Sensibilidade, fissuras no esmalte e até dor na mandíbula podem piorar nos dias frios
O frio pode ser um gatilho inesperado para dor nos dentes, sensibilidade e até problemas na mandíbula. Se ao respirar ar gelado ou tomar algo quente, você sente aquela pontada, não está sozinha(0). A cirurgiã-dentista, Dra. Diana Fernandes, alerta que o frio pode intensificar dores bucais, especialmente em quem já tem sensibilidade ou bruxismo.
"Durante o Inverno, as mudanças bruscas de temperatura, como alternar entre bebidas quentes e frias, podem causar microfissuras no esmalte, favorecendo, assim, o desgaste e a sensibilidade", explica. Além disso, o ar frio atua como estímulo direto nas terminações nervosas dos dentes, gerando dor aguda em quem possui retração gengival ou trincas.
Ademais, outro ponto de atenção é a respiração bucal, comum nos dias frios e secos. "Respirar pela boca resseca a mucosa e reduz a proteção natural da saliva, aumentando o risco de inflamações na gengiva, mau hálito e acúmulo de placa bacteriana", alerta a dentista. Então, para proteger os dentes no inverno, Dra. Diana recomenda:
*Usar escovas de cerdas macias e cremes dentais para dentes sensíveis;
*Evitar mudanças bruscas de temperatura nos alimentos e bebidas;
*Manter a hidratação e uma boa higiene bucal;
*Fazer pausas relaxantes para reduzir o estresse, que pode intensificar o bruxismo;
*Usar protetores bucais para quem tem bruxismo ou dores na ATM.
"Além dos cuidados diários, manter visitas regulares ao dentista é essencial para prevenir problemas que podem se agravar com o frio. A dor é um sinal de alerta de que algo precisa de atenção", conclui.
Luz azul das telas pode causar bruxismo em crianças
Um som leve durante a noite, como se alguém estivesse rangendo os dentes, pode passar despercebido ou parecer inofensivo. No entanto, o hábito conhecido como bruxismo, pode trazer desconforto e um verdadeiro impacto à saúde bucal das crianças se não for tratado com atenção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% da população brasileira sofre com este problema - e entre 14% e 20% das crianças podem ser afetadas. A condição é mais comum em três fases: entre os 2 e 4 anos, dos 10 aos 12 e por volta dos 18 anos. e leia a matéria completa.
(Com informações do Terra Online)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_07_07_2025
POPULAÇÃO DE MARACANAÚ TEM RAZÃO EM SE REVOLTAR COM O VALOR ALTÍSSIMO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PONTE, NO LIMITE COM PACATUBA, JÁ QUE DAVA PARA CONTINUAR OUTRAS OBRAS PARADAS EM MARACANAÚ: NOS QUATRO CANTOS DA CIDADE, CITADAS PELOS MORADORES INDIGNADOS, NA REDE SOCIAL DA PREFEITURA
Não dá para ficar calado com um descaso. Pois, já basta a grande falta de empatia, ética etc. de uma gestão municipal e do representante da cidade no Poder Legislativo Estadual. A população não aguenta calada, quando ver publicações que alardeiam a liberação de verba pública de alto valor para a construção de uma nova obra, se nos quatro cantos das cidades tem obras paradas, e outras precisando urgentemente começar a ser realizadas. Os/as maracanauenses têm o direito de que primeiro haja a conclusão das obras paradas, e quando for anunciar a construção de mais uma obra, seja um valor justo. Para poder ter recursos que dê continuidade a outras obras na cidade. A gestão tem que se destacar realizando muitas obras ao mesmo tempo, e jamais colocar muitos recursos só em uma obra. Que as pessoas já percebem na hora, assim que tem acesso a uma publicação, que é muito dinheiro para uma obra. PONTE DE MADEIRA ENTRE MARACANAÚ E PACATUBA POR MAIS DE R$ UM MILHÃO E MEIO, É REVOLTANTE. Em vez de uma quantia de recursos públicos só para uma nova obra a ser construída, poderia dividir o valor para retomar as outras obras paradas na cidade. Ou seja, priorizando-as, ao contrário, quando vai ser concluída uma obra de maior necessidade da população? Uma gestão que não tá nem aí para concluir obras é incompetente, e a população tem mesmo que se revoltar contra ela. Tem que detonar nos comentários nas redes sociais da prefeitura mesmo, compartilhar, denunciar a imprensa etc. Já que é impossível ficar imóvel com tanta incapacidade de gerir os recursos públicos da forma devida. Ou má fé, querer tirar proveito político anunciando uma nova obra, se não foi concluída nem as que iniciaram antes. Porque com 20 anos depois um mesmo grupo político, em Maracanaú, continua agindo erradamente desse jeito? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário