15 maneiras de reduzir a barriga comprovadas pela ciência


O excesso de gordura na barriga é um dos itens da silhueta que mais geram incômodo, mas seus efeitos podem ir além da questão estética. Se a gordura estiver localizada na cavidade abdominal próxima a órgãos importantes, como fígado, estômago e intestino, aumenta muito o risco de a pessoa sofrer com problemas como infarto, aterosclerose e diabetes tipo 2.

Para dar fim nessa situação, o ideal é mudar hábitos para perder peso, o que atinge o corpo como um todo, mas existem formas de tornar a queima na região da cintura mais eficaz. Fizemos o levantamento de 15 delas, todas baseadas em estudos científicos. Mas é muito importante que fique claro que nenhuma faz mágica nem gera resultado se for feita sozinha. O ideal é ter um estilo de vida saudável com alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e muita dedicação e perseverança, já que nada acontece de um dia para o outro. 

1. Comer mais fibras solúveis

Esse tipo de substância, encontrada em cereais, frutas, legumes e leguminosas, absorve água, formando uma espécie de gel no estômago que aumenta a saciedade, diminuindo a ingestão de calorias em excesso. Além disso, ela reduz a absorção de gorduras e açúcares de outros alimentos.

Um estudo analisou hábitos de 1.114 americanos durante cinco anos e concluiu que a cada 10 gramas de fibras solúveis presentes na dieta houve uma redução de 3,7% em média da gordura visceral dos voluntários.

O ideal é adicionar fontes da substância ao cardápio diariamente, contabilizando cerca de seis gramas diárias. É importante não se esquecer de tomar bastante líquido, pois as fibras aumentam o bolo fecal e, se ele ficar muito seco, terá dificuldade para sair do corpo.

2. Evitar fontes de gordura trans

Ela é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal em doses muito pequenas. Mas é para a versão criada pela indústria para proporcionar sabor, crocância e maior durabilidade aos produtos como margarinas, bolachas e sorvetes, entre outros, que os especialistas torcem o nariz e afirmam que não há uma quantidade mínima recomendada. 

gordura trans aumenta os níveis do LDL, conhecido como colesterol ruim, e reduz os índices de HDL, o bom colesterol, elevando os riscos de a pessoal sofrer com problemas como aterosclerose, infarto e AVC.

Existem trabalhos científicos que relacionam a gordura trans ao aumento da barriga, um deles foi feito com macacos. Durante seis anos, cerca de 8% da energia da dieta dos animais vinham desse ingrediente e o resultado foi um aumento de 33% na gordura intra-abdominal dos bichos. Além disso, houve a elevação da sua resistência à insulina, o que coloca a saúde do coração em risco, mesmo sem o consumo de calorias em excesso.

Para evitar a gordura trans, o ideal é ler os rótulos dos alimentos com cuidado e evitar ao máximo os que contêm esse tipo de gordura, também descrita nas embalagens como gordura parcialmente hidrogenada.

Veja mais 

(Com informações do UOL)

#Artigo_semanal_em_04_08_2025
A 5 MESES DO FINAL DE 2025, DE NOVO, NADA DA PREFEITURA DE MARACANAÚ SINALIZAR QUE FARÁ UM CONCURSO GERAL (PARA TODOS OS CARGOS); VAI FAZER 21 ANOS QUE FOI ARRANCADO DA POPULAÇÃO ESSE DIREITO, NA GESTÃO DE UM MESMO GRUPO POLÍTICO

Um absurdo em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, com Polo Industrial e uma das que mais arrecada no Estado, não ter tido vários concursos gerais de 2005 para cá. Duas décadas que a população não teve a oportunidade de usufruir do seu direito. Um grande tempo que a população perdeu, por conta da gestão municipal negar a todos e todas um direito. Isso é um dos motivos que os serviços públicos municipais deixam a desejar. Uma atitude da Prefeitura que não há argumento que convença deixar chegar a essa situação. Durante esse tempo, mesmo a população criticando muito a falta de boa governança, não foi o suficiente para o poder executivo fazer o que é certo. Deixar de usar as vagas de emprego como “moeda de troca”, já não basta tantos outros serviços públicos não ter uma disponibilidade digna. É desonesto, desumano só realizar processos seletivos de contratações temporárias, para a maioria dos cargos. Ainda mais que pessoas indicadas por integrantes da prefeitura são mais contempladas. Com provas que acontecem de tudo, menos seriedade. Com isso os serviços públicos não são realizados da forma que deveria. Só contratar muita gente de fora, quando deveria dar a condição aos munícipes trabalharem na Prefeitura é revoltante. A população quer ter o gosto de concursado/a fazer muito pela educação, saúde, segurança, infraestrutura etc. SE ISSO É FEITO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, A POPULAÇÃO DE MARACANAÚ JÁ PODERIA TER MAIOR PARTICIPAÇÃO NOS EMPREGOS ESPECIALIZADOS, QUE O GRUPO POLÍTICO A FRENTE DA GESTÃO MUNICIPAL PARECE NÃO QUERER QUE OS MELHORES EMPREGOS SEJAM DOS MARACANAUENSES. Muitas pessoas se fosse concursado, desde 2005, por exemplo, poderia hoje termos médicos, advogados, engenheiros etc. Pós-graduados ocupando cargos municipais com salários acima de R$ 12 mil. Pois cidadãos/ãs maracanauenses tinham adquirido os títulos necessários, mesmo pagando as universidades com seu salário. A PARTIR DE QUANDO OUTRO GRUPO POLÍTICO FARÁ ISSO EM MARACANAÚ? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 


Comentários