Ômega-3 gera gentileza? Crianças que comem peixe regularmente são mais amigáveis; revela novo estudo
A alimentação está diretamente ligada às emoções. Isso já foi comprovado quando cientistas descobriram que as bactérias presentes no intestino influenciam como uma pessoa se sente. E, agora, um novo estudo encabeçado por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, mostrou que a comida também pode influenciar no comportamento das crianças.
As evidências, publicadas na revista científica European Journal of Nutrition, indicam que aquelas que comem peixes e frutos do mar de forma regular apresentam um melhor comportamento pró-social, ou seja, são mais propensas a ajudar os outros, compartilhar e mostrar consideração.
Esse tipo de comportamento, também chamado de sociabilidade, é desenvolvido ao longo da vida, mas tem sua base na infância e se torna mais complexo pois está ligado à capacidade de empatia (se colocar no lugar do outro).
Para chegar a esta descoberta, os cientistas utilizaram dados do Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), que examinou quase 8.300 crianças de 7 anos e mais de 6.800 crianças de 9 anos. Assim, descobriram que crianças que não comeram peixe aos 7 anos apresentam um risco 35% maior de comportamento pró-social ruim na mesma idade em comparação com crianças que comeram pelo menos 190 gramas de frutos do mar semanalmente (cerca de duas porções).
Além disso, o efeito desta alimentação durou ao longo do tempo: aos 9 anos, crianças que não comeram frutos do mar aos 7 anos tiveram 43% mais probabilidade de mostrar comportamento pró-social ruim em comparação com aquelas que consomem as quantidades recomendadas.
De acordo com a equipe de pesquisadores, a conexão entre o peixes e frutos do mar no cardápio com um comportamento pró-social positivo está na presença do ácido docosahexaenoico (DHA) e do ácido eicosahexaenoico (EPA) — ácidos graxos ômega-3 que compõem as membranas das células cerebrais.
Ambos exercem influência em uma gama de coisas importantes ligadas ao cérebro, desde a expressão genética até a flexibilidade das membranas celulares. Frutos do mar também fornecem iodo, que ajuda a produzir hormônios da tireoide que afetam o desenvolvimento do cérebro e selênio, outro mineral presente em frutos do mar, ajuda a produzir proteínas para a produção de DNA e funciona como um antioxidante. A colina, também encontrada em frutos do mar, ajuda a produzir acetilcolina, uma substância química cerebral envolvida na resposta à dor e nos processos de pensamento.
Por outro lado, a equipe percebeu que a alimentação baseada na ingestão de ômega-3 não afetou as pontuações de QI das crianças.
(Com informações do O Globo)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_17_03_2025
NO DIA DA ESCOLA, NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA (15), POPULAÇÃO MARACANAUENSE CRITICA O ABANDONO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, QUE TEM UMA QUE MAIS PARECE UMA CHOUPANA
A Educação é uma das áreas essenciais da gestão pública. As escolas, onde cada vez mais as crianças e os jovens passam boa parte do seu tempo, deveriam receber toda a atenção da prefeitura, por exemplo. Em vez de ser gastos horrores com obras que não são prioridades, poderia construir muitas escolas Padrão MEC. Reformar, com frequência, todas as escolas. Podendo assim, sempre comemorar tudo isso, no dia da Escola (15 de março). É um absurdo que a gestão pública de Maracanaú abandone as escolas da Rede Municipal, pois recursos públicos tem demais, para até fazer com que Maracanaú proporcione uma escola pública que fosse grande referência entre as cidades das Regiões Metropolitanas do Nordeste. PORQUE EM 20 ANOS NO PODER, O GRUPO QUE AINDA PERMANECE NO PODER NÃO FEZ O QUE DEVERIA? Porque não é competente para administrar uma cidade com mais de 200 mil habitantes, e uma das que mais arrecadam no Estado. Com isso, parece que só teremos a educação pública que os maracanauenses tanto necessitam e desejam só em outro ciclo. O que está bem próximo, levando em conta que cada vez mais aumenta em milhares, o número de cidadãos/ãs que querem um novo ciclo. Pois subtende que outro grupo vai fazer o que mais é importante para a população, que com isso pode permanecer muito tempo gerindo a cidade. Desta forma, Maracanaú pode também se destacar no Ranking Nacional, com as melhores escolas públicas municipais, em vez de ser só escolas do interior do Estado. É possível um dia termos escolas bem estruturadas, refrigeradas, boa alimentação, professores e funcionários mais valorizados, com uma excelente conexão de internet e recursos didáticos. Com Educação Inclusiva, acessibilidade etc. Numa gestão municipal humanizada, empática, capacitada, tudo isso é realizado e ainda é possível ter muito recursos públicos para as outras áreas essenciais e ampliiação da infraestrutura da cidade. Porque quando se tem uma gestão pública que sabe gerir as áreas essenciais de uma cidade, esta é bem-vista pelas outras esferas públicas e o setor privado. Que todos vão querer ter parceria com este município. Cobrar, reivindicar e denunciar, muito, pode ser que a atual gestão municipal tente reparar seu erro e buscar trabalhar como deveria? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário