No meio da multidão, ninguém pode se esquecer da segurança para curtir o Carnaval. Para aproveitar essa época com tranquilidade, o site Reclame Aqui listou os golpes mais comuns do Carnaval e dicas para os foliões aproveitarem as festas sem preocupações.
Quais são os principais golpes no Carnaval?
1) Golpe da maquininha: é uma fraude que ocorre durante pagamentos com cartão. Pode ser aplicada em qualquer estabelecimento, mas passa mais despercebida em locais movimentados como blocos de Carnaval, bares e restaurantes. O objetivo dos criminosos é sempre o mesmo: fazer o consumidor pagar mais do que devia e roubar seus dados bancários.
2) Aproximação indesejada: o golpe do cartão por aproximação explora a tecnologia NFC, que permite pagamentos rápidos sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha ou digitar uma senha. No caso mais comum, os criminosos se aproveitam a distração das pessoas no meio da multidão, passam maquininhas perto do bolso ou da bolsa e pronto: pagamento feito sem que se perceba!
3) Golpe do PIX: na época do Carnaval, o golpe mais comum usando o PIX é a criação de QR Codes falsos, que redirecionam o pagamento para contas de golpistas.
4) Roubo de celulares: durante o Carnaval, as ocorrências de roubo e furto de celular se intensificam. Quando os golpistas pegam o aparelho desbloqueado, eles conseguem explorar dados sensíveis armazenados no smartphone para ter acesso a aplicativos de bancos, carteiras digitais e redes sociais.
Como se proteger de golpes no Carnaval?
1) Use o aplicativo "Celular Seguro": a ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal permite emitir alerta para bloquear a linha telefônica, contas bancárias vinculadas e até o aparelho por meio do bloqueio do IMEI.
2) Guarde muito bem os pertences: celular no bolso de trás da calça no meio da muvuca não é o lugar mais seguro do mundo. O ideal é usar acessórios mais robustos, como pochetes ou doleiras, sempre voltados para a parte frontal do corpo. Lá guarde de forma mais segura o celular, o dinheiro, os cartões e a chave de casa.
3) Atenção ao usar cartões: muitos golpes estão ligados ao uso do cartão, como roubo de dados, troca de cartão, valor errado na maquininha, aproximação indevida e por aí vai. Apesar dos riscos, existem algumas medidas de segurança para evitar fraudes.
Para evitar a aproximação indevida, por exemplo, use capas de bloqueio NFC. E na hora de passar o cartão na na maquininha, nunca entregue o pertence ao vendedor e confira o valor digitado antes de inserir a sua senha. Além disso, nada de sair por aí sem conferir se o cartão que colocou no bolso é seu mesmo, combinado?
Outra dica importante é levar apenas o essencial na carteira. Isto é, evite andar com todos os cartões e uma grande quantia em dinheiro
4) Reforce a segurança dos apps de bancos: os golpistas aproveitam as informações que o próprio usuário deixa salvas no aparelho para acessar contas de forma indevida. Por exemplo: login automático no app do banco, senhas salvas no rascunho do e-mail, foto do cartão e imagens de documentos oficiais na galeria. Nesse contexto, vale desativar o login automático do app do banco, redes sociais e e-mail. Outra dica legal é configurar limites por transações e pagamentos no aplicativo do banco.
(Com informações do UOL)
#Artigo_Semanal_em_24_02_2025
ABSURDO! PREFEITURA DE MARACANAÚ SÓ CONSEGUE ATENDER 15 PESSOAS POR DIA, À QUEM BUSCA EMISSÃO DO NOVO DOCUMENTO DE IDENTIDADE; NA CIDADE QUE TEM MAIS DE 200 MIL HABITANTES E SE DESTACA NO ESTADO POR TER UMA GRANDE ARRECADAÇÃO ISSO É MENOSPREZAR A POPULAÇÃO
Percebe-se logo quando uma gestão municipal não trabalha corretamente, a partir do momento que não é realizado uma prestação de serviço da forma devida. De acordo com a necessidade da cidade e as condições que a Prefeitura tem. Não dar para ficar calado quando é realizada a emissão de um documento essencial só a 15 pessoas diariamente. Principalmente numa cidade de mais de 200 mil habitantes em que todas as pessoas tem que solicitar a emissão desse documento que é a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A sensação é de uma grande falta de compromisso da gestão municipal em não atender da forma devida a população. Porque não dá para compreender que a Prefeitura de Maracanaú não tenha condições de atender mais de 15 pessoas por dia que deseja obter a CNI. Que na verdade dava para a Prefeitura emitir muito mais e em muitos locais. Pois não dá nem para imaginar quantos anos a população de Maracanaú vai conseguir o seu novo documento, a depender da morosidade que vergonhosamente é praticada por uma cidade Polo Industrial que tem uma das maiores arrecadações do Estado. Até quando a gestão municipal de Maracanaú não vai atender da forma devida a população? Que geralmente todos os serviços públicos são muito insuficientes. Nos últimos 20 anos, a insatisfação só aumenta. Para onde se vira, tem gente sendo sacaneada, a palavra é essa, a não ter o atendimento devido. Da forma que se espera numa cidade que era para ter uma gestão municipal de boa referência. Contudo, o grupo que está no poder parece não ter empatia e competência para administrar uma cidade, que é uma das mais ricas do Estado. Enquanto continuar a perpetuação, de um grupo, no poder vai ser de mal a pior? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário