse contratada tantas outras empresas que fosse necessário (até mesmo de Fortaleza) para não prejudicar a educação pública municipal. É o que se dá quando um grupo político passa muito tempo no poder. Deixa de trabalhar direito, não estando nem aí, se atrasar a formação escolar das crianças e afetando a vida dos pais e mães de alguma forma. ATÉ QUANDO ESSE PROBLEMA VAI TER UMA SOLUÇÃO DEFINITIVA? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário