Pequena, mas poderosa: esse é o slogan perfeito para a fruta única repleta de benefícios. Esse guarda uma polpa verde, suculenta e ligeiramente ácida
Originário da China, lá o kiwi é conhecido como yang-tao, que significa "fruta do rio Yang". Os chineses começaram a cultivá-lo há cerca de 300 anos, mas foi apenas por volta de 1900 que as primeiras sementes chegaram à Nova Zelândia, trazidas por jovens missionários que desenvolveram variedades maiores e mais saborosas. Eles batizaram o fruto de "kiwi" por sua semelhança com a ave emblemática do país.
Poucas pessoas conhecem a existência de múltiplas variedades de kiwi. Além do clássico kiwi verde, essa fruta pode ser encontrada em tonalidades douradas e amareladas. Acredita-se que, em comparação com a variedade verde, essas versões sejam mais doces e aromáticas. No entanto, sua casca mais lisa confere uma vida útil mais curta.
O kiwi pode ser consumido de diversas formas: água frutada, sobremesa, em batidas, como molho para saladas ou combinado com iogurte para obter probióticos e prebióticos. Silvana Ottaviano, nutricionista, alerta que, devido ao seu teor de fibras, deve-se evitar o consumo em casos de inflamação intestinal ou gastrite.
— Além disso, por seu alto nível de potássio, seu consumo deve ser moderado conforme indicação médica — acrescenta.
Quais são os benefícios do kiwi?
O kiwi é uma fruta de baixo teor calórico, rica em fibras, antioxidantes, vitaminas como C e E, além de minerais essenciais como o potássio. Seu perfil nutricional único o torna um aliado da saúde, oferecendo múltiplos benefícios que vão desde a melhora da digestão até o controle do colesterol.
1. Regula o humor
Um estudo publicado no British Journal of Nutrition, no Reino Unido, demonstrou que consumir kiwi melhorava o estado de humor dos participantes após quatro dias de consumo e tinha um impacto maior sobre a vitalidade e o humor em comparação com os indivíduos que receberam suplementos de vitamina C e placebo. Segundo os pesquisadores, o efeito positivo do kiwi atingiu seu pico máximo entre 14 e 16 dias de ingestão.
2. Fornece fibras e ajuda na digestão
Segundo a Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, o kiwi contém de 3 a 4 gramas de fibra por porção, com partes iguais de fibra solúvel e insolúvel — algo pouco comum em frutas.
“A combinação única de fibras e a presença de uma enzima chamada actinidina tornam o kiwi uma potência digestiva, ajudando a decompor proteínas”, informam.
O Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha (MAPA) informa que a fruta também contém miosmina, um alcaloide presente no tabaco, que alguns estudos sugerem ter um papel benéfico no tratamento do adenocarcinoma esofágico — câncer do conduto que vai da garganta ao estômago.
3. Evita o dano celular
— Graças à sua ampla variedade de vitaminas e minerais, o kiwi tem propriedades antioxidantes que previnem danos celulares, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a reduzir a absorção de gorduras, além de equilibrar os níveis de glicose — explica Ottaviano.
A especialista também acrescenta que essa qualidade retarda o envelhecimento, pois protege as células dos danos causados pelos radicais livres.
4. Reduz o colesterol e a pressão arterial
A especialista afirma que se trata de um alimento com baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva bruscamente o açúcar no sangue quando consumido.
— Por isso, é um aliado para pessoas com diabetes, além de ajudar na redução do colesterol ruim (LDL) e na estabilização da pressão arterial — conclui.
(Com informações do O Globo)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_03_03_2025
REVOLTANTE! EM MARACANAÚ, MAIS DE DOIS MESES DE MAIS UM MANDATO DO GESTOR MUNICIPAL, CRIANÇAS AUTISTAS CONTINUAM PRATICAMENTE ABANDONADAS; ENTIDADE QUE FAZ PARTE DO IPREDE, CONVENIADA COM A PREFEITURA, PODE FECHAR AS PORTAS POR ATRASO DE 5 MESES NO REPASSE DA GESTÃO MUNICIPAL
A gestão pública tem que priorizar os serviços públicos essenciais. Os recursos públicos têm que ser remanejados para a área da Saúde, em situações urgentes. Principalmente para as crianças autistas, que não podem ficar sem acompanhamento especializado. Uma prefeitura jamais deveria gastar com carnaval e futebol profissional, se a área da Saúde necessita atender as crianças autistas. Que acaba fazendo essas crianças e seus familiares sofrerem. Uma cidade Polo Industrial com mais de 200 mil habitantes não disponibilizar R$ 100 mil por mês para repassar uma entidade parceira que acompanha centenas de crianças, demonstra ser incapaz, por não ter empatia e solidariedade para as famílias que vivem uma vida toda de desafios para suas crianças autistas viverem da melhor forma possível. EM MARACANAÚ DAR PARA AMPLIAR O ATENDIMENTO AS CRIANÇAS AUTISTAS E NÃO ROMPER COM A ENTIDADE QUE PRESTA ESSE SERVIÇO. Para isso basta a gestão municipal ser capacitada da forma devida e gerir de forma humanizada. Buscar fazer o que a população mais necessita e deseja. A maioria das famílias não conseguem pagar um atendimento especializado para as suas crianças autistas. É inaceitável que as crianças autistas sejam abandonadas pela a prefeitura de Maracanaú. Já que nessa cidade gasta-se muito com ações que não são prioridades. Isso está acontecendo com as crianças autistas que estão prestes a não ter mais atendimento da entidade conveniada com a prefeitura, por conta que desde outubro do ano passado não receberam recursos, mas para bancar time de futebol e carnaval teve muito dinheiro público, logo no início do ano. A partir de quando a população de Maracanaú não vai ter serviços público na devida qualidade?
MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário