Jovens tem sido cada vez mais vítimas da trombose

A doença acontece pela formação de um coágulo de sangue nos vasos, obstruindo o local e dificultando a circulação


A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) afirma que nos últimos anos, o Brasil vem lidando com um crescimento no número de diagnósticos de trombose, com um número de internações próximo a 500 mil entre 2012 e 2023, mas o que profissionais tem notado, é que apesar de ser ligada aos mais velhos, a condição tem sido cada vez mais frequente em jovens.

A trombose acontece pela formação de um coágulo de sangue nos vasos, obstruindo o local e dificultando a circulação. Os membros inferiores são os mais acometidos e os fatores de risco são, além da genética e idade, o sedentarismo, obesidade, possuir varizes, aterosclerose, doenças crônicas, ter passado por longas hospitalizações e/ou cirurgias, sofrido com fraturas recentes, o tabagismo e a falta de ingestão de água.

Além disso, os riscos são maiores para as mulheres. Isso acontece devido a características exclusivas deste sexo, como a gravidez - que mexe profundamente com os hormônios - , a maior chance de possuir varizes, assim como, o consumo de medicamentos à base de hormônios, como os anticoncepcionais e repositores hormonais.

Possíveis causas

Os hábitos inadequados vem sendo considerados os principais culpados por esta ameaça ao grupo mais jovem, sobretudo, pelas alterações vividas nos últimos anos, com trabalho e estudos acontecendo online e hobbies, que agora são o computador, celular ou videogames, que os deixam mais tempo parados. Para se ter ideia, o Instituto Brasilerio de Geografia e Estatística (IBGE), estima que aproximadamente 84% jovens sejam sedentários.

Além do exercício físico, é preciso se preocupar com a alimentação, dominada por ultraprocessados, cheios de gordura e ingredientes artificiais, que aumentam o colesterol, encontrado nos vasos, deixando-os estreitos e mais rígidos.

Também é preciso pensar nos anticoncepcionais e outros produtos hormonais. Uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2015 afirma que 79% das brasileiras em relacionamento estável usaram o medicamento naquele ano, a média global era de 64%. O problema, é que os hormônios da composição podem alterar a coagulação, favorecendo a formação dos coágulos.

Prevenção

A prevenção é a palavra chave, e para tal, é preciso começar com uma mudança no estilo de vida, buscando hábitos mais saudáveis, e visitar regularmente, um cirurgião vascular, principalmente quando existem casos familiares. O diagnóstico precoce pode evitar problemas como a embolia pulmonar, de caráter fatal.

A trombose nem sempre apresenta sinais, por isso, é ainda mais importante preocupar-se com o check-up. Normalmente, os sintomas aparecem quando o caso é considerado grave, apresentando dor, alterações na cor, textura e temperatura da pele e inchaço.

(Com informações do Jornal Estado de Minas)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_17_04_2025

NOS 100 DIAS DO 4° MANDATO DO GESTOR MUNICIPAL DE MARACANAÚ MAIOR DESTAQUE É NEGATIVO COM MAIS DE 90% DA POPULAÇÃO DETONANDO O QUE ESTÁ VENDO ATÉ AGORA, EM 2025; ESPELHO DE UM GRUPO POLÍTICO SUPER DESGASTADO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO GOSTARIA DE VÊ-LO DISTANTE DA PREFEITURA

A história mostra que uma gestão que passa muito tempo no poder está fadada ao fracasso. Em se tratando da gestão pública, muita gente vai ser sacrificada por isso. Depois de mandatos acumulados de um grupo político acaba que é muito difícil de em mais um mandato que completa 100 dias de gestão que poderia ser de muitas coisas boas e satisfação a ser compartilhada pela a população, o que terá é um descontentamento enorme, em que a população não dispensa nem as redes sociais da prefeitura. A maioria e com muitos motivos para isso acaba detonando a publicação da prefeitura se vangloriando pelos 100 dias de mais um mandato. O que se o grupo que está no poder tivesse vergonha na cara, não mais faria o que se possa imaginar para ganhar mais uma eleição e querer se perpetuar no poder, mesmo sendo rejeitado pela a maioria da população. Percebe-se que quem não é competente, não é empático, humano, ético, altruísta, nunca vai mudar na gestão pública. Vai é cada vez mais fazer de tudo para ganhar eleição. Como também continuar não atendendo a população no que mais ela necessita e deseja. Levando em conta o que as áreas essenciais da gestão deve disponibilizar as pessoas. Que em vez de mudar e se tornar uma gestão mais realizadora, acaba cada vez mais estagnado a vida das pessoas e da cidade. Que pode demorar a população a se sobressair nessa situação. Sendo necessário a população detonar muito a má gestão, o que sempre acontece. Porque não tem como ficar calado com o malfeito. Por isso, em Maracanaú, ao completar 100 dias do 4º mandato do chefe do grupo político que se perpetua no poder, o que se destaca é a postagem das lamentações, para não dizer o muro das lamentações. Pois a população é inteligente. Sabe que é um momento oportuno para se chamar muito atenção. Num momento que os governantes esperam ser reconhecidos e aplaudidos, mas não tem jeito, com o tempo, a população vai detonar muito, não livrando nem as redes sociais da prefeitura. O que acaba sendo muito bom, por um lado, porque a maioria da população logo logo vai perceber a realidade e como se faz necessário mudar isso. A grande  mudança cada vez mais está se fortalecendo e é só questão de tempo para um novo ciclo na gestão municipal de Maracanaú? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



Comentários