É seguro esquentar comida em potes plásticos?

Plásticos aquecidos no micro-ondas podem liberar substâncias que impactam a segurança dos alimentos



Todo mundo sabe que o uso inadequado do micro-ondas para aquecer alimentos em recipientes de plástico pode liberar substâncias químicas nocivas que contaminam a comida. Esse hábito, comum e aparentemente inofensivo, representa um risco à saúde.

Segundo especialistas ouvidos pelo portal americano Food and Wine, existem coisas que precisam ser avaliadas para entendermos a situação. Em primeiro lugar, o micro-ondas com o alimento dentro do plástico aquece o prato também. Na sequência, essa temperatura aumentada permite que os produtos químicos dentro do prato de plástico sejam liberados no alimento que está sendo reaquecido, como explicou Phoebe Stapleton, Ph.D. , professora associada do Departamento de Farmacologia e Toxicologia da Universidade Rutgers.

Inclusive, os plásticos que apresentam como “seguros para micro-ondas” também não são confiáveis já que essa afirmação é mais uma designação para indicar que seu recipiente de plástico não quebrará facilmente quando você o aquecer algumas vezes, segundo Kelly Johnson-Arbor, MD , toxicologista da MedStar Health. “Apesar da estrutura química estável dos produtos plásticos, no entanto, produtos químicos podem vazar dos plásticos sob certas condições, incluindo exposição a altas temperaturas, como as experimentadas durante o micro-ondas”, completou.

Stapleton concordou. “Embora a embalagem possa dizer ‘seguro para micro-ondas’, isso não se refere à saúde humana”, ela disse. “Nenhum plástico é ‘OK’.”

Já esquentei, e agora?


 Se você aquecer comida em um recipiente de plástico uma ou duas vezes, provavelmente não haverá problema. No entanto, repetir essa prática com frequência pode ser prejudicial. “Pode não ser imediatamente prejudicial, mas o uso contínuo aumenta a exposição e a dosagem de produtos químicos que demonstraram risco de doenças, incluindo câncer, distúrbios endócrinos e problemas de fertilidade, e doenças metabólicas e neurológicas”, diz Stapleton.

Por fim, evite aquecer comidas no plástico dentro do micro-ondas. “Pare imediatamente de aquecer plásticos no micro-ondas”, diz Kuiper. “Quando possível, também é altamente recomendado que produtos feitos de vidro, que podem ser aquecidos no micro-ondas, sejam usados como um substituto.

3 dicas para usar o micro-ondas

Além de assar bolos de caneca em minutos, o micro-ondas pode fritar ingredientes como bacon e chalotas, e cozinhar legumes no vapor rapidamente. Especialistas recomendam o uso do micro-ondas para derreter manteiga e chocolate, evitando explosões ao utilizar potência reduzida. O aparelho também serve para secar ervas frescas de forma eficiente. 

(Com informações do O Estadão)


#Artigo_Semanal_em_10_03_2025

TRADICIONAIS CARNAVALESCOS DE MARACANAÚ DENUNCIAM DESORGANIZAÇÃO DO DESFILE LOCAL, E ANUNCIAM QUE NÃO PARTICIPARÃO MAIS DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE MARACANAÚ, DO QUAL FORAM IDEALIZADORES DO EVENTO DA PREFEITURA; DEPOIS DE ACUMULAREM ANOS E ANOS DE CONQUISTAS, NO CARNAVAL DE FORTALEZA

Uma cidade Polo Industrial que tem mais de 200 mil habitantes e que é uma das que mais arrecadam no Estado, dava para ser referência em gestão pública. Era para realizar uma festa de Carnaval, das mais excelentes da Região Nordeste, por exemplo, sempre investindo muito na cultura (mais com quem faz cultura da cidade e jamais valoriza mais quem é de fora). Só que a atual gestão municipal faz vergonha com muita incompetência e falta de empatia, o que manchou o aniversário de emancipação da cidade, quando completou 42 anos de existência, na última quinta feira (6 de março). É inexplicável a cidade não organizar direito um desfile de escola de samba. Prejudicando uma escola de samba que é papa títulos e conhecidíssima por viver ganhando o Carnaval, na capital do Estado. Impressionante que em quase tudo que o grupo que administra a cidade, por duas décadas, vai fazer não é bem-feito. Que era para ser, já que tem uma grande arrecadação.  Agora, não sabemos quando vai parar isso, que eventos culturais na cidade que seja feito mais pela a população acaba deixando muito a desejar. Na gestão desse grupo, o negócio é valorizar quem é de fora. Gastando horrores no São João de Maracanaú, também com jogadores de futebol profissional, gastando os recursos públicos de um jeito como se a prefeitura fosse uma propriedade desse grupo que de 2005 para cá ainda não realizou um evento cultural histórico, percebe-se que tem uma geração, na cidade, que foram muito prejudicadas por não ter uma gestão pública que a contemplasse. Até quando a população maracanauense não poderá ter uma Cultura, digna da sua riqueza. de recursos públicos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 


Comentários