Manter o orçamento no supermercado nem sempre é fácil, principalmente diante de tantas promoções, valores altos e produtos fora da lista. Mas com a organização certa e alguns hábitos simples, é possível fazer compras sem estourar o planejamento, economizando e se mantendo no controle. Para te ajudar, separamos quatro dicas para colocar em prática:
1. Vá ao mercado com uma lista (e siga ela)
Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda fazem compras por impulso. No entanto, a lista de compras é a principal aliada de quem quer economizar e não ultrapassar o orçamento. Antes de sair de casa, confira o que já tem na despensa, geladeira e armários e anote apenas o que está em falta.
Isso evita compras desnecessárias e repetidas. Além disso, se estiver no mercado e ver algo que precisa, mas ficou de fora da lista, pense se realmente é necessário, ou se você não se lembrou por um motivo (geralmente porque não é tão importante naquele momento).
2. Estabeleça um limite por seção
Claro, manter o orçamento no supermercado significa não ultrapassar um valor máximo para as compras. Mas uma dica útil é separar os valores por seção, dependendo da estimativa dos custos. Por exemplo, proteínas e carnes são mais caras que outras áreas.
Por isso, deixe uma quantidade maior de dinheiro, para ter um teto que atenda às suas necessidades. Enquanto isso, estabeleça um valor correspondente para pães e confeitaria, por exemplo. Isso não apenas te ajuda a gastar com consciência, como evita restrições, permite comprar com equilíbrio e sem sair do orçamento.
3. Evite ir ao mercado com fome
Pode parecer bobagem, mas ir ao mercado com fome pode ser um erro estratégico. Quando estamos com fome, a tendência é comprar mais alimentos prontos, industrializados ou guloseimas desnecessárias. Comer antes de sair de casa ajuda a manter o foco no que realmente precisa ser comprado, e as coisas se tornam menos apetitosas.
4. Compare preços e marcas
Produtos parecidos podem ter preços bem diferentes. Às vezes, marcas menos conhecidas oferecem a mesma qualidade por um valor mais acessível. Além disso, esteja atento às promoções e ofertas do dia, desde que elas se encaixem na sua lista. Com um pouco de pesquisa, é possível manter o orçamento no supermercado e comprar coisas de qualidade.
(Com informações do iG?
#Artigo_Semanal_em_08_05_2025
SE NÃO BASTASSE O ABA NDONO DAS RUAS EM MARACANAÚ, PREFEITURA AUMENTA A TAXA DO IPTU EM CENTENAS DE % E QUER QUE A POPULAÇÃO PAGUE LOGO (DIAS DEPOIS) EM TROCA DE UM MÍSERO DESCONTO EM RELAÇÃO AO ACRÉSCIMO ABSURDO DA TAXA; A POPULAÇÃO, REVOLTADA, DETONA A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS DESTA
Uma gestão municipal quando não se preocupa muito com a maioria da população que é quem mais necessita dos serviços públicos e de menores taxas dos impostos (caso não consiga a isenção), essa maioria vai sofrer muito. É um absurdo a população lidar com um aumento absurdo do valor a pagar do imposto IPTU. Principalmente quando esta sofre com muitas ruas, sem a manutenção devida, muitas obras de mobilidade urbana paradas, outras sem previsão de começarem ou serem concluídas. Pior, a Prefeitura de Maracanaú tem muitos recursos públicos, mas gasta com realizações que não são as essenciais. E ainda quer explorar a população, ao aumentar de forma absurda a Taxa do IPTU. Ainda mais sem dar nenhuma explicação porque, por exemplo um cidadão que pagava R$ 200 de IPTU agora vai ter que pagar R$ 1.000. Se a infraestrutura onde a maioria da população reside está deixando muito a desejar não era para a população ter grande aumento dos impostos que prefeitura arrecada. Porque se a população não está sendo atendida pela a gestão municipal como a população tem o direito, então jamais poderia ter acréscimo em valor de imposto. Com isso a população pode até se juntar e cada um repassar o valor que deveria ser pago para uma empresa particular que realizasse obras ou serviços para melhorar o dia a dia de todos e todas. Em Maracanaú, o que parece, se faz necessário a mudança da gestão municipal. Pois é um absurdo que os impostos pagos ao município continuem aumentando muito. Porque isso prejudica muito o dia a dia da população. Agora mesmo, percebe-se, pelo desabafo da população, nas redes sociais, que podem se tornarem inadimplentes e deixarem de comprar o que mais necessitam por conta de ter que ser surrupiado pela a gestão municipal, A partir de quando os/as maracanauenses vão poder se livrar da exploração pela própria Prefeitura? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário