Adoçantes artificiais fazem mal à saúde? Veja o que dizem as últimas evidências científicas

Adoçantes artificiais, embora populares, podem aumentar a fome e o risco de diabetes tipo 2. Entenda as novas recomendações sobre seu uso


Adoçantes artificiais e seus efeitos no organismo humano são tema de debate. Pesquisas recentes apontam que o consumo desses produtos, utilizados para substituir o açúcar, pode aumentar a fome e o acúmulo de gordura, além de elevar o risco de diabetes tipo 2.

Adoçantes atuam nos sensores de gosto, mas podem gerar desequilíbrios. Originalmente desenvolvidos para simular o sabor doce do açúcar, os adoçantes artificiais estimulam o sistema sensorial da boca, enviando sinais ao cérebro. No entanto, estudos indicam que essa estimulação pode levar a desequilíbrios metabólicos, mesmo sem ativar o sistema de dopamina.

Estudo aponta aumento da fome após consumo de sucralose. Uma pesquisa divulgada no início do ano revelou que o consumo de sucralose, equivalente a duas latas de refrigerante com açúcar, aumenta o fluxo sanguíneo para o hipotálamo, região do cérebro responsável pelo controle do apetite, em até duas horas.

Consumo regular de adoçantes pode estar ligado à obesidade. Uma análise de longo prazo, com duração de vinte anos, encontrou uma ligação entre o consumo regular de grandes quantidades de adoçantes e um aumento de aproximadamente 70% na incidência de obesidade, em comparação com pessoas que consumiam quantidades mínimas.

Diabetes tipo 2 também pode estar associado ao consumo de adoçantes. Um estudo recente identificou uma correlação entre o consumo diário de bebidas adoçadas artificialmente e o aumento da incidência de diabetes tipo 2, embora a relação direta com os adoçantes ainda precise ser confirmada.

Especialistas recomendam moderação no consumo de adoçantes. O Comitê Científico Consultivo em Nutrição (SACN), que aconselha o governo do Reino Unido, recomendou a minimização do consumo de adoçantes, especialmente por crianças, e a redução geral da ingestão de açúcares.

Mais pesquisas são necessárias para entender os efeitos dos adoçantes. Apesar de estudos indicarem que a substituição do açúcar por adoçantes pode reduzir o peso corporal a curto prazo, a compreensão dos efeitos a longo prazo ainda é limitada. Um banco de dados com ensaios clínicos está sendo criado para aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Rotulagem clara dos adoçantes pode auxiliar na escolha do consumidor. Uma das recomendações do SACN é que a indústria alimentícia rotule de forma clara a quantidade de adoçantes artificiais presentes nos alimentos e bebidas, facilitando a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

(Com informações do Jornal O Globo)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_17_04_2025

NOS 100 DIAS DO 4° MANDATO DO GESTOR MUNICIPAL DE MARACANAÚ MAIOR DESTAQUE É NEGATIVO COM MAIS DE 90% DA POPULAÇÃO DETONANDO O QUE ESTÁ VENDO ATÉ AGORA, EM 2025; ESPELHO DE UM GRUPO POLÍTICO SUPER DESGASTADO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO GOSTARIA DE VÊ-LO DISTANTE DA PREFEITURA

A história mostra que uma gestão que passa muito tempo no poder está fadada ao fracasso. Em se tratando da gestão pública, muita gente vai ser sacrificada por isso. Depois de mandatos acumulados de um grupo político acaba que é muito difícil de em mais um mandato que completa 100 dias de gestão que poderia ser de muitas coisas boas e satisfação a ser compartilhada pela a população, o que terá é um descontentamento enorme, em que a população não dispensa nem as redes sociais da prefeitura. A maioria e com muitos motivos para isso acaba detonando a publicação da prefeitura se vangloriando pelos 100 dias de mais um mandato. O que se o grupo que está no poder tivesse vergonha na cara, não mais faria o que se possa imaginar para ganhar mais uma eleição e querer se perpetuar no poder, mesmo sendo rejeitado pela a maioria da população. Percebe-se que quem não é competente, não é empático, humano, ético, altruísta, nunca vai mudar na gestão pública. Vai é cada vez mais fazer de tudo para ganhar eleição. Como também continuar não atendendo a população no que mais ela necessita e deseja. Levando em conta o que as áreas essenciais da gestão deve disponibilizar as pessoas. Que em vez de mudar e se tornar uma gestão mais realizadora, acaba cada vez mais estagnado a vida das pessoas e da cidade. Que pode demorar a população a se sobressair nessa situação. Sendo necessário a população detonar muito a má gestão, o que sempre acontece. Porque não tem como ficar calado com o malfeito. Por isso, em Maracanaú, ao completar 100 dias do 4º mandato do chefe do grupo político que se perpetua no poder, o que se destaca é a postagem das lamentações, para não dizer o muro das lamentações. Pois a população é inteligente. Sabe que é um momento oportuno para se chamar muito atenção. Num momento que os governantes esperam ser reconhecidos e aplaudidos, mas não tem jeito, com o tempo, a população vai detonar muito, não livrando nem as redes sociais da prefeitura. O que acaba sendo muito bom, por um lado, porque a maioria da população logo logo vai perceber a realidade e como se faz necessário mudar isso. A grande  mudança cada vez mais está se fortalecendo e é só questão de tempo para um novo ciclo na gestão municipal de Maracanaú? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 


Comentários