Alimentos que fortalecem a microbiota intestinal podem acelerar a perda de peso e melhorar a saúde metabólica
Certas matérias-primas favorecem o crescimento de bactérias “boas”, capazes de melhorar o metabolismo, reduzir inflamações e até controlar o apetite. Essas bactérias produzem substâncias que comunicam com o cérebro e regulam funções essenciais ao emagrecimento.
O que comer?
Alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas, são os principais aliados. Eles servem de “reserva” para as bactérias benéficas, estimulando sua multiplicação. Probióticos, encontrados em iogurtes naturais, kefir e kombuchas, também ajudam a reforçar a flora intestinal.
Outro destaque vai para os chamados prebióticos — compostos presentes em alimentos como alho, cebola, banana verde e aspargos — que servem como combustível para as bactérias do bem. Já ultraprocessados, açúcar refinado e excesso de gordura saturada tendem a desestabilizar essa microbiota, favorecendo micro-organismos associados à obesidade.
As frutas vermelhas, como morango, amora, mirtilo e framboesa, também entram na lista de aliados. Ricas em fibras e antioxidantes, elas ajudam a modular a microbiota, além de combater inflamações e auxiliar no controle da glicemia, fatores diretamente ligados ao ganho ou à perda de peso.
Ainda não se trata de uma solução mágica, mas a ciência é clara: cuidar do intestino é uma estratégia poderosa e natural para quem busca perder peso com saúde.
(Com informações do Metrópoles)
#Artigo_semanal_em_04_08_2025
A 5 MESES DO FINAL DE 2025, DE NOVO, NADA DA PREFEITURA DE MARACANAÚ SINALIZAR QUE FARÁ UM CONCURSO GERAL (PARA TODOS OS CARGOS); VAI FAZER 21 ANOS QUE FOI ARRANCADO DA POPULAÇÃO ESSE DIREITO, NA GESTÃO DE UM MESMO GRUPO POLÍTICO
Um absurdo em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, com Polo Industrial e uma das que mais arrecada no Estado, não ter tido vários concursos gerais de 2005 para cá. Duas décadas que a população não teve a oportunidade de usufruir do seu direito. Um grande tempo que a população perdeu, por conta da gestão municipal negar a todos e todas um direito. Isso é um dos motivos que os serviços públicos municipais deixam a desejar. Uma atitude da Prefeitura que não há argumento que convença deixar chegar a essa situação. Durante esse tempo, mesmo a população criticando muito a falta de boa governança, não foi o suficiente para o poder executivo fazer o que é certo. Deixar de usar as vagas de emprego como “moeda de troca”, já não basta tantos outros serviços públicos não ter uma disponibilidade digna. É desonesto, desumano só realizar processos seletivos de contratações temporárias, para a maioria dos cargos. Ainda mais que pessoas indicadas por integrantes da prefeitura são mais contempladas. Com provas que acontecem de tudo, menos seriedade. Com isso os serviços públicos não são realizados da forma que deveria. Só contratar muita gente de fora, quando deveria dar a condição aos munícipes trabalharem na Prefeitura é revoltante. A população quer ter o gosto de concursado/a fazer muito pela educação, saúde, segurança, infraestrutura etc. SE ISSO É FEITO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, A POPULAÇÃO DE MARACANAÚ JÁ PODERIA TER MAIOR PARTICIPAÇÃO NOS EMPREGOS ESPECIALIZADOS, QUE O GRUPO POLÍTICO A FRENTE DA GESTÃO MUNICIPAL PARECE NÃO QUERER QUE OS MELHORES EMPREGOS SEJAM DOS MARACANAUENSES. Muitas pessoas se fosse concursado, desde 2005, por exemplo, poderia hoje termos médicos, advogados, engenheiros etc. Pós-graduados ocupando cargos municipais com salários acima de R$ 12 mil. Pois cidadãos/ãs maracanauenses tinham adquirido os títulos necessários, mesmo pagando as universidades com seu salário. A PARTIR DE QUANDO OUTRO GRUPO POLÍTICO FARÁ ISSO EM MARACANAÚ? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário