Processo seletivo: 5 características que jovens precisam desenvolver

Referência no empreendedorismo, traz pontos que diferenciam candidatos na hora do recrutamento


Construir uma equipe de sucesso requer saber quais características realmente fazem a diferença na atividade do time ainda na hora da contratação. Letícia Vaz, referência no empreendedorismo, explica que não basta que candidatos tenham apenas habilidades técnicas --é preciso ter atitudes específicas para uma vida profissional de sucesso. No caso dos jovens, que nem sempre possuem a experiência para se destacar já no momento da entrevista, ela afirma que profissionais proativos e com capacidade de adaptação serão aqueles que alcançarão o sucesso mais facilmente.

Letícia aponta, como características que leva em consideração na hora de contratar um jovem para trabalhar com ela, que o "sangue no olho" é imprescindível. "Eu posso te ensinar tudo, mas eu não posso te ensinar a querer", diz.

A segunda característica que mais impressiona a especialista é a capacidade de criar laços com colegas de trabalho. "Ter um bom relacionamento. Sabe aquela pessoa que é fácil de conversar? Que é fácil de ter feedback? E, ao invés de ver um problema e aumentar esse problema, ela desenvolve soluções rápidas?", descreve. "Uma pessoa que não fica de fofoquinha, não fica de intriga. Uma pessoa leve", continua. 

De acordo com Letícia, a capacidade de adaptação também é levada em conta no momento da seleção profissional. "Como as redes sociais mudam muito rápido, quando eu vou contratar alguém, eu sempre vejo como ela lê dados. E como ela está apta e flexível para criar outras soluções que são diferentes das soluções que a gente já tem até então", pontua. 

Disposição para aprender é o quarto comportamento que Letícia enxerga como diferencial. "Eu sempre busco pessoas que olham pras situações e falam: 'nossa, o que eu posso aprender com isso?'. Pessoas curiosas, pessoas observadoras, pessoas que não têm medo do novo e que não têm medo de testar e sair da casinha". 

"E a quinta característica são pessoas que são proativas e organizadas. Eu não consigo trabalhar com pessoas que não têm um processo. Que saibam que o A vai levar para o caminho B, que vai levar para o caminho C. E que elas têm que fazer tudo isso todos os dias. Então ser disciplinado, ser proativo, ser organizado é um grande diferencial", conclui.

(Com informações do Terra.com)

#Artigo_Semanal_em_24_03_2025

EM PLENO PERÍODO DE EVENTO RELIGIOSO PROMOVIDO PELA A PREFEITURA DE MARACANAÚ, POPULAÇÃO PROTESTA NAS REDES SOCIAIS, PORQUE A CIDADE CONTINUA COM AS RUAS CHEIAS DE LIXO E A IMENSIDÃO DE FUMAÇA DAS QUEIMADAS NO ATERRO SANITÁRIO CONTINUA PIORANDO A VIDA DE MORADORES DOS BAIRROS PRÓXIMOS

A gestão municipal tem que fazer de tudo para a cidade ter uma limpeza urbana da forma que se faz necessária. É inexplicável que em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, Pólo Industrial e que está entre as que mais arrecadam no Estado, abandone as ruas e piore a vida da população. Que nem com o aterro sanitário, a prefeitura está tendo a devida gestão. Poluindo os bairros próximos com uma nuvem de fumaça que faz as pessoas sofrerem. Se não bastasse a poluição do Polo Industrial. Recursos Públicos a prefeitura tem demais para realizar uma força tarefa que acabe com todos estes problemas. Que durante esses meses de sofrimento a população fica mais indignada ainda porque a gestão municipal fica gastando com eventos que não são prioridades. Como carnaval, futebol e evento para algumas religiões. A prefeitura tem que atender às maiores necessidades da população. Tem que ter empatia, humanidade, competência para não deixar quem mais precisa, ficar desamparada. É antiético um gestor em um momento que a cidade passa por quase uma calamidade pública, a cidade repleta de lixo, porque está sendo contratada outra empresa que vai realizar a limpeza pública da cidade, durante todo o processo licitatório, a população fica mergulhada no lixo. Pior, o aterro sanitário malcuidado poluindo mais ainda a cidade. Quando era para por tempo indeterminado contratar uma força tarefa para evitar que as pessoas tenham que lidar com uma sujeira enorme nas ruas. Que em período chuvoso esse problema tem uma gravidade maior ainda. Com o lixo se espalhando mais pelas ruas e entupindo os esgotos. Uma gestão municipal não pode só proporcionar “uma gestão de pão e circo”. A vida é o que mais interessa. Ficar gastando horrores com diversão, enquanto muita gente sofre porque a gestão municipal não disponibilizou Recursos Públicos para uma urgência, é de uma crueldade imensurável. A população tem mais é que protestar mesmo. Tem que cada vez mais juntarem forças para buscarem uma mudança de prioridades da prefeitura. Nem que para isso seja necessário tirar do poder quem não está cumprindo o seu devido papel social? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 




Comentários