Pesquisa com jovens adultos mostra que efeitos positivos da cafeína são mais fortes pela manhã e podem reduzir emoções negativas, como tristeza e irritação
Para chegar a essa conclusão, os cientistas acompanharam 236 jovens adultos na Alemanha durante um período de até quatro semanas. Sete vezes ao dia, os participantes respondiam a questionários pelo celular, informando como se sentiam no momento e se haviam tomado alguma bebida com cafeína nos últimos 90 minutos. Ao analisar as respostas, os pesquisadores perceberam que, nas manhãs com café, o ânimo era visivelmente melhor do que em dias sem cafeína no mesmo horário.
Embora o aumento das emoções positivas tenha sido o destaque, o estudo também observou um leve efeito na redução de sentimentos negativos, como tristeza e aborrecimento, independentemente da hora do dia. No entanto, esse impacto foi bem menos intenso do que a melhora no bom humor.
O trabalho surpreendeu os cientistas por não encontrar diferenças significativas entre pessoas com hábitos diferentes de consumo ou com sintomas de ansiedade, depressão ou problemas de sono. Uma das explicações, segundo o pesquisador Justin Hachenberger, é que quem sente efeitos ruins da cafeína provavelmente evita consumi-la, não aparecendo nos dados.
A professora Anu Realo, coautora do estudo, explica que a cafeína age bloqueando receptores de adenosina, substância que induz o sono, e pode aumentar a atividade da dopamina, ligada à sensação de prazer e alerta. Isso ajudaria a entender por que a bebida é tão eficaz para dar aquele "up" matinal, embora ainda não esteja claro quanto desse efeito vem de aliviar sintomas de abstinência após uma noite sem cafeína.
Apesar dos benefícios do humor, os especialistas reforçam que o consumo exagerado pode causar dependência, prejudicar o sono e trazer outros riscos à saúde. Ainda assim, o estudo reforça o papel do café como aliado na disposição diária, e sugere que, para muitos, o dia só começa mesmo depois do primeiro gole.
(Com informações do Correio Braziliense)
POPULAÇÃO DE MARACANAÚ DETONA A GESTÃO MUNICIPAL POR INSISTIR EM "TRANSFORMAR ESCOLA EM CÍVICO MILITAR", SEM CONDIÇÕES DIGNAS: INFRAESTRUTURA, ALIMENTAÇÃO, FALTA DE PROFESSORES MAIS VALORIZADOS E ATÉ FARDAMENTO, E INCONSTITUCIONAL; EM VEZ DA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS PADRÃO MEC, COM AS DEZENAS DE MILHÕES APLICADAS EM AVENIDAS
A educação tem que ter uma gestão séria e que seja de uma forma que os estudantes possam ter uma boa formação. Primeiro deve ter uma infraestrutura nas escolas para que estudantes e profissionais da educação possam vivenciar a educação escolar de forma satisfatória. É um absurdo uma Prefeitura se aproveitar da inocência de parte da população a agir de forma inconstitucional e ficar transformando as escolas da rede pública em Cívico-Militar, sem ao menos dar condições dignas para estudantes, como é nas escolas militares e dos bombeiros, do Estado. Pois as escolas públicas da cidade são alvos de muitas reclamações sobre a sua estrutura, fardamento e alimentação. Além da falta de valorização dos professores que têm parte de seus direitos trabalhistas negada. A PREFEITURA ILUDE PARTE DA POPULAÇÃO QUE ACHA MELHOR ESCOLA CÍVICO MILITAR, SEM AS DEVIDAS CONDIÇÕES. Não é mesmo, por isso é inconstitucional. As escolas dos Bombeiros e Militares do Estado existem porque tem o objetivo de depois os estudantes se tornarem profissionais da segurança pública. A prefeitura não deve ter escola Cívico-Militar, pois é inconstitucional. A Prefeitura que faz isso, subentende que quer tirar proveito político. Pois tem gente que por achar que só porque estudantes estão numa escola Cívico Militar está garantido que serão bem-sucedidos na vida. A escola que garante isso é a de Padrão MEC, que a cidade de Maracanaú poderia ter muitas, preparando jovens para ocuparem as melhores profissões que conhecemos. Pois recursos públicos a Prefeitura de Maracanaú tem de sobra, bastava ter uma gestão mais capacitada, solidária e empática. ATÉ QUANDO MARACANAÚ NÃO VAI SER GOVERNADA DIREITO? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário