Telas impedem que cérebro saiba que é hora de dormir, diz médica

 

O mundo celebra, nesta sexta-feira (14), o Dia Mundial do Sono, data que ressalta a importância de manter uma boa rotina para melhorar a qualidade de vida. Essa preocupação tem popularizado o conceito de higiene do sono, que engloba uma série de práticas e estratégias para garantir uma noite de descanso adequada. Um dos principais mandamentos da higiene do sono é evitar o uso de telas antes de dormir. 

A pneumologista do Instituto do Sono, Erika Treptow, explica por que celulares e tablets prejudicam quem busca um sono de melhor qualidade. Segundo a especialista, o uso de dispositivos eletrônicos tem dois grandes impactos na saúde do sono. O primeiro é relacionado ao estímulo mental: "Não é incomum começarmos a pesquisar algo na internet e, de repente, estarmos vendo cinco ou seis coisas adicionais", afirma Treptow. 

O segundo impacto, e talvez o mais significativo, está relacionado à luz emitida por esses aparelhos. "Essa luz, principalmente quando muito próxima aos olhos, causa um estímulo dentro do nosso cérebro que retarda a secreção de melatonina, um hormônio relacionado ao escuro e ao anoitecer", explica a pneumologista. A melatonina é fundamental para que o corpo entenda que está próximo o horário de dormir. 

Quando há exposição à luz das telas, o cérebro interpreta como se ainda fosse dia, dificultando o processo natural de preparação para o sono. Recomendações para melhorar o sono Para garantir uma boa noite de sono, especialistas recomendam evitar o uso de dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Além disso, criar um ambiente escuro e tranquilo no quarto, manter uma rotina regular de sono e praticar atividades relaxantes antes de dormir são outras estratégias que podem contribuir para uma melhor qualidade de sono. 

O Dia Mundial do Sono serve como um lembrete da importância de priorizar o descanso adequado em nossas vidas. Adotar boas práticas de higiene do sono não apenas melhora a qualidade do descanso, mas também contribui para a saúde geral e o bem-estar ao longo do dia. 

(Com informações do CNN Brasil)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_17_03_2025

NO DIA DA ESCOLA, NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA (15), POPULAÇÃO MARACANAUENSE CRITICA O ABANDONO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, QUE TEM UMA QUE MAIS PARECE UMA CHOUPANA

A Educação é uma das áreas essenciais da gestão pública. As escolas, onde cada vez mais as crianças e os jovens passam boa parte do seu tempo, deveriam receber toda a atenção da prefeitura, por exemplo. Em vez de ser gastos horrores com obras que não são prioridades, poderia construir muitas escolas Padrão MEC. Reformar, com frequência, todas as escolas. Podendo assim, sempre comemorar tudo isso, no dia da Escola (15 de março). É um absurdo que a gestão pública de Maracanaú abandone as escolas da Rede Municipal, pois recursos públicos tem demais, para até fazer com que Maracanaú proporcione uma escola pública que fosse grande referência entre as cidades das Regiões Metropolitanas do Nordeste.  PORQUE EM 20 ANOS NO PODER, O GRUPO QUE AINDA PERMANECE NO PODER NÃO FEZ O QUE DEVERIA? Porque não é competente para administrar uma cidade com mais de 200 mil habitantes, e uma das que mais arrecadam no Estado. Com isso, parece que só teremos a educação pública que os maracanauenses tanto necessitam e desejam só em outro ciclo. O que está bem próximo, levando em conta que cada vez mais aumenta em milhares, o número de cidadãos/ãs que querem um novo ciclo. Pois subtende que outro grupo vai fazer o que mais é importante para a população, que com isso pode permanecer muito tempo gerindo a cidade. Desta forma, Maracanaú pode também se destacar no Ranking Nacional, com as melhores escolas públicas municipais, em vez de ser só escolas do interior do Estado. É possível um dia termos escolas bem estruturadas, refrigeradas, boa alimentação, professores e funcionários mais valorizados, com uma excelente conexão de internet e recursos didáticos. Com Educação Inclusiva, acessibilidade etc. Numa gestão municipal humanizada, empática, capacitada, tudo isso é realizado e ainda é possível ter muito recursos públicos para as outras áreas essenciais e ampliiação da infraestrutura da cidade. Porque quando se tem uma gestão pública que sabe gerir as áreas essenciais de uma cidade, esta é bem-vista pelas outras esferas públicas e o setor privado. Que todos vão querer ter parceria com este município. Cobrar, reivindicar e denunciar, muito, pode ser que a atual gestão municipal tente reparar seu erro e buscar trabalhar como deveria? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários