Cardiologistas indicam os 8 melhores hábitos para pôr a saúde em dia

Especialistas destacam medidas simples, baseadas na ciência, para proteger o coração e organismo como um todo, reduzindo riscos de doenças


O coração é o órgão que bombeia sangue para o corpo todo e por isso seu bom funcionamento está ligado à saúde do organismo em geral. Uma pesquisa publicada em março na revista científica JAMA Geriatrics, por exemplo, indicou que ter uma boa saúde cardiovascular reduz o risco de idosos apresentarem degeneração cerebral e demência.

A análise feita por cardiologistas das Universidades de Rush e da Califórnia, ambas nos Estados Unidos, indicou que a cada ano envelhecido por uma pessoa com boa saúde do coração, o risco de ter declínio cognitivo era 1,7% menor quando comparado com indivíduos com índices de funcionamento cardíaco ruins.

Por isso, a cardiologista Anisa Dhana, que liderou o estudo, destacou como manter a rotina de acordo com os sete melhores hábitos de saúde indicados pela Associação Americana do Coração (AHA).

“A lista é uma ferramenta bem estabelecida para promover a saúde cardiovascular, que tem sido fortemente associada a menores riscos de doenças cardiovasculares e derrames”, afirmou ela em comunicado à imprensa.

Oito hábitos para manter uma vida saudável segundo cardiologistas

  • Coma melhor: tente integrar o máximo de frutas e vegetais, proteínas magras, nozes e sementes à dieta, evitando produtos industrializados, excesso de açúcar e de sal.
  • Seja fisicamente ativo: pratique ao menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Para quem não tem o hábito de realizar exercícios físicos, a AHA recomenda as caminhadas.
  • Não fume: não experimente cigarro e se já o tiver feito, procure ajuda para deixá-lo. Cigarros eletrônicos e vapes também são desaconselhados.
  • Tenha bons hábitos de sono: durma de 7 a 9 horas de sono todas as noites. “A quantidade e a qualidade do sono podem influenciar seus hábitos alimentares, humor, memória, órgãos internos e muito mais”, defende a associação americana de cardiologistas.
  • Controle o peso: busque manter um índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 25, o que é considerado um peso saudábel. Para calcular o IMC, divida o peso pelo quadrado da altura.
  • Fique de olho no colesterol: faça exames de sangue periódicos para monitorar o seu colesterol ruim (não HDL), que acaba se acumulando nas artérias e comprometendo a saúde circulatória.
  • Mantenha a pressão arterial saudável: mantenha a pressão em, no máximo, 11 por 8, de acordo com as recomendações mais recentes. Se a pressão variar com frequência, é bom consultar um cardiologista.
  • Controle os índices de açúcar no sangue: “A diabetes é um fator de risco para doenças cardíacas e derrames. Em muitos casos, medicamentos são necessários além de mudanças no estilo de vida para controlar os níveis de glicose no sangue, pressão alta e colesterol”, diz a AHA.

Os pilares da vida saudável

A AHA criou, em 2010, o Life’s Simple 7, um guia com sete fatores modificáveis na rotina para reduzir riscos cardíacos e promover a saúde do corpo todo. “Para um cardiologista, não basta tratar apenas o coração, precisamos olhar para o indivíduo como um todo, por isso temos estes sete pilares essenciais para uma boa saúde”, afirma a cardiologista Fernanda Weiler, de Brasília.

A lista inclui: não fumar, manter uma alimentação equilibrada, fazer atividade física regular, perder peso (se necessário), manter a pressão cardíaca, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue controlados.

Indo além do básico

Além disso, Fernanda faz adições: “É importante também, especialmente pensando na relação da saúde mental, fazer um bom gerenciamento do estresse, manter uma rotina de sono de qualidade, evitar o uso de outras substâncias tóxicas para além do cigarro e cultivar boas relações interpessoais”.

A AHA segue atualizando a lista e, em 2022, foi adicionado um oitavo item ao guia: o sono. Assim, a lista ficou conhecida como Essential 8. A adição foi feita após evidências científicas mostrarem que dormir de 7 a 9 horas por noite ajuda a regular o metabolismo e reduz inflamações que podem cobrar seu preço a longo prazo. “Pequenas mudanças, somadas, podem transformar a saúde a longo prazo”, afirma a AHA.

“Manter hábitos saudáveis reduz a exposição a fatores de risco e contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida”, conclui Leonardo Severino, cardiologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, de Brasília.

(Com informações do Metrópoles)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_31_03_2025

POPULAÇÂO DE MARACANAÚ NÃO PARA DE DETONAR, NAS REDES SOCIAIS, AS AÇÕES DA GESTÃO MUNICIPAL QUE SACANEIA A MEMÓRIA E HISTÓRIA DA CIDADE, PARA FAVORECER POLITICOS, EM PLENO MÊS DE COMEMORAÇÃO DA EMANCIPAÇÃO; TAMBÉM, DE NOVO, SACANEOU MAIS UMA IMENSIDÃO DE PESSOAS, EM OUTRO EVENTO, SE NÃO BASTASSE O QUE ACONTECEU NO CARNAVAL 2025

Quando uma gestão municipal se acostuma a fazer ações que não age com equidade, e mesmo assim fica muito tempo no poder, esta nunca realiza uma reparação histórica, mudando o seu jeito para contemplar toda a população. Disponibilizando a esta as mesmas oportunidades que a prefeitura tem o dever de realizar. Preservar a memória, a história da cidade, a nunca mudar o nome de uma Avenida, de goela abaixo, para homenagear alguém que a maioria da população não quer é uma obrigação e questão de ética. Realizar eventos de forma que não haja favorecimento a familiares e amigos dos políticos é uma atitude de gestão honesta, digna e competente, principalmente numa cidade de centenas de milhares de habitantes e que é uma das que mais arrecadam no Estado. NÃO DÁ PARA POUPAR O MÊS DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE E NÃO DETONAR A GESTÃO MUNICIPAL QUE FAZ ESTE MONTÃO DE COISAS ERRADAS. Em Maracanaú, é o que se ver neste mês de março quando a cidade completou 42 anos de emancipação. Na verdade, cada vez mais a maioria da população anda muito decepcionada com a gestão municipal, que nas suas redes sociais tem mais reclamações, chateações. Só tem elogios e reconhecimento, em sua maioria das pessoas que fazem isso, realizadas por funcionários da gestão que são apadrinhados por políticos (ou seus amigos e amigas). A população que sempre traz detalhes da sacanagem que sofre, deixa a gestão municipal sem condições de contrariar, percebe-se isso. A população não dá uma aliviada nem em momentos que deveria estar havendo a maior satisfação da maioria dos munícipes comemorando mais um aniversário da cidade. Mas também, segundo as denúncias nas redes sociais da prefeitura nos comentários, a gestão municipal não para de sacanear as pessoas. Como fez com quem participou de um evento de corrida de rua, organizado pela prefeitura. Em que desviaram os quites que era para entregar a quem se inscreveu de forma honesta. E muitas pessoas que têm ligações com os políticos receberam de forma injusta, acrescenta os denunciantes. No início do mês de aniversário do município uma tradicional escola de samba já tinha sido injustiçada, no evento da prefeitura, que segundo denúncias nas redes sociais, acabou favorecendo escolas de samba que tem ligações com políticos. Se a população está cada vez mais sendo ludibriada, o que pode ser feito para mudar isso? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 


Comentários