A banana é uma fruta climatérica, ou seja, continua amadurecendo depois da colheita devido à liberação do gás etileno. Esse processo ocorre principalmente pela extremidade do cacho. Felizmente, alguns truques simples ajudam a prolongar a vida útil da fruta e garantir que ela esteja sempre no ponto ideal para consumo.
Confira 7 dicas para conservar bananas por mais tempo
Veja truques práticos de como conservar bananas para não estragar e prolongar a vida útil da fruta.
1. Use plástico-filme no caule
A banana libera gás etileno pelo caule, para retardar esse processo, envolva o topo do cacho com plástico-filme ou fita adesiva. Se as bananas estiverem separadas, cubra a pontinha de cada uma.
2. Armazene em local fresco e arejado
Evite deixar as bananas expostas ao sol ou próximas a fontes de calor, pois isso acelera a maturação. O ideal é mantê-las em um ambiente fresco e seco, longe de outras frutas que também produzem etileno, como maçãs e tomates.
3. Separe as bananas maduras
Quando as bananas começam a amadurecer, liberam ainda mais etileno, o que pode acelerar o amadurecimento das demais. Para evitar que todas fiquem maduras ao mesmo tempo, separe as unidades que já estão no ponto ideal das verdes.
4. Guarde na geladeira para retardar o amadurecimento
Colocar bananas maduras na geladeira pode prolongar sua vida útil. A casca pode escurecer, mas a polpa interna permanece fresca e saborosa. Para evitar odores de outros alimentos, armazene em um recipiente hermético ou na gaveta de frutas e vegetais.
5. Congele para uso posterior
Se as bananas já estiverem muito maduras, congele-as para evitar o desperdício. Descasque, corte em pedaços e armazene em um saco plástico ou recipiente hermético no congelador. Assim, elas podem ser usadas posteriormente em vitaminas, bolos e sorvetes.
6. Utilize suco de limão para evitar oxidação
Caso precise armazenar bananas cortadas, evite que escureçam aplicando algumas gotas de suco de limão ou abacaxi. O ácido cítrico ajuda a reduzir a oxidação, mantendo a aparência e o sabor da fruta por mais tempo.
7. Armazene bananas-da-terra corretamente
Essa variedade é usada principalmente para cozinhar e requer cuidados específicos. Mantenha as bananas-da-terra em um local fresco até amadurecerem. Para acelerar o processo, coloque-as em um saco de papel junto com uma maçã ou tomate.
Dicas extras para evitar o desperdício
Com essas técnicas, é possível prolongar a vida útil da banana e evitar desperdícios desnecessários, veja:
se a banana escureceu por fora, verifique antes de descartá-la. Muitas vezes, a polpa ainda está em boas condições para consumo;
caso tenha muitas bananas maduras, utilize-as em receitas como pães, bolos ou panquecas;
(Com informações do Portal Jornal Estado de Minas)
#Artigo_Semanal_em_10_03_2025
TRADICIONAIS CARNAVALESCOS DE MARACANAÚ DENUNCIAM DESORGANIZAÇÃO DO DESFILE LOCAL, E ANUNCIAM QUE NÃO PARTICIPARÃO MAIS DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DE MARACANAÚ, DO QUAL FORAM IDEALIZADORES DO EVENTO DA PREFEITURA; DEPOIS DE ACUMULAREM ANOS E ANOS DE CONQUISTAS, NO CARNAVAL DE FORTALEZA
Uma cidade Polo Industrial que tem mais de 200 mil habitantes e que é uma das que mais arrecadam no Estado, dava para ser referência em gestão pública. Era para realizar uma festa de Carnaval, das mais excelentes da Região Nordeste, por exemplo, sempre investindo muito na cultura (mais com quem faz cultura da cidade e jamais valoriza mais quem é de fora). Só que a atual gestão municipal faz vergonha com muita incompetência e falta de empatia, o que manchou o aniversário de emancipação da cidade, quando completou 42 anos de existência, na última quinta feira (6 de março). É inexplicável a cidade não organizar direito um desfile de escola de samba. Prejudicando uma escola de samba que é papa títulos e conhecidíssima por viver ganhando o Carnaval, na capital do Estado. Impressionante que em quase tudo que o grupo que administra a cidade, por duas décadas, vai fazer não é bem-feito. Que era para ser, já que tem uma grande arrecadação. Agora, não sabemos quando vai parar isso, que eventos culturais na cidade que seja feito mais pela a população acaba deixando muito a desejar. Na gestão desse grupo, o negócio é valorizar quem é de fora. Gastando horrores no São João de Maracanaú, também com jogadores de futebol profissional, gastando os recursos públicos de um jeito como se a prefeitura fosse uma propriedade desse grupo que de 2005 para cá ainda não realizou um evento cultural histórico, percebe-se que tem uma geração, na cidade, que foram muito prejudicadas por não ter uma gestão pública que a contemplasse. Até quando a população maracanauense não poderá ter uma Cultura, digna da sua riqueza. de recursos públicos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário