Dinheiro esquecido: brasileiros têm R$ 10,5 bilhões a receber em instituições financeiras

Consulta ao dinheiro esquecido do Banco Central pode ser feita através do CPF


Mais de 48 milhões de cidadãos e 2 milhões de empresas têm valores disponíveis para saque no Sistema Valores a Receber (SVR), segundo dados do Banco Central (BC). Ao todo, o dinheiro esquecido em instituições financeiras ultrapassa R$ 10,5 bilhões. Para consultar se faz parte do grupo, é preciso acessar este site.

O SVR é um serviço do BC no qual é possível consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas (pessoas jurídicas) têm algum "dinheiro esquecido" em banco, consórcio ou outra instituição. A princípio, o prazo final para resgate dos valores se encerrava em 16 de outubro de 2024. No entanto, o Ministério da Fazenda reviu a decisão e definiu que não há prazo para que os clientes resgatem os valores esquecidos nas instituições financeiras.

Veja como consultar dinheiro esquecido:

Clique em “Consulte valores a receber”;
Preencha os campos com os seus dados;
Clique em “Consultar” e confira;
Caso você tenha valores a receber, basta clicar em “Acessar o SVR”. É preciso ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro para entrar SVR.

Preste atenção à data que o Sistema de Valores a Receber vai informar. Essa data será um agendamento, e você poderá consultar os valores e informar os dados para a transferência nesse dia. O agendamento será feito de acordo com sua data de nascimento. No caso das empresas, de acordo com a data de criação da companhia; Na data agendada, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br, usando seu login gov.br para saber qual o valor disponível para saque e solicitar a transferência; Se você perdeu a data do agendamento, basta entrar novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar novo acesso. O sistema vai informar nova data para o retorno.

É importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.

Caso não tenha uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.

(Com informações do Extra Online)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_11_08_2025
POPULAÇÃO DE MARACANAÚ DETONA A GESTÃO MUNICIPAL POR INSISTIR EM "TRANSFORMAR ESCOLA EM CÍVICO MILITAR", SEM CONDIÇÕES DIGNAS: INFRAESTRUTURA, ALIMENTAÇÃO, FALTA DE PROFESSORES MAIS VALORIZADOS E ATÉ FARDAMENTO, E INCONSTITUCIONAL; EM VEZ DA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS PADRÃO MEC, COM AS DEZENAS DE MILHÕES APLICADAS EM AVENIDAS

A educação tem que ter uma gestão séria e que seja de uma forma que os estudantes possam ter uma boa formação. Primeiro deve ter uma infraestrutura nas escolas para que estudantes e profissionais da educação possam vivenciar a educação escolar de forma satisfatória. É um absurdo uma Prefeitura se aproveitar da inocência de parte da população a agir de forma inconstitucional e ficar transformando as escolas da rede pública em Cívico-Militar, sem ao menos dar condições dignas para estudantes, como é nas escolas militares e dos bombeiros, do Estado. Pois as escolas públicas da cidade são alvos de muitas reclamações sobre a sua estrutura, fardamento e alimentação. Além da falta de valorização dos professores que têm parte de seus direitos trabalhistas negada. A PREFEITURA ILUDE PARTE DA POPULAÇÃO QUE ACHA MELHOR ESCOLA CÍVICO MILITAR, SEM AS DEVIDAS CONDIÇÕES. Não é mesmo, por isso é inconstitucional. As escolas dos Bombeiros e Militares do Estado existem porque tem o objetivo de depois os estudantes se tornarem profissionais da segurança pública. A prefeitura não deve ter escola Cívico-Militar, pois é inconstitucional. A Prefeitura que faz isso, subentende que quer tirar proveito político. Pois tem gente que por achar que só porque estudantes estão numa escola Cívico Militar está garantido que serão bem-sucedidos na vida. A escola que garante isso é a de Padrão MEC, que a cidade de Maracanaú poderia ter muitas, preparando jovens para ocuparem as melhores profissões que conhecemos. Pois recursos públicos a Prefeitura de Maracanaú tem de sobra, bastava ter uma gestão mais capacitada, solidária e empática. ATÉ QUANDO MARACANAÚ NÃO VAI SER GOVERNADA DIREITO? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 


Comentários