Se você sempre escova os dentes depois de comer, a ciência tem algo a lhe dizer

 


"Quase todo mundo escova os dentes", concluiu um grupo de pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, em 2012. O problema é que "apenas uma em cada dez pessoas faz isso do jeito certo". Os resultados se referiam à Suécia, mas, pelo que sabemos, ainda são perfeitamente válidos para o mundo ocidental: dedicamos uma quantidade desproporcional de tempo e recursos para escovar os dentes… do jeito errado.

E a culpa não é só das pessoas

Como explicou a BBC, estudos já identificaram pelo menos "66 tipos diferentes de orientações de especialistas, algumas vezes até contraditórias entre si". Então a pergunta que fica é: o que diz a ciência atual sobre escovar os dentes?

Como escovar os dentes?

A forma mais eficaz de escovar os dentes começa entendendo por que fazemos isso. Normalmente, achamos que é só para tirar restos de comida da boca — mas vai além. Os dentes acumulam uma camada densa chamada placa bacteriana, que não sai só com enxágue.

Escovamos os dentes para remover essa camada pegajosa manualmente, tanto dos dentes quanto das gengivas.

Existem várias técnicas, mas o mais importante é: "nada de escovar na horizontal — o movimento deve ser da gengiva para a ponta do dente", explica o dentista Juan Casado Adán. E é essencial escovar dente por dente, com calma e sem fazer muita força.

Quantas vezes escovar os dentes?

No mínimo duas vezes por dia, segundo os especialistas: uma antes de dormir e outra logo ao acordar. Pode parecer estranho, mas tem motivo: a saliva ajuda a combater a placa bacteriana — e à noite, a produção de saliva diminui.

Como a boca fica mais “amigável” às bactérias enquanto dormimos, escovar os dentes antes de deitar ajuda a eliminar resíduos que elas poderiam usar. Já ao acordar, a escovação serve para limpar o ambiente cheio de bactérias acumuladas e dar uma força pra saliva cumprir seu papel protetor.

Não é preciso escovar os dentes depois das refeições?

Na verdade, usando escovas de dureza média, podemos escovar os dentes quantas vezes quisermos. E sim, normalmente é uma boa ideia escovar após comer, já que isso ajuda a remover resíduos que as bactérias poderiam aproveitar.

Mas há exceções: se você consumiu muitas bebidas ácidas (como refrigerantes, café ou álcool), doces ou se vomitou, escovar os dentes imediatamente pode ser um erro.

Segundo o enfermeiro pediátrico Luis Cabezas Vallejo, quando o pH da boca está mais ácido, o esmalte dental fica enfraquecido — e escovar nesse momento pode causar pequenos danos (mesmo que imperceptíveis).

Como explicou Juan Carlos Llodra ao jornal ABC, vice-secretário do Conselho Geral de Odontologia da Espanha, nesses casos o ideal é esperar um pouco, deixar a saliva neutralizar os ácidos (ou açúcares) e só depois escovar os dentes.

(Com informações do R7)

#Artigo_Semanal_em_24_03_2025

EM PLENO PERÍODO DE EVENTO RELIGIOSO PROMOVIDO PELA A PREFEITURA DE MARACANAÚ, POPULAÇÃO PROTESTA NAS REDES SOCIAIS, PORQUE A CIDADE CONTINUA COM AS RUAS CHEIAS DE LIXO E A IMENSIDÃO DE FUMAÇA DAS QUEIMADAS NO ATERRO SANITÁRIO CONTINUA PIORANDO A VIDA DE MORADORES DOS BAIRROS PRÓXIMOS

A gestão municipal tem que fazer de tudo para a cidade ter uma limpeza urbana da forma que se faz necessária. É inexplicável que em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, Pólo Industrial e que está entre as que mais arrecadam no Estado, abandone as ruas e piore a vida da população. Que nem com o aterro sanitário, a prefeitura está tendo a devida gestão. Poluindo os bairros próximos com uma nuvem de fumaça que faz as pessoas sofrerem. Se não bastasse a poluição do Polo Industrial. Recursos Públicos a prefeitura tem demais para realizar uma força tarefa que acabe com todos estes problemas. Que durante esses meses de sofrimento a população fica mais indignada ainda porque a gestão municipal fica gastando com eventos que não são prioridades. Como carnaval, futebol e evento para algumas religiões. A prefeitura tem que atender às maiores necessidades da população. Tem que ter empatia, humanidade, competência para não deixar quem mais precisa, ficar desamparada. É antiético um gestor em um momento que a cidade passa por quase uma calamidade pública, a cidade repleta de lixo, porque está sendo contratada outra empresa que vai realizar a limpeza pública da cidade, durante todo o processo licitatório, a população fica mergulhada no lixo. Pior, o aterro sanitário malcuidado poluindo mais ainda a cidade. Quando era para por tempo indeterminado contratar uma força tarefa para evitar que as pessoas tenham que lidar com uma sujeira enorme nas ruas. Que em período chuvoso esse problema tem uma gravidade maior ainda. Com o lixo se espalhando mais pelas ruas e entupindo os esgotos. Uma gestão municipal não pode só proporcionar “uma gestão de pão e circo”. A vida é o que mais interessa. Ficar gastando horrores com diversão, enquanto muita gente sofre porque a gestão municipal não disponibilizou Recursos Públicos para uma urgência, é de uma crueldade imensurável. A população tem mais é que protestar mesmo. Tem que cada vez mais juntarem forças para buscarem uma mudança de prioridades da prefeitura. Nem que para isso seja necessário tirar do poder quem não está cumprindo o seu devido papel social? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 




Comentários