Dormir ‘como um astronauta’ pode ajudar a combater a insônia; entenda a posição

Segundo especialista, objetivo é usar a gravidade a nosso favor


Mas aqui na Terra, a posição também pode ajudar as pessoas a dormir, segundo alguns especialistas. O médico britânico Tim Mercer, que tem especialização em Terapia Comportamental Cognitiva pela Universidade de Oxford, diz que essa ferramenta pode ser o segredo para banir a insônia e obter um descanso mais duradouro.

A técnica consiste em deitar de costas e elevar a cabeça e as pernas um pouco acima do nível do coração. A cabeça fica levantada ligeiramente, com os joelhos e cotovelos um pouquinho dobrados.

De acordo com Mercer, levantar a cabeça permite que as vias aéreas se abram e absorvam mais oxigênio durante o sono, o que também beneficiaria pessoas com problemas respiratórios, mesmo que um simples resfriado, ou aquelas que sofrem com refluxo.

A posição de dormir da NASA também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, já que em pé ou sentado, as veias das pernas precisam trabalhar contra a gravidade para mover o sangue de volta ao coração. Elevar as pernas permite que o sangue circule facilmente porque o corpo está trabalhando com a gravidade, em vez de contra ela.

Além disso, a posição tira a pressão dos músculos e articulações, induzindo sentimentos relaxantes de ausência de peso, o que melhora a qualidade e a quantidade do sono e reduz quaisquer sensações dolorosas.

Especialistas argumentam que esses fatores fazem com que você tenha menos vontade de mudar de posição enquanto dorme.

O sono em gravidade zero visa aliviar o estresse em todo o corpo. Seja com uma cama ajustável ou travesseiros extras, você pode conseguir isso elevando seus pés e cabeça acima do coração

(Com informações do O Globo)


#Artigo_Semanal_em_20_01_2025

POPULAÇÃO DE MARACANAÚ SOFRE MAIS AINDA, COM MAIS UM PERÍODO DE CHUVAS, DEVIDO A CIDADE ESTÁ CHEIA DE LIXO, PORQUE A PREFEITURA CONTRATOU EMPRESA QUE ATRASA SALÁRIO DOS GARIS

Um município Polo Industrial que é um dos que mais arrecadam no Estado tem que ser referência na gestão municipal. Pois, tem muitos recursos públicos, basta com competência realizar devidamente a sua função. Não deve ser negligente e deixar faltarem os serviços públicos essenciais, jamais. Em Maracanaú, o gestor municipal começa seu quarto mandato de forma que estar sendo muito criticado, e não é por menos. Deixar as ruas lotadas de lixo porque os Garis não recebem salário, é de uma falta de empatia muito grande para as famílias maracanauenses, que já sofrem muito com sérios problemas na cidade, por exemplo, o caos que fica às ruas no período de chuvas. Que em 2025 está mais grave essa situação, com tanto lixo a céu aberto para tudo que é lado. A PREFEITURA AGE ERRADO EM NÃO FAZER NADA E QUERER FUGIR DA SUA OBRIGAÇÃO AO COLOCAR CULPA NA EMPRESA DE LIMPEZA PÚBLICA, POIS NO MÍNIMO ERA PARA TER UMA FORÇA TAREFA URGENTE. Já que o acúmulo de lixo é muito perigoso para a população. Principalmente durante os meses de chuvas. Pois muita gente vai sofrer mais ainda com o caos na saúde pública municipal. Maracanaú que arrecada muito deve ter um planejamento para quando uma empresa contratada não prestar seus serviços, como deve ser, que seja logo colocado em prática um plano de emergência até que se normalize as coisas. Integrantes da gestão ficar colocando culpa na empresa e não resolvendo a situação o mais rápido possível, devia ter vergonha de fazer isso. Pois não tem ninguém bobo não, para acreditar que em Maracanaú não possa tomar uma providência emergente. Agora taí, a população correndo risco imenso de perderem vidas, pois para agravar mais ainda, a cidade está também no período de muitos casos de dengue. Até quando a gestão municipal maracanauense vai continuar deixando de fazer o que é essencial para os munícipes? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários