YouTube libera IA que transforma fotos em vídeos curtos; saiba usar

Ferramenta gratuita cria animações com imagens da galeria e oferece efeitos visuais interativos


YouTube lançou, nesta quarta-feira (23), um conjunto de ferramentas baseadas em inteligência artificial para o Shorts, sua plataforma de vídeos curtos.

O principal destaque é a função “foto para vídeo”, que transforma imagens estáticas da galeria do celular em vídeos curtos e animados, com duração de até seis segundos.

 IA reconhece o conteúdo da imagem e sugere efeitos temáticos para dar vida à cena, como transformar uma simples foto de paisagem ou objeto em uma animação divertida.

Além disso, criadores agora têm acesso a novos efeitos visuais gerados por IA, que permitem, por exemplo, converter rabiscos em ilustrações ou transformar selfies em vídeos criativos, como cenas subaquáticas ou de "irmãos gêmeos".

Esses recursos estão disponíveis dentro do aplicativo do Shorts, na aba “Efeitos”, sob a categoria “IA”. Todas as criações feitas com inteligência artificial recebem identificação clara por meio de marcas d’água com a tecnologia SynthID, reforçando a transparência do conteúdo gerado.

Essas novidades estão sendo disponibilizadas gratuitamente nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e devem chegar a outros países ainda em 2025. A tecnologia é baseada no modelo Veo 2, do Google, com previsão de integração do mais avançado Veo 3 nos próximos meses.

 YouTube também anunciou o AI Playground, um espaço dedicado à experimentação com IA, que oferece sugestões de prompts e tutoriais criativos para os usuários

Google Fotos, por sua vez, também ganhará recursos semelhantes, como o Remix, que transforma imagens em estilos como 3D ou desenho animado.

(Com informações da CNN Brasil)


#Artigo_semanal_em_22_07_2025

PORQUE A PREFEITURA DE MARACANAÚ NÃO TEM INTERESSE DE PARTICIPAR DA PROVA NACIONAL DOCENTE (PND)? IGUAL A 37 MUNICÍPIOS CEARENSES, GARANTINDO A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES MAIS PREPARADOS? PARA ESTUDANTES E A CIDADE SE DESTACAREM NO RANKING NACIONAL DA EDUCAÇÃO E A POPULAÇÃO TER MAIS QUALIDADE DE  VIDA?
A educação pública precisa cada vez mais realizar mudanças para que se tenha um ensino-aprendizagem que garanta a devida qualidade. Contudo, têm cidades que parecem não estar nem aí para isso. Mesmo a gestão propagandeando outra realidade na educação pública municipal, chega o momento que as suas atitudes demonstram  a falta do devido compromisso, para com a população. Quando a cidade não participa de uma Prova Nacional Docente (PND), deduz-se que não quer professores mais capacitados. Prefere contratar de forma que apadrinhados de políticos sejam beneficiados, não se importando pela a qualidade de ensino, pois percebe-se que há uma necessidade de uma maior capacitação dos professores, e a não participação  de uma seleção mais transparente, e nem tem um currículo mais robusto, isso não é bom, já que faz toda a diferença.
Nem quando é ofertado um processo seletivo sério e transparente, que não vai custar nada para a Prefeitura de Maracanaú, esta não aderiu o PND, que vai acontecer no dia 26 de outubro. Perde uma oportunidade de demonstrar também que está muita interessada em parcerias com o Ministério da Educação, para conseguir atender a população que reclama muito das condições do ensino público municipal. Sem haver um hábito de ter professores mais qualificados, somado a infraestrutura das escolas que deixa muita a desejar, a cidade está fazendo com que o índice escolar de Maracanaú não seja o que deveria. A partir de quando o grupo político que está há mais de 20 anos no poder, em Maracanaú, vai oferecer educação pública digna de uma cidade que tem grande arrecadação e centenas de milhares de habitantes? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



Comentários