Saiba como a convivência com os avós pode influenciar o comportamento e o desenvolvimento emocional das crianças, para o bem e para o mal.
Você já parou para pensar no impacto que os avós podem ter na formação de uma pessoa? Além das memórias carinhosas de tardes cheias de histórias, conselhos carregados de sabedoria e aquele bolo com cheiro de infância, a convivência com os avós pode moldar traços importantes da personalidade.
No entanto, a psicóloga cognitivo-comportamental Rejane Sbrissa destaca que esse vínculo, embora benéfico, pode gerar alguns desafios se não houver uma boa comunicação entre pais e avós sobre limites. Confira 8 comportamentos positivos e negativos que costumam surgir em pessoas criadas perto dos avós, com base na visão da especialista:
1. Bom desenvolvimento emocional
Os avós desempenham um papel essencial no desenvolvimento emocional dos netos, oferecendo carinho incondicional e criando um ambiente de afeto. Como explica Rejane: "A presença dos avós ajuda na construção de memórias afetivas e no fortalecimento dos vínculos familiares".
2. Confusão sobre limites
Um dos principais desafios apontados pela psicóloga é a possível confusão sobre as regras e limites. Como ela explica: "Os avós, por já terem criado seus filhos, tendem a seguir um modelo de criação diferente dos pais, o que pode gerar divergências nas abordagens educacionais". Isso pode fazer com que a criança fique confusa sobre o que é certo ou errado.
3. Valorização das experiências de vida
...
(Com informações do Terra.com)
#Artigo_Semanal_em_06_01_2025
REVOLTANTE, EM MARACANAÚ, O AUMENTO DO NÚMERO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS E DE PESSOAS COM CONTRATOS TEMPORÁRIOS ATRAVÉS DO PROGRAMA QUALIFICA (QUE A PREFEITURA NÃO DISPONIBILIZA TODOS OS DIREITOS TRABALHISTAS)
Uma gestão municipal que "acaba ano, se inicia ano" não mostra uma mudança significativa. Parte da população fica é mais indignada ainda com ações de falta de empatia e respeito, dessa gestão, para com as pessoas humildes que mais necessitam dos serviços públicos. Uma gestão que aplica mais recursos em ações que não são prioridades para a maioria da população. Porque aumentar o número de Secretarias Municipais, sem melhorar o funcionamento das que já existem é de uma falta de dignidade enorme para uma grande parcela da população, que sofre cada vez mais com a precariedade das áreas municipais da saúde, educação e assistência social. Como também das condições dos servidores públicos municipais. Quando, cada vez mais, esses são desvalorizados. SE NÃO BASTASSE A FALTA DE CONCURSO PÚBLICO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, o grupo que se perpetua na prefeitura de Maracanaú precariza mais cargos de trabalhadores contratados temporariamente. Que, nesta década, estão sendo submetidos a um modelo de contratação de um programa chamado Qualifica, com praticamente nenhum dos direitos trabalhistas dos assalariados. Ou seja, está cada vez pior ser servidor público municipal em Maracanaú. Quando era para ter tido vários concursos públicos de 2005 para cá, durante este enorme tempo que um mesmo grupo administra a cidade. Enfim, o grupo que administra Maracanaú, mostra mais ainda, como deixa muito a desejar. Agindo de uma forma como se a prefeitura fosse uma empresa, de sua propriedade. Sem escrúpulos sacrificando cada vez mais quem mais necessita e depende dos serviços públicos. E de um salário mínimo para sobreviver. Quando Maracanaú que deveria ser referência em gestão pública de excelência vai proporcionar à população uma vida digna de uma cidade Polo Industrial que mais arrecada no Estado? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário