Seus defensores alegam que a prática de beber de quatro a cinco copos de água morna em jejum pode limpar o trato digestivo e aumentar o metabolismo. Suas origens, entretanto, são incertas, e as promessas podem ser mais simbólicas do que cientificamente comprovadas. A tradição teria surgido no Japão após observações médicas no século XX, quando notou-se que japoneses tinham índices mais baixos de algumas doenças crônica. Não existem pesquisas robustas que associem a terapia da água diretamente a tais benefícios.
De fato, aumentar a ingestão de água traz benefícios à saúde, como a melhora na digestão e concentração. Mas o hábito de beber água morna ao acordar não traz nenhum tipo de ‘cura milagrosa’. Os efeitos positivos incluem redução do apetite quando substitui bebidas açucaradas e a energia aumentada. Ademais, manter-se hidratado contribui para o bom funcionamento das células, ajuda no transporte de nutrientes e na regulação da temperatura corporal.
Beber água assim que acorda também estimula a diurese, ajudando na eliminação de toxinas acumuladas durante a noite e promovendo a saúde renal. Alguns especialistas destacam que o hábito pode atuar na prevenção de cálculos renais, uma vez que a ingestão regular de líquidos dilui as substâncias na urina que podem formar pedras nos rins.
Há indícios também de benefícios á pele, já que a hidratação adequada favorece a elasticidade e pode contribuir para uma aparência mais saudável. No entanto, é importante ressaltar que os resultados dependem de outros fatores, como uma dieta equilibrada e sono de qualidade.
Vale lembrar que consumir muita água em um curto período de tempo – seja ela morna ou fria -, pode levar á hiponatremia, uma redução perigosa de sódio no sangue. Ademais, pessoas com problemas renais crônicos ou doenças cardíacas devem consultar um médico antes de aumentar o consumo de água de forma significativa, pois o excesso pode sobrecarregar órgãos comprometidos.
Água fria ou morna?
Há quem defenda que a água fria solidifica gordura no trato digestivo, mas a afirmação também carece de base científica. Portanto, a escolha entre água fria ou morna deve ser feita de acordo com o conforto pessoal e os objetivos individuais, como a ativação do metabolismo ou o relaxamento do sistema digestivo.
A água fria pode aumentar temporariamente o metabolismo devido ao efeito termogênico, enquanto a água morna pode relaxar o sistema digestivo, facilitando a digestão.
Em algumas tradições orientais, acredita-se que a água morna ajuda a manter o equilíbrio do “qi” (energia vital). Mas, para a maioria das pessoas, o importante é garantir a ingestão adequada de líquidos ao longo do dia, independentemente da temperatura.
(Com informações do R7)
#Artigo_semanal_em_04_08_2025
A 5 MESES DO FINAL DE 2025, DE NOVO, NADA DA PREFEITURA DE MARACANAÚ SINALIZAR QUE FARÁ UM CONCURSO GERAL (PARA TODOS OS CARGOS); VAI FAZER 21 ANOS QUE FOI ARRANCADO DA POPULAÇÃO ESSE DIREITO, NA GESTÃO DE UM MESMO GRUPO POLÍTICO
Um absurdo em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, com Polo Industrial e uma das que mais arrecada no Estado, não ter tido vários concursos gerais de 2005 para cá. Duas décadas que a população não teve a oportunidade de usufruir do seu direito. Um grande tempo que a população perdeu, por conta da gestão municipal negar a todos e todas um direito. Isso é um dos motivos que os serviços públicos municipais deixam a desejar. Uma atitude da Prefeitura que não há argumento que convença deixar chegar a essa situação. Durante esse tempo, mesmo a população criticando muito a falta de boa governança, não foi o suficiente para o poder executivo fazer o que é certo. Deixar de usar as vagas de emprego como “moeda de troca”, já não basta tantos outros serviços públicos não ter uma disponibilidade digna. É desonesto, desumano só realizar processos seletivos de contratações temporárias, para a maioria dos cargos. Ainda mais que pessoas indicadas por integrantes da prefeitura são mais contempladas. Com provas que acontecem de tudo, menos seriedade. Com isso os serviços públicos não são realizados da forma que deveria. Só contratar muita gente de fora, quando deveria dar a condição aos munícipes trabalharem na Prefeitura é revoltante. A população quer ter o gosto de concursado/a fazer muito pela educação, saúde, segurança, infraestrutura etc. SE ISSO É FEITO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, A POPULAÇÃO DE MARACANAÚ JÁ PODERIA TER MAIOR PARTICIPAÇÃO NOS EMPREGOS ESPECIALIZADOS, QUE O GRUPO POLÍTICO A FRENTE DA GESTÃO MUNICIPAL PARECE NÃO QUERER QUE OS MELHORES EMPREGOS SEJAM DOS MARACANAUENSES. Muitas pessoas se fosse concursado, desde 2005, por exemplo, poderia hoje termos médicos, advogados, engenheiros etc. Pós-graduados ocupando cargos municipais com salários acima de R$ 12 mil. Pois cidadãos/ãs maracanauenses tinham adquirido os títulos necessários, mesmo pagando as universidades com seu salário. A PARTIR DE QUANDO OUTRO GRUPO POLÍTICO FARÁ ISSO EM MARACANAÚ? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário