"Quando for iniciar o preparo, comece com a panela aberta. Vai subir uma espuminha, que você pode ir tirando com uma colher. Assim que parar de produzir espuma, tampe a panela e finalize o processo", diz Nutricionista
Quem nunca comeu um prato de feijão e depois ficou com gases? A culpa é do fitato, uma substância que dificulta o processo digestivo e está presente não só feijão como nas leguminosas em geral, incluindo grão-de-bico, soja, ervilha e lentilha.
Além disso, o feijão tem um tipo de carboidrato chamado oligossacarídeo, que não pode ser digerido completamente pelo nosso intestino, dando origem ao processo de fermentação e formação de gases. A boa notícia é que dá para evitar o desconforto abdominal com um truque simples.
A técnica, conhecida como "remolho", era algo recorrente na casa das avós. Basta deixar o feijão de molho de 12 a 48 horas antes de cozinhá-lo. Na hora de colocar na panela, descarte a água do molho e cozinhe com uma água nova.
Com esse processo, o grão se torna mais digerível e o fitato é eliminado, diminuindo as flatulências, conforme explica a nutricionista Thais Barca. "Quando for iniciar o preparo, comece com a panela aberta. Vai subir uma espuminha, que você pode ir tirando com uma colher. Assim que parar de produzir espuma, tampe a panela e finalize o processo", diz
Além de diminuir a formação de gases para quem for consumir o alimento, a prática também deixa o feijão menos duro, o que reduz o tempo necessário para cozinhá-lo.
Por que algumas pessoas têm mais gases depois de comer feijão?
Um dos fatores que justificam o fato de algumas pessoas formarem mais gases depois de comerem leguminosas é a sensibilidade gastrointestinal. "Há pessoas que são mais sensíveis na parte gastrointestinal e vão ter mais facilidade de produção de gases", explica a nutricionista.
Outro ponto a ser levado em consideração é a microbiota intestinal, nome que se dá aos trilhões de microrganismos que vivem em nosso intestino. Prática de atividade física, hidratação e alimentação são alguns dos fatores que podem influenciar a microbiota.
(Com informações da UOL)
#Artigo_Semanal_em_20_01_2025
POPULAÇÃO DE MARACANAÚ SOFRE MAIS AINDA, COM MAIS UM PERÍODO DE CHUVAS, DEVIDO A CIDADE ESTÁ CHEIA DE LIXO, PORQUE A PREFEITURA CONTRATOU EMPRESA QUE ATRASA SALÁRIO DOS GARIS
Um município Polo Industrial que é um dos que mais arrecadam no Estado tem que ser referência na gestão municipal. Pois, tem muitos recursos públicos, basta com competência realizar devidamente a sua função. Não deve ser negligente e deixar faltarem os serviços públicos essenciais, jamais. Em Maracanaú, o gestor municipal começa seu quarto mandato de forma que estar sendo muito criticado, e não é por menos. Deixar as ruas lotadas de lixo porque os Garis não recebem salário, é de uma falta de empatia muito grande para as famílias maracanauenses, que já sofrem muito com sérios problemas na cidade, por exemplo, o caos que fica às ruas no período de chuvas. Que em 2025 está mais grave essa situação, com tanto lixo a céu aberto para tudo que é lado. A PREFEITURA AGE ERRADO EM NÃO FAZER NADA E QUERER FUGIR DA SUA OBRIGAÇÃO AO COLOCAR CULPA NA EMPRESA DE LIMPEZA PÚBLICA, POIS NO MÍNIMO ERA PARA TER UMA FORÇA TAREFA URGENTE. Já que o acúmulo de lixo é muito perigoso para a população. Principalmente durante os meses de chuvas. Pois muita gente vai sofrer mais ainda com o caos na saúde pública municipal. Maracanaú que arrecada muito deve ter um planejamento para quando uma empresa contratada não prestar seus serviços, como deve ser, que seja logo colocado em prática um plano de emergência até que se normalize as coisas. Integrantes da gestão ficar colocando culpa na empresa e não resolvendo a situação o mais rápido possível, devia ter vergonha de fazer isso. Pois não tem ninguém bobo não, para acreditar que em Maracanaú não possa tomar uma providência emergente. Agora taí, a população correndo risco imenso de perderem vidas, pois para agravar mais ainda, a cidade está também no período de muitos casos de dengue. Até quando a gestão municipal maracanauense vai continuar deixando de fazer o que é essencial para os munícipes? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário