Especialistas falam sobre o motivo da sensação, a origem neurológica e os significados na psicologia
Segundo o neurologista Eduardo Cordeiro, a explicação biológica é simples: trata-se da chamada mioclonia do sono ou espasmo hípnico. “Devido à mudança no tônus muscular durante a transição do sono para vigília e entrada no sono N1, que é um sono de transição, o cérebro pode disparar movimentos abruptos”, explica.
Eduardo também destaca que esse acontecimento não indica doença, mas pode ser mais frequente em pessoas que possuem apneia do sono, síndrome das pernas inquietas ou privação de sono. Para reduzir essa sensação de queda, é recomendado evitar cafeína, álcool, energéticos e exercícios físicos intensos próximos ao horário de dormir.
Na psicologia
Já a psicologia interpreta a sensação de queda de forma mais simbólica. Para o psicólogo André Machado, mestre e doutor pela PUC-Rio, “sob a lente da Terapia Cognitivo Comportamental, sonhar que está caindo seria como a mente desenhando um quadro do que nos inquieta”. Ele afirma que esses sonhos muitas vezes refletem pensamentos de insegurança e de perda de controle. “Quando a vida parece um malabarismo com muitas bolas no ar, sonhar com quedas pode surgir como um eco de pensamentos que dizem ‘não vou dar conta’”, completa.
Nos sonhos, cada queda pode revelar algo, cair de um lugar alto, como um prédio ou uma montanha, pode indicar medo de perder algo importante, um emprego, uma conquista ou uma segurança construída com esforço. Já despencar no vazio, sem um ponto de partida ou chegada, estaria ligado a sentimentos de estar perdido ou sem direção. “O primeiro tipo de sonho pode surgir quando pensamos que algo externo está em risco, enquanto o segundo aponta para dúvidas sobre nosso próprio rumo”, explica Machado.
Os momentos de mudança, como iniciar um novo trabalho ou encerrar um ciclo de vida, também são os gatilhos mais comuns. Nessas ocasiões, o cérebro pode traduzir a incerteza e o desconforto em uma sensação de queda. Além disso, períodos de estresse intenso costumam aumentar a frequência do fenômeno. “O cérebro, sob pressão, usa o sono para descarregar o que nos inquieta, em parte como válvula de escape e em parte como um ensaio para enfrentar o caos”, diz o psicólogo.
Nas explicações neurológicas e interpretações psicológicas, a mensagem dos especialistas é clara: geralmente, sonhar que está caindo não é motivo de preocupação. Mas, se for frequente e perturbador, pode ser um sinal de que é hora de cuidar da qualidade do sono e da saúde emocional.
(Com informações do Correio Braziliense)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_11_08_2025
POPULAÇÃO DE MARACANAÚ DETONA A GESTÃO MUNICIPAL POR INSISTIR EM "TRANSFORMAR ESCOLA EM CÍVICO MILITAR", SEM CONDIÇÕES DIGNAS: INFRAESTRUTURA, ALIMENTAÇÃO, FALTA DE PROFESSORES MAIS VALORIZADOS E ATÉ FARDAMENTO, E INCONSTITUCIONAL; EM VEZ DA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS PADRÃO MEC, COM AS DEZENAS DE MILHÕES APLICADAS EM AVENIDAS
A educação tem que ter uma gestão séria e que seja de uma forma que os estudantes possam ter uma boa formação. Primeiro deve ter uma infraestrutura nas escolas para que estudantes e profissionais da educação possam vivenciar a educação escolar de forma satisfatória. É um absurdo uma Prefeitura se aproveitar da inocência de parte da população a agir de forma inconstitucional e ficar transformando as escolas da rede pública em Cívico-Militar, sem ao menos dar condições dignas para estudantes, como é nas escolas militares e dos bombeiros, do Estado. Pois as escolas públicas da cidade são alvos de muitas reclamações sobre a sua estrutura, fardamento e alimentação. Além da falta de valorização dos professores que têm parte de seus direitos trabalhistas negada. A PREFEITURA ILUDE PARTE DA POPULAÇÃO QUE ACHA MELHOR ESCOLA CÍVICO MILITAR, SEM AS DEVIDAS CONDIÇÕES. Não é mesmo, por isso é inconstitucional. As escolas dos Bombeiros e Militares do Estado existem porque tem o objetivo de depois os estudantes se tornarem profissionais da segurança pública. A prefeitura não deve ter escola Cívico-Militar, pois é inconstitucional. A Prefeitura que faz isso, subentende que quer tirar proveito político. Pois tem gente que por achar que só porque estudantes estão numa escola Cívico Militar está garantido que serão bem-sucedidos na vida. A escola que garante isso é a de Padrão MEC, que a cidade de Maracanaú poderia ter muitas, preparando jovens para ocuparem as melhores profissões que conhecemos. Pois recursos públicos a Prefeitura de Maracanaú tem de sobra, bastava ter uma gestão mais capacitada, solidária e empática. ATÉ QUANDO MARACANAÚ NÃO VAI SER GOVERNADA DIREITO? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário