Excesso de tela e falta de rotina prejudicam sono das crianças; veja dicas para seu filho dormir melhor

Especialistas apontam que dormir mal pode afetar o desenvolvimento dos pequenos. Pais e responsáveis devem ficar atentos aos sinais de alerta

Todas as noites, Luna Carneiro Behrends e o marido, Jerônimo de Oliveira Loureiro, se revezam para colocar em prática o ritual que adotam com os filhos. Por volta das 21h, levam Caetano e Joaquim Behrends Loureiro, de cinco e oito anos, para o quarto e desligam todas as luzes. Depois, contam uma história, escutam um podcast ou uma música tranquila, fazem uma massagem nos pés, relembram as coisas boas do dia e desejam boa noite. Na visão do casal, a rotina garante que as crianças tenham um sono de mais qualidade.


Caetano e Joaquim dormiram com os pais apenas nos primeiros meses de vida. Depois, foram para o quarto que hoje dividem. Isso porque o casal sempre considerou importante que os filhos tivessem um espaço deles e criassem o hábito de dormir nas próprias camas.


— A questão do sono sempre foi algo importante para mim, que eu aprendi desde criança. Sempre tivemos esses rituais. Tanto eu quanto meu marido fazemos esse movimento com eles antes de dormir — relata Luna.


A mãe considera que o processo de sono tranquilo também envolve estar em contato com a natureza, gastar energia brincando durante o dia e ter uma rotina com horários fixos. Por isso, diariamente, todos vão para a cama entre 21h e 21h30min:


— Todo mundo acorda cedo aqui em casa, então vamos dormir cedo, porque eu e meu marido entendemos que é importante não só o horário de dormir, mas a duração do sono também. Os guris acordam às 7h15min. E eles poderem ter um espaço para correr e estar no meio da natureza acho que traz uma qualidade de vida para também poder ter um sono tranquilo.


Como Caetano e Joaquim passam o dia inteiro na escola gastando energia, os pais tentam reduzir as atividades mais agitadas no final do dia. Em casa, tomam um banho para “acalmar o corpo” e jantam por volta das 19h. A dupla não tem celular, mas pode ver televisão por, no máximo, duas horas por dia — sempre com supervisão para garantir que o conteúdo seja adequado para a idade.


Para Jerônimo, o sono de qualidade influencia no desenvolvimento físico e na saúde dos meninos:


— Percebemos que quando adoecem, têm uma recuperação muito rápida. Também há questões cognitivas, de pensamento, de resolução lógico, de matemática, de linguística. Eles são muito bem desenvolvidos e sem dúvida o sono contribui muito para esse processo de limpeza cerebral — acredita Jerônimo.


Veja mais 


#Artigo_Semanal_em_09_12_2024

POR QUE A POPULAÇÃO MARACANAUENSE, NA REDE SOCIAL DA PREFEITURA, DETONA O ANÚNCIO DA FASE FINAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE VIDEOMONITORAMENTO MUNICIPAL?

Em vez de ser um momento de comemoração, por parte da maioria da população, quando a Prefeitura divulgou a fase final de implementação de uma Central Integrada do Comando de Controle (CICC), que tem a gestão da Secretaria de Segurança Urbana, o que houve foi muitas críticas. Praticamente mão de 90,% das pessoas que comentaram a informação da Prefeitura, em sua página no Instagram, repudiaram esse acontecimento. As pessoas irritadas, em sua maioria, dizem que isso está mais para uma indústria da multa. As pessoas não acreditam que a prioridade é dar mais segurança à Cidade. Isso por ter ligação com o Departamento Municipal de Trânsito  (Demutran). A população diz mais que se o objetivo da Prefeitura é dar mais segurança a Cidade, porque está demorando muito convocar 120 aprovados no recente Concurso Público da Guarda Municipal. A população acredita que muito mais pessoas vão ser multadas, com essa ampliação do vídeomonitoramento na Cidade. O que vai prejudicar financeiramente muita gente. ÍSSO É UM EXEMPLO DE COMO A MAIORIA DA POPULAÇÃO NÃO APROVA ESSA GESTÃO MUNICIPAL, QUE SE MUITA GENTE NÃO TIVESSE DEIXADO DE IR ÀS URNAS, EM 2024, ESSA POSSÍVEL INDÚSTRIA DA MULTA NÃO ESTARIA SENDO AMPLIADA. A população maracanauense cada vez mais rejeita esse modelo de Gestão Municipal, em Maracanaú. Que se não bastasse os serviços públicos fundamentais cada vez mais deixarem a desejar, a Prefeitura parece só pensar em como arrecadar mais, tornando a vida financeira dos maracanauenses mais apertada ainda. Em vez disso, a população deveria ter um novo modelo de gestão com novos integrantes mais competentes e comprometidos com a Cidade. Que dessa forma fossem viabilizadas outras formas existentes de uma Prefeitura ter mais recursos públicos, para poder fazer mais coisas de maior necessidade da população. Será que ainda vamos ver isso nos próximos anos? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.




Comentários