Regra dos 5 segundos para alimento que caiu no chão funciona? Entenda

Especialista explica se a prática é realmente eficaz ou não para evitar infecções gastrointestinais


Um alimento caiu no chão e você logo corre para pegar. Afinal, uma tal "regra" popular diz que é seguro comer algo que esteve em contato com o solo em até cinco segundos sem correr o risco de pegar uma doença. Mas será que isso é verdade mesmo?

De acordo com Gabriel Hypolito, infectologista e coordenador médico do CASE São Paulo, na rede Hapvida NotreDame Intermédica, a resposta é clara: a regra dos cinco segundos não passa de um mito.

"A contaminação por bactérias acontece de forma quase imediata, dependendo do tipo de alimento, da umidade e da superfície em que ele caiu", afirma à CNN. "Não existe um tempo seguro que impeça essa transferência. Mesmo em poucos segundos, microrganismos já podem aderir ao alimento", completa.

Segundo o especialista, ao consumir um alimento que caiu no chão ou em outra superfície que não esteja adequadamente higienizada, há o risco de contrair microrganismos que causam doenças, como SalmonellaE. coliListeria Staphylococcus aureus. Essas bactérias podem provocar infecções gastrointestinais, que vão desde quadros leves até situações mais graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas com imunidade comprometida.

Nesses casos, os sintomas mais comuns de infecções causadas por alimentos contaminados são:

  • dor abdominal;
  • diarreia;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • febre.

"Eles podem surgir em poucas horas ou até dias depois da ingestão. Se os sintomas forem intensos, persistirem por mais de dois dias ou vierem acompanhados de sinais de desidratação, é importante procurar um médico", afirma Hypolito.

Alguns alimentos são mais perigosos do que outros

Todo alimento, quando cai no chão, pode trazer riscos à saúde. Mas alguns tipos de comida são mais propensos à contaminação por absorverem bactérias de forma mais rápida. É o caso de frutas cortadas, queijos, pães, carnes cruas ou ovos, de acordo com o infectologista.

Já alimentos secos e com superfície firme, como bolachas, balas, castanhas e amendoins, entre outros, tendem a ser menos suscetíveis a uma contaminação mais rápida, mas, ainda assim, não são isentos de riscos de contaminação.

Veja como higienizar corretamente alimentos

Se você está na rua e um alimento caiu no chão, o mais correto é descartá-lo imediatamente. Mas, se você está em sua casa -- onde a superfície é mais limpa do que um local público --, é possível resgatar esse alimento e higienizá-lo corretamente antes de consumi-lo, principalmente no caso de frutas e verduras.

Para isso, lave-os em água corrente para remover sujeiras visíveis e, em seguida, deixe de molho por 15 minutos em uma solução com hipoclorito de sódio (água sanitária) próprio para alimentos, na proporção de 1 colher de sopa diluída em 1 litro de água.

(Com informações do CNN BRASIL)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_28_07_2025

REVOLTANTE! POPULAÇÃO DE MARACANAÚ RECLAMA QUE ESTÁ HÁ CERCA DE DOIS ANOS ESPERANDO SER CHAMADA PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO DENTÁRIO, NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICO DA PREFEITURA

Além de revoltante acontecer isso em uma cidade que está entre as que mais arrecada no Estado, ainda ter propaganda enganosa na rede social da prefeitura. De forma jocosa, com atores encenando uma situação que falta com a verdade, pois a realidade é totalmente outra, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que tem a gestão da Prefeitura. É inaceitável uma pessoa passar cerca de dois anos para ser atendida pelo dentista, nessa unidade de saúde bucal. É muita incapacidade e falta de ética profissional da gestão municipal, que submete a população a isso. E ainda ficar com propaganda enganosa, sacaneando as pessoas que quando vão ver a realidade é totalmente diferente. Com essa grande demora, parece que há quem fura a fila mesmo. Gente que é encaminhada por indicação dos políticos, segundo o que fala pessoas revoltadas na espera para ser chamadas. Um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Maracanaú dá para atender no máximo alguns meses depois de espera. Quando estiver agendamento do número de pessoas que dar para atender nesse período, não deve agendar mais ninguém que não dê para atender, no período de alguns meses após. Dessa forma a pessoa que não conseguir agendar vai buscar outra forma de ter um procedimento com um dentista. E quem conseguiu agendar vai estar ciente que é só questão de ser chamada até semanas depois. DEVERIA A GESTÃO MUNICIPAL DE MARACANAÚ DEIXAR DE ILUDIR A POPULAÇÃO QUE NECESSITA MUITO DE PROCEDIMENTO DENTÁRIO. Que não fique enganando as pessoas, porque os salários de todos e todas que trabalham para a prefeitura são pagas pela a população. Então sejam respeitosas, tenham caráter e ganhe o seu sustento de forma digna, trabalhando corretamente. QUANDO VÃO ORGANIZAR O ATENDIMENTO NO CEO? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários