A poluição do ar aumenta doenças respiratórias, e os efeitos vão além dos sintomas imediatos; especialistas alertam para os cuidados essenciais nesse período
ar seco e poluído compromete os brônquios e facilita a entrada de vírus e bactérias no organismo, o que leva a um aumento expressivo nas internações por motivos respiratórios. “A fumaça [das queimadas] e a secura criam um combo que compromete as vias aéreas, pioram doenças respiratórias crônicas, como a asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e causam desconforto até mesmo em pessoas saudáveis”, adverte. Crianças com menos de 5 anos, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas respiratórias e cardíacas estão entre os grupos mais vulneráveis a esses efeitos.
Os impactos à saúde podem aparecer imediatamente ou após um tempo. “Quando respiramos esse ar seco e poluído das queimadas, temos problemas que são imediatos, como o aumento de casos de crises de bronquiolite e rinite, mas há também um impacto a longo prazo”, alerta o pneumologista Eduardo Algranti, coordenador da Comissão Científica de Doenças Respiratórias Ambientais e Ocupacionais da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
Segundo Algranti, a exposição frequente a essa poluição atmosférica pode aumentar inclusive o risco de câncer de pulmão. “Toda queimada é prejudicial, mas as de ambiente urbano são ainda piores para isso. Estamos falando da queima de plástico, produtos químicos, metais e lixo, o que adiciona poluentes tóxicos e potencialmente cancerígenos ao ar que respiramos”, explica o especialista da SBPT.
Medidas simples em casa ajudam
Por conta desses efeitos graves para a saúde, proteger o ambiente doméstico é essencial. Os especialistas aconselham a fechar janelas nas horas em que houver fumaça intensa. O ideal é ventilar a casa só nos momentos com menor concentração de poluentes, como no início da manhã ou durante a noite. Manter o ambiente limpo e úmido também é uma medida recomendada tanto para evitar a secura como reduzir o acúmulo de fuligem.
Outra orientação é moderar no uso de ar-condicionado, pois esses aparelhos ressecam ainda mais o ar. “Os umidificadores são muito úteis, mas também não podemos exagerar. Eles não devem ficar ligados em ambientes fechados e precisam ser higienizados com frequência para evitar a proliferação de mofo ou ultrapassar a recomendação de umidade ideal, que é entre 40% e 60%”, orienta a pneumologista do Einstein. Ela sugere medidas como distribuir toalhas molhadas ou baldes com água nos cômodos para umidificar o ambiente de forma mais controlada.
POPULAÇÃO DE MARACANAÚ DETONA A GESTÃO MUNICIPAL POR INSISTIR EM "TRANSFORMAR ESCOLA EM CÍVICO MILITAR", SEM CONDIÇÕES DIGNAS: INFRAESTRUTURA, ALIMENTAÇÃO, FALTA DE PROFESSORES MAIS VALORIZADOS E ATÉ FARDAMENTO, E INCONSTITUCIONAL; EM VEZ DA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS PADRÃO MEC, COM AS DEZENAS DE MILHÕES APLICADAS EM AVENIDAS
A educação tem que ter uma gestão séria e que seja de uma forma que os estudantes possam ter uma boa formação. Primeiro deve ter uma infraestrutura nas escolas para que estudantes e profissionais da educação possam vivenciar a educação escolar de forma satisfatória. É um absurdo uma Prefeitura se aproveitar da inocência de parte da população a agir de forma inconstitucional e ficar transformando as escolas da rede pública em Cívico-Militar, sem ao menos dar condições dignas para estudantes, como é nas escolas militares e dos bombeiros, do Estado. Pois as escolas públicas da cidade são alvos de muitas reclamações sobre a sua estrutura, fardamento e alimentação. Além da falta de valorização dos professores que têm parte de seus direitos trabalhistas negada. A PREFEITURA ILUDE PARTE DA POPULAÇÃO QUE ACHA MELHOR ESCOLA CÍVICO MILITAR, SEM AS DEVIDAS CONDIÇÕES. Não é mesmo, por isso é inconstitucional. As escolas dos Bombeiros e Militares do Estado existem porque tem o objetivo de depois os estudantes se tornarem profissionais da segurança pública. A prefeitura não deve ter escola Cívico-Militar, pois é inconstitucional. A Prefeitura que faz isso, subentende que quer tirar proveito político. Pois tem gente que por achar que só porque estudantes estão numa escola Cívico Militar está garantido que serão bem-sucedidos na vida. A escola que garante isso é a de Padrão MEC, que a cidade de Maracanaú poderia ter muitas, preparando jovens para ocuparem as melhores profissões que conhecemos. Pois recursos públicos a Prefeitura de Maracanaú tem de sobra, bastava ter uma gestão mais capacitada, solidária e empática. ATÉ QUANDO MARACANAÚ NÃO VAI SER GOVERNADA DIREITO? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário