Estudo revela que resposta cerebral a preços fora do esperado é quase imediata, a partir de impulso elétrico associado à ativação de áreas responsáveis por avaliação de recompensas e tomada de decisões
A descoberta ocorreu a partir de experimento com 65 participantes que viram imagens de celulares iPhone, Nokia e Xiaomi e, em seguida, os preços hipotéticos de cada um deles — cujos valores podiam estar acima, abaixo ou correspondentes ao do mercado. Depois, eles precisavam definir se as palavras “caro” ou “barato”, que apareciam na tela, correspondiam ou não ao preço fornecido.
Durante o experimento, a atividade cerebral dos indivíduos era registrada a partir de eletroencefalografia (EEG) e magnetoencefalografia (MEG) — exames que medem, respectivamente, a atividade elétrica e os campos magnéticos gerados pela atividade elétrica do cérebro e possibilitam, assim, o rastreio de mudanças no funcionamento dos neurônios.
Conforme explicitado por comunicado à imprensa, “as descobertas revelam que perceber preços significativamente diferentes do valor real de mercado desencadeia um forte sinal N400, um impulso elétrico no cérebro normalmente gerado quando confrontado com informações inesperadas”.
Embora descontos muito altos possam ser percebidos com certo ceticismo, os preços muito mais caros geraram resposta mais forte do que os muito mais baixos.
O retorno do cérebro também variou a depender da marca do produto: a faixa de preço que justificou o impulso N400 forte em relação ao celular Xiaomi foi maior do que a dos outros aparelhos. Segundo o estudo, isso poderia indicar que as pessoas não tinham uma compreensão clara o suficiente a respeito do valor real de mercado do produto.
De acordo com análises dos dados do MEG, a resposta rápida do cérebro ao perceber preços fora do ideal estaria associada à ativação do córtex frontal e do giro cingulado anterior — áreas responsáveis por avaliar recompensas e aprender com decisões passadas.
“Os resultados demonstram que, quando o preço não atende às expectativas, o cérebro reage quase instantaneamente”, afirma, no comunicado o pesquisador-chefe do estudo, Vasily Klucharev. “Isso significa que a percepção do valor de um produto é parte de mecanismos cognitivos automáticos que são ativados muito antes de um indivíduo tomar uma decisão consciente.”
(Com informações do Correio Braziliense)
NO DIA DA ESCOLA, NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA (15), POPULAÇÃO MARACANAUENSE CRITICA O ABANDONO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, QUE TEM UMA QUE MAIS PARECE UMA CHOUPANA
A Educação é uma das áreas essenciais da gestão pública. As escolas, onde cada vez mais as crianças e os jovens passam boa parte do seu tempo, deveriam receber toda a atenção da prefeitura, por exemplo. Em vez de ser gastos horrores com obras que não são prioridades, poderia construir muitas escolas Padrão MEC. Reformar, com frequência, todas as escolas. Podendo assim, sempre comemorar tudo isso, no dia da Escola (15 de março). É um absurdo que a gestão pública de Maracanaú abandone as escolas da Rede Municipal, pois recursos públicos tem demais, para até fazer com que Maracanaú proporcione uma escola pública que fosse grande referência entre as cidades das Regiões Metropolitanas do Nordeste. PORQUE EM 20 ANOS NO PODER, O GRUPO QUE AINDA PERMANECE NO PODER NÃO FEZ O QUE DEVERIA? Porque não é competente para administrar uma cidade com mais de 200 mil habitantes, e uma das que mais arrecadam no Estado. Com isso, parece que só teremos a educação pública que os maracanauenses tanto necessitam e desejam só em outro ciclo. O que está bem próximo, levando em conta que cada vez mais aumenta em milhares, o número de cidadãos/ãs que querem um novo ciclo. Pois subtende que outro grupo vai fazer o que mais é importante para a população, que com isso pode permanecer muito tempo gerindo a cidade. Desta forma, Maracanaú pode também se destacar no Ranking Nacional, com as melhores escolas públicas municipais, em vez de ser só escolas do interior do Estado. É possível um dia termos escolas bem estruturadas, refrigeradas, boa alimentação, professores e funcionários mais valorizados, com uma excelente conexão de internet e recursos didáticos. Com Educação Inclusiva, acessibilidade etc. Numa gestão municipal humanizada, empática, capacitada, tudo isso é realizado e ainda é possível ter muito recursos públicos para as outras áreas essenciais e ampliiação da infraestrutura da cidade. Porque quando se tem uma gestão pública que sabe gerir as áreas essenciais de uma cidade, esta é bem-vista pelas outras esferas públicas e o setor privado. Que todos vão querer ter parceria com este município. Cobrar, reivindicar e denunciar, muito, pode ser que a atual gestão municipal tente reparar seu erro e buscar trabalhar como deveria? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário