Relatório global aponta uso de chatbots por jovens como companhia e revela dados sobre violência digital
No Brasil, 39% dos pais afirmaram ter percebido essa relação com tecnologias de IA. Isso corresponde a cerca de quatro em cada dez crianças.
O relatório também aponta que 57% dos pais já discutiram com os filhos os riscos envolvidos nesse uso, como exposição a desinformação, deepfakes e manipulação de conteúdo.
Entre os principais sistemas citados como utilizados por crianças estão ChatGPT, Google Gemini, Microsoft Copilot, o chatbot My AI do Snapchat e a plataforma Character.AI.
Ainda que 43% dos pais acreditem que a IA seja benéfica ao desenvolvimento criativo e educacional, 29% não têm opinião formada e 28% consideram que os prejuízos superam os benefícios.
Um em cada oito sofrem cyberbullying
O relatório da Norton também indica que o cyberbullying atinge uma em cada oito crianças no mundo (13%).
O número é quase o dobro nos Estados Unidos, com 24% dos pais afirmando que seus filhos já foram vítimas desse tipo de violência virtual. No Brasil, o índice acompanha a média global, com 14%.
Os ataques não se concentram apenas nas redes sociais tradicionais. Plataformas de jogos online, mensagens de texto, Facebook, Instagram, TikTok e YouTube aparecem entre os canais mais mencionados como ambientes onde ocorrem agressões.
O estudo também revela que os agressores mais frequentes são colegas de escola (43%), amigos ou ex-amigos (39%) e pessoas conhecidas por meio de jogos (30%).
Apenas 27% dos pais se dizem à vontade para conversar com os filhos sobre o tema.
Crianças burlam limites de tempo na internet
Outro dado revelado pela pesquisa é que quase uma em cada três crianças consegue burlar os sistemas de controle de tempo de tela estabelecidos pelos pais.
Em 82% dos lares, há algum tipo de gerenciamento desse tempo, mas 29% das crianças admitem contornar as restrições e contar isso aos pais, enquanto 23% fazem sem que os responsáveis saibam.
Segundo os pais entrevistados, os filhos passam em média 3,83 horas por dia em frente às telas, e 55% dos adultos demonstram preocupação com esses hábitos. Apesar disso, 46% afirmam conversar frequentemente com seus filhos sobre segurança online.
Especialistas indicam diálogo constante
Para Leyla Bilge, diretora global de pesquisas sobre golpes da Norton, “ as crianças estão mais conectadas do que nunca ”, o que demanda preparo dos adultos para lidar com esse cenário.
A vice-presidente sênior da Discovery Education, Catherine Dunlop, reforça que escolas também devem colaborar nesse processo.
“ Ao promover a alfabetização digital, capacitamos os estudantes a usar a tecnologia com eficácia e a se destacar na vida acadêmica, pessoal e profissional ”, disse Bilge.
(Com informações do iG)
#Artigo_semanal_em_22_07_2025
PORQUE A PREFEITURA DE MARACANAÚ NÃO TEM INTERESSE DE PARTICIPAR DA PROVA NACIONAL DOCENTE (PND)? IGUAL A 37 MUNICÍPIOS CEARENSES, GARANTINDO A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES MAIS PREPARADOS? PARA ESTUDANTES E A CIDADE SE DESTACAREM NO RANKING NACIONAL DA EDUCAÇÃO E A POPULAÇÃO TER MAIS QUALIDADE DE VIDA?
A educação pública precisa cada vez mais realizar mudanças para que se tenha um ensino-aprendizagem que garanta a devida qualidade. Contudo, têm cidades que parecem não estar nem aí para isso. Mesmo a gestão propagandeando outra realidade na educação pública municipal, chega o momento que as suas atitudes demonstram a falta do devido compromisso, para com a população. Quando a cidade não participa de uma Prova Nacional Docente (PND), deduz-se que não quer professores mais capacitados. Prefere contratar de forma que apadrinhados de políticos sejam beneficiados, não se importando pela a qualidade de ensino, pois percebe-se que há uma necessidade de uma maior capacitação dos professores, e a não participação de uma seleção mais transparente, e nem tem um currículo mais robusto, isso não é bom, já que faz toda a diferença.
Nem quando é ofertado um processo seletivo sério e transparente, que não vai custar nada para a Prefeitura de Maracanaú, esta não aderiu o PND, que vai acontecer no dia 26 de outubro. Perde uma oportunidade de demonstrar também que está muita interessada em parcerias com o Ministério da Educação, para conseguir atender a população que reclama muito das condições do ensino público municipal. Sem haver um hábito de ter professores mais qualificados, somado a infraestrutura das escolas que deixa muita a desejar, a cidade está fazendo com que o índice escolar de Maracanaú não seja o que deveria. A partir de quando o grupo político que está há mais de 20 anos no poder, em Maracanaú, vai oferecer educação pública digna de uma cidade que tem grande arrecadação e centenas de milhares de habitantes? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
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