Já estamos quase no fim de janeiro, e se você ainda está com dificuldades para manter sua resolução de Ano-Novo, não desanime.
Um estudo recente da Universidade do Sul da Austrália revela que criar um hábito saudável pode demorar muito mais do que os tradicionais 21 dias que costumamos ouvir por aí.
A pesquisa, considerada a primeira revisão sistemática do gênero, descobriu que os novos hábitos podem começar a se formar em torno de dois meses, em uma média de 59 a 66 dias.
No entanto, para se tornarem realmente enraizados, os hábitos podem levar até 335 dias – ou quase um ano. Esse tempo pode variar significativamente de pessoa para pessoa, sendo um dado importante para profissionais de saúde e para quem busca melhorar a qualidade de vida de maneira duradoura.
É possível formar um hábito em três semanas?
O estudo, publicado na revista National Library of Medicine em dezembro de 2024, envolveu mais de 2,6 mil participantes e desafia a crença popular de que é possível estabelecer um hábito saudável em apenas três semanas.
O pesquisador Ben Singh, responsável pelo estudo, destaca que, ao contrário do que se pensa, “adotar hábitos saudáveis é essencial para o bem-estar a longo prazo, mas formar esses hábitos – e quebrar os não saudáveis – pode ser desafiador”, explicou ele em comunicado.
De acordo com Singh, é comum definirmos metas de saúde no início do ano, como reduzir o consumo de açúcar ou praticar mais atividades físicas, mas essas metas exigem mais paciência do que imaginamos.
O estudo mostrou que, apesar de a formação de hábitos começar em cerca de dois meses, os resultados podem variar, com pessoas levando de quatro dias até quase um ano para consolidar novas rotinas.
Fatores que influenciam a formação de hábitos
O estudo revelou ainda que existem diversos fatores que podem influenciar o sucesso na criação de hábitos saudáveis. A frequência com que praticamos a nova atividade, o momento do dia e o prazer que sentimos ao realizá-la podem desempenhar um papel fundamental.
Por exemplo, adicionar uma nova prática à sua rotina matinal aumenta as chances de sucesso, e a adesão é mais provável quando a pessoa gosta da atividade.
“Planejar e ter a intenção de completar um novo comportamento também pode ajudar a solidificar um novo hábito”, afirma Singh. Isso pode ser algo simples, como deixar as roupas de ginástica preparadas na noite anterior ou ter uma refeição saudável pronta na geladeira.
Embora o estudo indique que a mudança de hábitos é um processo mais longo do que se pensava, ele também ressalta que, com a prática constante e expectativas realistas, as pessoas podem alcançar suas metas de saúde.
Para alcançar o sucesso, a chave é se comprometer com a jornada, compreender que o processo exige paciência e celebrar os pequenos progressos ao longo do caminho.
(Com informações do Metrópoles)
#Artigo_Semanal_em_20_01_2025
POPULAÇÃO DE MARACANAÚ SOFRE MAIS AINDA, COM MAIS UM PERÍODO DE CHUVAS, DEVIDO A CIDADE ESTÁ CHEIA DE LIXO, PORQUE A PREFEITURA CONTRATOU EMPRESA QUE ATRASA SALÁRIO DOS GARIS
Um município Polo Industrial que é um dos que mais arrecadam no Estado tem que ser referência na gestão municipal. Pois, tem muitos recursos públicos, basta com competência realizar devidamente a sua função. Não deve ser negligente e deixar faltarem os serviços públicos essenciais, jamais. Em Maracanaú, o gestor municipal começa seu quarto mandato de forma que estar sendo muito criticado, e não é por menos. Deixar as ruas lotadas de lixo porque os Garis não recebem salário, é de uma falta de empatia muito grande para as famílias maracanauenses, que já sofrem muito com sérios problemas na cidade, por exemplo, o caos que fica às ruas no período de chuvas. Que em 2025 está mais grave essa situação, com tanto lixo a céu aberto para tudo que é lado. A PREFEITURA AGE ERRADO EM NÃO FAZER NADA E QUERER FUGIR DA SUA OBRIGAÇÃO AO COLOCAR CULPA NA EMPRESA DE LIMPEZA PÚBLICA, POIS NO MÍNIMO ERA PARA TER UMA FORÇA TAREFA URGENTE. Já que o acúmulo de lixo é muito perigoso para a população. Principalmente durante os meses de chuvas. Pois muita gente vai sofrer mais ainda com o caos na saúde pública municipal. Maracanaú que arrecada muito deve ter um planejamento para quando uma empresa contratada não prestar seus serviços, como deve ser, que seja logo colocado em prática um plano de emergência até que se normalize as coisas. Integrantes da gestão ficar colocando culpa na empresa e não resolvendo a situação o mais rápido possível, devia ter vergonha de fazer isso. Pois não tem ninguém bobo não, para acreditar que em Maracanaú não possa tomar uma providência emergente. Agora taí, a população correndo risco imenso de perderem vidas, pois para agravar mais ainda, a cidade está também no período de muitos casos de dengue. Até quando a gestão municipal maracanauense vai continuar deixando de fazer o que é essencial para os munícipes? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário