Uma pesquisa da Personality and Social Psychology Bulletin investigou como a experiência imersiva em shows ao vivo impactam a saúde mental
Com os dados de estudos anteriores sobre o papel da música para redução do estresse e ansiedade, os pesquisadores se aprofundaram ainda mais no tema e verificaram os efeitos positivos de estar rodeado de pessoas na mesma frequência e energia contagiante dos concertos musicais ao vivo.
Entenda
- Para desvendar o papel da coletividade para o bem-estar, os pesquisadores conduziram quatro estudos envolvendo 789 participantes, incluindo estudantes universitários e membros do público em geral.
- Os resultados demonstraram que a experiência musical vivida em grupo é o aspecto que torna o momento ainda mais transformador para a saúde mental, superando até mesmo outros estados emocionais — inclusive a imersão profunda nos ritmos e letras das músicas.
- Para além da influência positiva durante o concerto, os pesquisadores realizaram um acompanhamento semanas após os eventos de música ao vivo e descobriram que os participantes que experimentaram níveis mais altos de efervescência coletiva relataram maior felicidade e um maior senso de significado da vida.
- .
- Embora a pesquisa tenha se concentrado em concertos, os autores também refletem que a influência do coletivo pode ser positiva em outras experiências, como festivais, reuniões religiosas ou mesmo protestos.
Psicólogos comentam o impacto do show ao vivo para a saúde mental
Para entender como esses dados podem ser percebidos na prática, a coluna conversou com a psicóloga e psicanalista Sílvia Oliveira e o psicólogo clínico comportamental Jayme Pinheiro Rabelo, que analisaram o impacto da música ao vivo sob a perspectiva psicológica e emocional.
Para os profissionais, a pesquisa vai ao encontro de análises percebidas, inclusive, no consultório. Segundo Sílvia Oliveira, o que torna os shows ao vivo uma potente ferramenta para a manutenção da saúde mental tem a ver com a liberação de hormônios ligados ao prazer e a conexão – a dopamina e a ocitocina.
“Quando as pessoas se sentem parte de um grupo, isso ativa áreas do cérebro relacionadas à conexão social, essenciais para o equilíbrio emocional. A sensação de pertencimento e de compartilhar algo significativo pode promover um alívio no estresse e fortalecer as relações interpessoais, resultando em um efeito positivo no bem-estar”, comenta Sílvia Oliveira.
A profissional também pontua que, mesmo após o evento, os efeitos podem perdurar.
“Participar de eventos musicais oferece uma distração saudável e um escape emocional, o que pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Embora os efeitos positivos sejam inicialmente percebidos durante ou logo após a experiência, estudos sugerem que, quando o momento é vivido de maneira autêntica, os benefícios podem perdurar, mesmo que de maneira sutil, ao longo do tempo”, detalha.
Com informçaões do Metrópoles)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_31_03_2025
POPULAÇÂO DE MARACANAÚ NÃO PARA DE DETONAR, NAS REDES SOCIAIS, AS AÇÕES DA GESTÃO MUNICIPAL QUE SACANEIA A MEMÓRIA E HISTÓRIA DA CIDADE, PARA FAVORECER POLITICOS, EM PLENO MÊS DE COMEMORAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO; TAMBÉM, DE NOVO, SACANEOU MAIS UMA IMENSIDÃO DE PESSOAS, EM OUTRO EVENTO, SE NÃO BASTASSE O QUE ACONTECEU NO CARNAVAL 2025
Quando uma gestão municipal se acostuma a fazer ações que não age com equidade, e mesmo assim fica muito tempo no poder, esta nunca realiza uma reparação histórica, mudando o seu jeito para contemplar toda a população. Disponibilizando a esta as mesmas oportunidades que a prefeitura tem o dever de realizar. Preservar a memória, a história da cidade, a nunca mudar o nome de uma Avenida, de goela abaixo, para homenagear alguém que a maioria da população não quer é uma obrigação e questão de ética. Realizar eventos de forma que não haja favorecimento a familiares e amigos dos políticos é uma atitude de gestão honesta, digna e competente, principalmente numa cidade de centenas de milhares de habitantes e que é uma das que mais arrecadam no Estado. NÃO DÁ PARA POUPAR O MÊS DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE E NÃO DETONAR A GESTÃO MUNICIPAL QUE FAZ ESTE MONTÃO DE COISAS ERRADAS. Em Maracanaú, é o que se ver neste mês de março quando a cidade completou 42 anos de emancipação. Na verdade, cada vez mais a maioria da população anda muito decepcionada com a gestão municipal, que nas suas redes sociais tem mais reclamações, chateações. Só tem elogios e reconhecimento, em sua maioria das pessoas que fazem isso, realizadas por funcionários da gestão que são apadrinhados por políticos (ou seus amigos e amigas). A população que sempre traz detalhes da sacanagem que sofre, deixa a gestão municipal sem condições de contrariar, percebe-se isso. A população não dá uma aliviada nem em momentos que deveria estar havendo a maior satisfação da maioria dos munícipes comemorando mais um aniversário da cidade. Mas também, segundo as denúncias nas redes sociais da prefeitura nos comentários, a gestão municipal não para de sacanear as pessoas. Como fez com quem participou de um evento de corrida de rua, organizado pela prefeitura. Em que desviaram os quites que era para entregar a quem se inscreveu de forma honesta. E muitas pessoas que têm ligações com os políticos receberam de forma injusta, acrescenta os denunciantes. No início do mês de aniversário do município uma tradicional escola de samba já tinha sido injustiçada, no evento da prefeitura, que segundo denúncias nas redes sociais, acabou favorecendo escolas de samba que tem ligações com políticos. Se a população está cada vez mais sendo ludibriada, o que pode ser feito para mudar isso? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário