Se exercitar apenas sábado e domingo ajuda a prevenir 264 doenças, mostra estudo


Aqueles que têm uma rotina corrida de trabalho, estudos e outras responsabilidades podem ter dificuldades de se exercitar todos os dias da semana. Um novo estudo, no entanto, indica que praticar atividades físicas aos sábados e domingos é tão benéfica quanto ao longo dos cinco dias da semana.

A pesquisa foi realizada por um grupo de cientistas do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Circulation. Se exercitar apenas no final de semana está associado a um menor risco de desenvolver 264 doenças.

“Aqui, mostramos os benefícios potenciais da atividade de guerreiro de fim de semana para o risco não apenas de doenças cardiovasculares, como mostramos no passado, mas também doenças futuras abrangendo todo o espectro, variando de condições como doença renal crônica a transtornos de humor e além”, afirma o coautor Shaan Khurshid, em comunicado.

Para chegarem a essas conclusões, os pesquisadores analisaram os dados de cerca de 90 mil pessoas, as quais receberam acelerômetros de pulso – dispositivo que mede a aceleração da gravidade e o deslocamento diário de uma pessoa. Com isso, durante uma semana, foram registrados o volume de exercícios e o tempo gasto em diferentes intensidades de atividades físicas.

Os cientistas padronizaram as pessoas em “guerreiro de fim de semana”, regular ou inativo, usando o limite de 150 minutos por semana de atividade física moderada a vigorosa, baseado nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A pesquisa buscou associações entre os padrões de atividade física e a incidência de 878 condições em 16 tipos de doenças, incluindo as de saúde mental, digestivas, neurológicas e outras categorias.

Em comparação ao sedentarismo, praticar exercícios no fim de semana ou de forma regular conseguiu reduzir mais de 200 doenças. Segundo a equipe, as diferenças foram mais expressivas em condições com a hipertensão, com risco 23% menor para o “guerreiro de fim de semana” (enquanto a prática regular mostrou 28%) e a diabetes, que apresentou 43% (em oposição aos 46% das atividades diárias).

“Nossas descobertas foram consistentes em muitas definições diferentes de atividade guerreira de fim de semana, bem como em outros limites usados ​​para categorizar pessoas como ativas”, disse Khurshid. Como parece haver benefícios semelhantes para o guerreiro de fim de semana em comparação à atividade regular, pode ser o volume total de atividade, em vez do padrão, que mais importa”, disse Khurshid.

Perda de peso

Outra pesquisa, postada na revista científica Obesity, indica que a prática de exercícios aos fins de semana pode resultar na perda de peso. Segundo os pesquisadores, em comparação com os participantes inativos, tanto o grupo “guerreiro de fim de semana” quanto o grupo ativo regular apresentaram menor adiposidade abdominal medida, circunferência da cintura, gordura corporal total e índice de massa corporal (IMC).

“Vale a pena estimular o método guerreiro de fim de semana para pessoas que não conseguem seguir a frequência recomendada”, disse Lihua Zhang, uma das autoras do estudo e cientista de saúde do Centro Nacional de Doenças Cardiovasculares, da Academia Chinesa de Ciências Médicas e da Faculdade de Medicina da União de Pequim, na China.

(Com informações do R7)

#Artigo_semanal_em_18_08_2025
DE TÃO REVOLTADA, POPULAÇÃO MARACANAUENSE NÃO PARABENIZA MAIS INAUGURAÇÃO DE REFORMA EM UMA RUA; ENCHE É OS COMENTÁRIOS DE RECLAMAÇÕES, NAS REDES SOCIAIS DA PREFEITURA (CITANDO MUITAS RUAS ESQUECIDAS E INTRANSITÁVEIS COM MUITA BURAQUEIRA E FALTA DE SANEAMENTO)

Quando uma gestão municipal fica muito tempo no poder acaba desgostando grande parte da população. Ao ponto das pessoas, de repente, não parabenizaram mais a prefeitura pela realização de reforma de uma rua, por exemplo, quando tem muitas esquecidas. Em Maracanaú ainda tem mais um agravante, percebe-se obras de péssima qualidade que logo estão necessitando de manutenção. Falta interesse e capacidade da Gestão Municipal, pois existem muitos recursos públicos. Que dava para ter um programa de requalificação das ruas, com Maracanaú tendo mudado sua infraestrutura no subúrbio e periferia da cidade já há muito tempo, de 2005 para cá. Que um mesmo grupo comanda a cidade. Então a população, cada vez mais revoltada, reclama muito nas redes sociais da prefeitura. Até mesmo quando, vez por outra, tem propaganda de reforma concluída em alguma rua. É um absurdo a qualidade da pavimentação das ruas de Maracanaú. Com um asfalto de péssima qualidade. Que deveria ser excelente já que a cidade tem uma fábrica de asfalto. Com custos menores para fabricar e realizar a logística, dava para investir mais na qualidade do asfalto e assim ser exemplo de uma cidade bem pavimentada. Com a população satisfeita, por usufruir de uma mobilidade melhor. Por conta de uma boa pavimentação, só que não. O que se tem é a população que passa boa parte do ano sofrendo com as ruas esburacadas e até esgoto a céu aberto. Já que o saneamento básico também não é digno de uma cidade que arrecada muito, mas o grupo político que está há duas décadas no poder, mostra não ser competente para administrar. Como a maioria da população necessita. QUANDO QUE AS RUAS DE MARACANAÚ TERÃO A MANUTENÇÃO COMO DEVERIA SER? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



Comentários