Quer melhorar suas chances de ter uma boa noite de sono? Esta ideia pode realmente surpreendê-lo, diz a especialista em distúrbios comportamentais do sono Michelle Drerup.
“Parece contraintuitivo, eu sei, mas usar meias na cama e aquecer os pés pode, na verdade, baixar sua temperatura corporal central e fazer você dormir mais rápido“, disse Drerup, diretora do Centro de Distúrbios do Sono da Cleveland Clinic.
Eis como isso acontece. Durante o dia, a temperatura central de um adulto típico sobe para entre 36,1 °C e 37,2 °C, com uma média de 37 °C — crianças com 10 anos ou menos podem ter temperatura um pouco mais baixa. Quando a noite se aproxima, a temperatura central começa a cair um ou dois graus,
preparando o corpo para dormir.
Um processo chamado vasodilatação distal ajuda no resfriamento ao dilatar os vasos sanguíneos nas extremidades — principalmente mãos e pés — aumentando assim a perda de calor através da pele. À medida que a pele aquece, o centro do corpo esfria, e é aí que as meias quentinhas entram em ação.
“Ao aquecer seus pés, você está abrindo os vasos sanguíneos para ajudar a resfriar o resto do corpo”, disse Drerup. “Então, aumentar a circulação sanguínea para os pés resulta em uma temperatura central mais baixa”.
De fato, um pequeno estudo publicado em 2018 descobriu que homens jovens que dormiam de meias adormeciam quase oito minutos mais rápido e dormiam 32 minutos a mais do que aqueles que não usavam, com menos despertares durante a noite.
Mantendo uma temperatura agradável
Não são apenas as meias. Especialistas em sono sugerem manter todo o quarto a aproximadamente 18,3 °C para
manter sua temperatura central fresca durante a noite. Claro que isso pode variar, com alguns necessitando de um ambiente mais próximo de 15,6 °C e outros preferindo um mais quente a 21,1 °C.
Outra dica é tomar um banho morno (não quente) antes de dormir. O princípio é o mesmo, disse Drerup. “Se eu aumentar ligeiramente minha temperatura corporal central um pouco antes de dormir, então haverá uma queda maior quando ela baixar, e isso potencialmente ajuda a sentir sono”, explicou.
Esta dica pode não funcionar para todos. Em minha casa, sou viciada em meias felpudas e as uso religiosamente para dormir — se meus pezinhos estiverem minimamente frios, é impossível dormir. Meu marido, por outro lado, imediatamente tira as cobertas dos pés, preferindo o que eu vejo como dedos congelados.
Cada um com seu cada um, diz a especialista em sono Jennifer Mundt, professora associada de medicina familiar e preventiva da Universidade de Utah, que atende pacientes no Centro de Sono e Vigília da universidade.
“Se você usar meias na cama e sentir que seus pés estão muito quentes, pode tirá-las sem problemas”, disse Mundt. “É a mesma ideia com a temperatura do ambiente. As pessoas podem ficar muito fixadas em: ‘Ah, eu ouvi neste podcast ou neste livro que o quarto deve estar exatamente nesta temperatura’.”
“Não é bem assim que funciona”, acrescentou. “Use seu próprio julgamento sobre o que é confortável, porque nossos corpos são bons em nos dizer se estamos muito quentes ou muito frios”.
(Com informações do CNN Brasil)
#Artigo_Semanal_em_24_03_2025
EM PLENO PERÍODO DE EVENTO RELIGIOSO PROMOVIDO PELA A PREFEITURA DE MARACANAÚ, POPULAÇÃO PROTESTA NAS REDES SOCIAIS, PORQUE A CIDADE CONTINUA COM AS RUAS CHEIAS DE LIXO E A IMENSIDÃO DE FUMAÇA DAS QUEIMADAS NO ATERRO SANITÁRIO CONTINUA PIORANDO A VIDA DE MORADORES DOS BAIRROS PRÓXIMOS
A gestão municipal tem que fazer de tudo para a cidade ter uma limpeza urbana da forma que se faz necessária. É inexplicável que em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, Pólo Industrial e que está entre as que mais arrecadam no Estado, abandone as ruas e piore a vida da população. Que nem com o aterro sanitário, a prefeitura está tendo a devida gestão. Poluindo os bairros próximos com uma nuvem de fumaça que faz as pessoas sofrerem. Se não bastasse a poluição do Polo Industrial. Recursos Públicos a prefeitura tem demais para realizar uma força tarefa que acabe com todos estes problemas. Que durante esses meses de sofrimento a população fica mais indignada ainda porque a gestão municipal fica gastando com eventos que não são prioridades. Como carnaval, futebol e evento para algumas religiões. A prefeitura tem que atender às maiores necessidades da população. Tem que ter empatia, humanidade, competência para não deixar quem mais precisa, ficar desamparada. É antiético um gestor em um momento que a cidade passa por quase uma calamidade pública, a cidade repleta de lixo, porque está sendo contratada outra empresa que vai realizar a limpeza pública da cidade, durante todo o processo licitatório, a população fica mergulhada no lixo. Pior, o aterro sanitário malcuidado poluindo mais ainda a cidade. Quando era para por tempo indeterminado contratar uma força tarefa para evitar que as pessoas tenham que lidar com uma sujeira enorme nas ruas. Que em período chuvoso esse problema tem uma gravidade maior ainda. Com o lixo se espalhando mais pelas ruas e entupindo os esgotos. Uma gestão municipal não pode só proporcionar “uma gestão de pão e circo”. A vida é o que mais interessa. Ficar gastando horrores com diversão, enquanto muita gente sofre porque a gestão municipal não disponibilizou Recursos Públicos para uma urgência, é de uma crueldade imensurável. A população tem mais é que protestar mesmo. Tem que cada vez mais juntarem forças para buscarem uma mudança de prioridades da prefeitura. Nem que para isso seja necessário tirar do poder quem não está cumprindo o seu devido papel social? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário