Refrigerante: nutricionista explica impacto da bebida em quem faz atividade física

Novo nutricionista do Paris Saint-Germain proibiu o consumo de refrigerante durante as refeições. Especialista comenta decisão


Recentemente, o diretor esportivo do Paris Saint-Germain, Luis Campos, nomeou um novo nutricionista para cuidar dos jogadores. A primeira decisão do novo contratado foi proibir o consumo de refrigerante e chá gelado durante as refeições. A medida pode ser considerada drástica, mas a decisão do profissional tem um sentido benéfico.

É o que analisa a nutricionista e educadora física Dani Borges. Segundo ela, o corte visa aumentar o rendimento dos atletas. “Dependendo do horário e quantidade que o atleta consome essas bebidas, ele pode ter sua performance prejudicada, ficando mais cansado, por exemplo. As bebidas com mais açúcar causam isso”, explica.


Segundo Dani, a medida pode elevar a qualidade alimentar do atleta. Ela alerta ainda que os refrigerantes, mais pobres em vitaminas, causam um grande prejuízo a longo prazo.


É válido proibir o refrigerante?


A profissional aponta os resultados de um estudo feito pelo Centro de Pesquisa CSPI (Center for Science in the Public Interest), de Washington, EUA. Eles testaram a quantidade da substância nas latas de Coca-Cola vendidas no Canadá, Emirados Árabe, México, Reino Unido e nos Estados Unidos. O estudo apontou que a bebida comercializada no Brasil contém a maior concentração do 4-metil-imidazol (4-MI), subproduto presente no corante Caramelo IV e possivelmente cancerígena.

Porém, a gente sabe que a ingestão de Coca-Cola e esses chás também podem trazer alguns benefícios psicológicos. Porque mente e corpo caminham juntos, devo lembrar. Por isso, o nutrólogo tem importância nesse processo. Mas um psicólogo que faça o  acompanhamento dos atletas que podem se afetar por uma medida como essa também é importante”, destaca Dani.

A profissional acrescenta que isso não é apenas no futebol. Suspender a ingestão dessas bebidas para atletas de outras modalidades também é comum. “Vale lembrar também que essa suspensão não se resume às bebidas. Embutidos, fast-food e alimentos que possuem alto valor calórico são cortados da rotina de atletas constantemente, tanto visando uma maior performance como uma melhor saúde mais a longo prazo”, finaliza.

(Com informações do Metrópoles) 

#ARTIGO_SEMANAL_EM_17_04_2025

NOS 100 DIAS DO 4° MANDATO DO GESTOR MUNICIPAL DE MARACANAÚ MAIOR DESTAQUE É NEGATIVO COM MAIS DE 90% DA POPULAÇÃO DETONANDO O QUE ESTÁ VENDO ATÉ AGORA, EM 2025; ESPELHO DE UM GRUPO POLÍTICO SUPER DESGASTADO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO GOSTARIA DE VÊ-LO DISTANTE DA PREFEITURA

A história mostra que uma gestão que passa muito tempo no poder está fadada ao fracasso. Em se tratando da gestão pública, muita gente vai ser sacrificada por isso. Depois de mandatos acumulados de um grupo político acaba que é muito difícil de em mais um mandato que completa 100 dias de gestão que poderia ser de muitas coisas boas e satisfação a ser compartilhada pela a população, o que terá é um descontentamento enorme, em que a população não dispensa nem as redes sociais da prefeitura. A maioria e com muitos motivos para isso acaba detonando a publicação da prefeitura se vangloriando pelos 100 dias de mais um mandato. O que se o grupo que está no poder tivesse vergonha na cara, não mais faria o que se possa imaginar para ganhar mais uma eleição e querer se perpetuar no poder, mesmo sendo rejeitado pela a maioria da população. Percebe-se que quem não é competente, não é empático, humano, ético, altruísta, nunca vai mudar na gestão pública. Vai é cada vez mais fazer de tudo para ganhar eleição. Como também continuar não atendendo a população no que mais ela necessita e deseja. Levando em conta o que as áreas essenciais da gestão deve disponibilizar as pessoas. Que em vez de mudar e se tornar uma gestão mais realizadora, acaba cada vez mais estagnado a vida das pessoas e da cidade. Que pode demorar a população a se sobressair nessa situação. Sendo necessário a população detonar muito a má gestão, o que sempre acontece. Porque não tem como ficar calado com o malfeito. Por isso, em Maracanaú, ao completar 100 dias do 4º mandato do chefe do grupo político que se perpetua no poder, o que se destaca é a postagem das lamentações, para não dizer o muro das lamentações. Pois a população é inteligente. Sabe que é um momento oportuno para se chamar muito atenção. Num momento que os governantes esperam ser reconhecidos e aplaudidos, mas não tem jeito, com o tempo, a população vai detonar muito, não livrando nem as redes sociais da prefeitura. O que acaba sendo muito bom, por um lado, porque a maioria da população logo logo vai perceber a realidade e como se faz necessário mudar isso. A grande  mudança cada vez mais está se fortalecendo e é só questão de tempo para um novo ciclo na gestão municipal de Maracanaú? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 





Comentários