Insônia: médico de Harvard dá passo a passo para ‘relaxamento progressivo’ simples e natural

Método para tratar insônia naturalmente pode ser feito em casa; aprenda


Muita gente que sofre com insônia sabe: às vezes, o que atrapalha o sono não é só barulho ou luz, mas a cabeça a mil ou o corpo tenso demais para relaxar. A boa notícia é que existe uma técnica simples, sem remédio, que pode ajudar bastante: o relaxamento muscular progressivo. É o que explica o médico especialista em sono e professor da Universidade de Harvard, Lawrence Epstein.

Em um artigo para o “Harvard Health”, ele cita práticas como meditação, respiração profunda, relaxamento muscular progressivo e até o “biofeedback”, que fazem parte de métodos ensinados em terapias comportamentais, mas também podem ser aprendidos por conta própria com livros, vídeos ou cursos rápidos.

Mas, segundo o médico, uma das mais eficazes é o relaxamento muscular progressivo: você contrai e relaxa grupos musculares do corpo em sequência, dos pés à cabeça, o que ajuda a liberar a tensão e preparar o corpo para o descanso. Além de melhorar o sono, a técnica ainda traz mais consciência corporal e reduz o estresse.

Veja o passo a passo de como fazer o relaxamento muscular progressivo antes de dormir

1. Deite-se confortavelmente, de barriga pra cima. Pode usar um travesseiro na cabeça ou embaixo dos joelhos para aliviar a lombar. Deixe os braços ao lado do corpo, com as palmas viradas para cima.

2. Respire fundo pelo nariz, bem devagar, e solte o ar com um suspiro longo. Repita algumas vezes, até sentir o corpo começar a desacelerar.

3. Comece pelos pés e tornozelos. Sinta se estão duros ou doloridos. Aperte os músculos por alguns segundos, só pra notar a diferença, e depois solte. Imagine que seus pés estão afundando no colchão, ficando pesados e relaxados.

4. Vá subindo devagarinho, prestando atenção em cada parte do corpo: panturrilhas, coxas, costas, barriga, ombros, braços, mãos, pescoço, mandíbula, testa… Em cada uma, contraia só um pouquinho e depois solte, deixando a tensão ir embora.

5. Pensamentos surgiram? Normal. Não se prenda neles. Volte o foco para respiração e para o corpo. O importante é deixar a mente descansar junto.

(Com informações do Extra Online)

#Artigo_semanal_em_04_08_2025
A 5 MESES DO FINAL DE 2025, DE NOVO, NADA DA PREFEITURA DE MARACANAÚ SINALIZAR QUE FARÁ UM CONCURSO GERAL (PARA TODOS OS CARGOS); VAI FAZER 21 ANOS QUE FOI ARRANCADO DA POPULAÇÃO ESSE DIREITO, NA GESTÃO DE UM MESMO GRUPO POLÍTICO

Um absurdo em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, com Polo Industrial e uma das que mais arrecada no Estado, não ter tido vários concursos gerais de 2005 para cá. Duas décadas que a população não teve a oportunidade de usufruir do seu direito. Um grande tempo que a população perdeu, por conta da gestão municipal negar a todos e todas um direito. Isso é um dos motivos que os serviços públicos municipais deixam a desejar. Uma atitude da Prefeitura que não há argumento que convença deixar chegar a essa situação. Durante esse tempo, mesmo a população criticando muito a falta de boa governança, não foi o suficiente para o poder executivo fazer o que é certo. Deixar de usar as vagas de emprego como “moeda de troca”, já não basta tantos outros serviços públicos não ter uma disponibilidade digna. É desonesto, desumano só realizar processos seletivos de contratações temporárias, para a maioria dos cargos. Ainda mais que pessoas indicadas por integrantes da prefeitura são mais contempladas. Com provas que acontecem de tudo, menos seriedade. Com isso os serviços públicos não são realizados da forma que deveria. Só contratar muita gente de fora, quando deveria dar a condição aos munícipes trabalharem na Prefeitura é revoltante. A população quer ter o gosto de concursado/a fazer muito pela educação, saúde, segurança, infraestrutura etc. SE ISSO É FEITO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, A POPULAÇÃO DE MARACANAÚ JÁ PODERIA TER MAIOR PARTICIPAÇÃO NOS EMPREGOS ESPECIALIZADOS, QUE O GRUPO POLÍTICO A FRENTE DA GESTÃO MUNICIPAL PARECE NÃO QUERER QUE OS MELHORES EMPREGOS SEJAM DOS MARACANAUENSES. Muitas pessoas se fosse concursado, desde 2005, por exemplo, poderia hoje termos médicos, advogados, engenheiros etc. Pós-graduados ocupando cargos municipais com salários acima de R$ 12 mil. Pois cidadãos/ãs maracanauenses tinham adquirido os títulos necessários, mesmo pagando as universidades com seu salário. A PARTIR DE QUANDO OUTRO GRUPO POLÍTICO FARÁ ISSO EM MARACANAÚ? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 


Comentários