Alerta! Golpistas bloqueiam sua conta e se passam pelo banco para roubar seus dados. Saiba como se proteger
Um novo golpe tem feito vítimas usando uma técnica sofisticada. Os criminosos agem da seguinte forma: bloqueiam de propósito sua conta bancária para depois se passar pelo próprio banco e “ajudar” você a resolver o problema. Tudo parece legítimo, desde os dados que eles sabem até o número de telefone que aparece na sua tela, mas é uma armadilha.
O golpe começa com a compra de dados pessoais no mercado paralelo. Em posse dessas informações, os golpistas baixam o aplicativo do seu banco e tentam acessar sua conta diversas vezes com a senha errada. Essa insistência faz com que o próprio sistema do banco bloqueie a conta por segurança. Em seguida o telefone da vítima toca. Do outro lado da linha, alguém que se apresenta como funcionário da instituição, munido de seus dados, diz que está ali para “ajudar” a desbloquear sua conta.
O contato parece real — muitas vezes o número que aparece na tela do celular é, de fato, o oficial do banco. Isso acontece por causa de uma técnica chamada spoofing, que permite mascarar o número de origem e fazer parecer que a ligação é verdadeira. A partir desse ponto, o falso atendente solicita uma série de confirmações de segurança, como senhas e códigos enviados por SMS. O que está, na verdade, acontecendo é que ele está configurando sua conta em outro dispositivo, e a vítima, sem saber, está autorizando tudo.
Uma vez com o acesso autorizado, os criminosos têm controle total sobre sua conta e podem realizar transferências, contratar empréstimos e até alterar suas configurações de segurança. O prejuízo costuma ser alto e o estresse, ainda maior.
A orientação em casos suspeitos é clara: bancos não ligam pedindo códigos, senhas ou qualquer dado sensível. Em caso de dúvida, desligue a chamada e entre em contato diretamente com o número oficial da instituição financeira.
Para se proteger, algumas medidas simples podem fazer toda a diferença. Ative a autenticação em dois fatores no aplicativo do seu banco, habilite notificações para cada tentativa de acesso, evite repetir senhas em diferentes serviços e nunca forneça seus dados por telefone. Se sua conta for bloqueada, procure o banco por meios oficiais — seja pelo aplicativo, site ou presencialmente na agência. Segurança começa pela informação, e neste caso, saber que o golpe existe pode ser a sua melhor defesa.
(Com informações do Extra Online)
#Artigo_Semanal_em_24_04_2025
PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARACANAÚ, DEPOIS DE ANOS DE ATRASO, RECEBEM TABLETS SEM COMEMORAREM, POIS, EM VEZ DISSO, QUEREM QUE AS SALAS DE AULA TENHAM AR-CONDICIONADOS, AS ESCOLAS SEJAM REFORMADAS E SEJA REALIZADO LOGO O PAGAMENTO RELACIONADO A PROGRESSÃO (PARA QUEM TERMINOU MESTRADO E DOUTORADO), IGUALMENTE FORTALEZA, E NÃO CONTINUE DEMORANDO MAIS DE 2 ANOS
A educação é uma das três áreas essenciais da gestão pública e tem muito recurso público. Justamente para atender a população da forma devida. Para todos e todas terem um ensino de qualidade, proporcionando boas condições de aprendizado aos estudantes. Valorizar os profissionais da educação e ter escolas de qualidade. Não ter isso, como em Maracanaú, numa cidade que tem uma grande arrecadação, é praticar injustiça social. Além de um atestado de incompetência. Que acaba comprometendo até o trabalho que dar para ser feito com os recursos disponíveis. Já que como estudantes vão ter uma boa formação escolar: cidadã, socialização, desenvolvimento cognitivo e conhecimento? Se as escolas estão sucateadas e os professores não estão sendo valorizados e respeitados, como deve ser. Uma Cidade de mais de 200 mil habitantes que tem Polo Industrial, e faz limite com a Capital do Estado, deve ter uma educação pública de qualidade. O grupo que está no comando da Cidade não tiver capacidade para realizar isso, tem que ser substituído. Porque os professores precisam ter uma gestão pública que disponibilize escola com a devida estrutura. Além de remunerar e repassar todos os direitos trabalhistas e previdenciários “bem direitinho” a estes profissionais, que todos e todas tem um/a professor/a. Com isso Maracanaú estará sendo digno com seus educadores, ao contrário, muitas pessoas não vão conseguir avançar na vida e nem conseguirem cumprir seu papel social, da forma devida. Fazer o devido trabalho na educação, é investimento. Porque estudantes bem-preparados vão proporcionarem maior desenvolvimento da sociedade. E nas grades desafios do cotidiano podem ser alcançados os melhores resultados. Menos desigualdade social e racial. Pois, segundo alguns autores, a educação tem a condição de alavancar a esfera pública. Imagine como Maracanaú poderia ter as famílias maracanauense sendo atendidas de uma forma que teria mais qualidade de vida. Com a Rede Pública de Educação maracanauense sendo referência em boa gestão e qualidade no ensino, etc. Quando alguém vai fazer isso em Maracanaú? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário