Por que algumas pessoas deixam tudo para depois e como superar essa atitude

Procrastinar é uma atitude comum e totalmente humana —aliás, é difícil encontrar quem não tenha adiado a realização de alguma tarefa pelo menos uma vez na vida

Segundo a psicologia, o ato de "deixar tudo para depois" está diretamente relacionado à procrastinação. Procrastinar é uma atitude comum e totalmente humana —aliás, é difícil encontrar quem não tenha adiado a realização de alguma tarefa pelo menos uma vez na vida.


Isso pode ocorrer por diversos motivos, como:


▪︎ Falta de motivação;


▪︎ Medo do fracasso ou de não fazer algo perfeitamente;


▪︎ Falta de confiança, o que inclui duvidar das próprias habilidades;


▪︎ Falta de organização ou planejamento;


▪︎ Reflexo da busca por prazer imediato, como ver TV, navegar nas redes sociais etc.


O problema é que, de forma rotineira e até mesmo contumaz, a procrastinação acaba produzindo vários problemas no trabalho, nos estudos e até na vida pessoal e familiar. Além disso, postergar certas atividades —em especial, as mais difíceis ou chatas— pode se tornar um padrão de comportamento e é uma mania que, em maior ou menor grau, afeta a saúde mental.


Aquilo que devemos fazer e não fazemos fica "martelando" em nossa cabeça, ocupando um espaço que deveria se incumbir de pensamentos produtivos e agradáveis. Para quebrar esse ciclo, o ideal é elaborar algumas estratégias de enfrentamento do problema. Eis algumas sugestões simples:


Reflita sobre os motivos

Identifique as razões profundas que levam ao adiamento da tarefa, como medo de errar, perfeccionismo, receio do julgamento dos outros, ansiedade ou autossabotagem. Ao reconhecer essas causas, será possível trabalhar nelas e ressignificá-las.


Priorize o que dá mais trabalho

O ser humano é hedonista, busca prazer e satisfação. Por isso, tende a começar pelas tarefas mais fáceis ou interessantes, adiando os desafios. No entanto, essa estratégia faz com que a tarefa difícil continue rondando a mente, gerando mais desconforto. Ao iniciar por algo entediante ou menos empolgante, você alivia esse peso mental, ganhando mais disposição para realizar o que realmente gosta. 


Saiba mais


(Com informações da UOL)



#Artigo_Semanal_em_06_01_2025

REVOLTANTE, EM MARACANAÚ, O AUMENTO DO NÚMERO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS E DE PESSOAS COM CONTRATOS TEMPORÁRIOS ATRAVÉS DO PROGRAMA QUALIFICA (QUE A PREFEITURA NÃO DISPONIBILIZA TODOS OS DIREITOS TRABALHISTAS)

Uma gestão municipal que "acaba ano, se inicia ano" não mostra uma mudança significativa. Parte da população fica é mais indignada ainda com ações de falta de empatia e respeito, dessa gestão, para com as pessoas humildes que mais necessitam dos serviços públicos. Uma gestão que aplica mais recursos em ações que não são prioridades para a maioria da população. Porque aumentar o número de Secretarias Municipais, sem melhorar o funcionamento das que já existem é de uma falta de dignidade  enorme para uma grande parcela da população, que sofre cada vez mais com a precariedade das áreas municipais da saúde, educação e assistência social. Como também das condições dos servidores públicos municipais. Quando, cada vez mais, esses são desvalorizados. SE NÃO BASTASSE A FALTA DE CONCURSO PÚBLICO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, o grupo que se perpetua na prefeitura de Maracanaú precariza mais cargos de trabalhadores contratados temporariamente. Que, nesta década,  estão sendo submetidos a um modelo de contratação de um programa chamado Qualifica, com praticamente nenhum dos direitos trabalhistas dos assalariados. Ou seja, está cada vez pior ser servidor público municipal em Maracanaú. Quando era para ter tido vários concursos públicos de 2005 para cá, durante este enorme tempo que um mesmo grupo administra a cidade.  Enfim, o grupo que administra Maracanaú, mostra mais ainda, como deixa muito a desejar. Agindo de uma forma como se a prefeitura fosse uma empresa, de sua propriedade. Sem escrúpulos sacrificando cada vez mais quem mais necessita e depende dos serviços públicos. E de um salário mínimo para sobreviver. Quando Maracanaú que deveria ser referência em gestão pública de excelência vai proporcionar à população uma vida digna de uma cidade Polo Industrial que mais arrecada no Estado? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários