Consumo de cafeína, álcool e o tabagismo são fatores que podem agravar o quadro.
Acordar com dor na mandíbula ou ter dores de cabeça frequentes podem ser sinais de bruxismo. Esse é um transtorno que se caracteriza pelo ato involuntário de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono, o que pode provocar seu desgaste e amolecimento.
Em casos mais severos, podem ocorrer também impactos ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). Entre as principais causas da condição, estão fatores genéticos, distúrbios do sono e quadros de estresse e ansiedade, além de problemas de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Além disso, o consumo de cafeína, álcool e o tabagismo são fatores que podem agravar a situação.
Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 30% da população mundial é acometida pelo bruxismo. No Brasil, esse número é ainda maior, podendo chegar a 40%.
"Como, na maioria das vezes, o bruxismo se manifesta durante o sono, a pessoa pode não perceber que sofre com o transtorno, mas alguns sintomas são bem característicos e podem indicar a necessidade de procurar um dentista", explica o dentista e embaixador da S.I.N Implant System, Sérgio Lago.
O especialista cita, entre os principais indícios, o desgaste ou achatamento dos dentes, sensibilidade dentária, dores na mandíbula e músculos faciais, dores de cabeça ao acordar e estalos e desconforto ao mastigar ou falar.
Impactos e tratamento
De acordo com o Sérgio Lago, embora não exista uma cura definitiva para o problema, é possível controlar a disfunção com uma série de cuidados e mudanças de hábitos.
“O tratamento ideal depende das causas e da intensidade do bruxismo, mas com acompanhamento adequado é possível controlar a condição e melhorar a qualidade de vida do paciente”.
- Placas de mordida: estes dispositivos protegem os dentes e evitam seu desgaste, permitindo um relaxamento muscular progressivo
- Terapias comportamentais: os problemas emocionais estão entre os maiores causadores do bruxismo, portanto, cuidar da saúde mental faz toda diferença
(Com informações do Portal Estado de Minas)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_25_11_2024
ATÉ QUANDO O GRUPO QUE ESTÁ A FRENTE DA PREFEITURA DE MARACANAÚ VAI PREFERIR APLICAR O RECURSO PÚBLICO, DA ÁREA DA CULTURA, EM ESCOLA DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO? E NÃO MUDAR A REALIDADE DE QUEM FAZ CULTURA EM MARACANAÚ? QUE PASSA PELO DESCASO TOTAL
Não basta uma cidade ter uma arrecadação e um orçamento estupendos, se quem administra não prioriza as necessidades e desejos da população. Pior ainda é quando um gestor age de uma forma provocante, para com uma grande parte da população da cidade. Quando mesmo sendo severamente criticado por ter feito algo inadmissível em um ano, o gestor repete no ano seguinte. Numa total falta de empatia com muitas famílias da cidade. Por exemplo, as pessoas já há um grande tempo sofrem por falta de medicamento nos postos de saúde, enquanto isso, o gestor municipal fica gastando dinheiro com escola de samba no Carnaval do Rio de Janeiro. Na verdade, são inúmeras áreas da gestão municipal que têm coisas a serem feitas para suprir em muitas necessidades da população. Áreas que esperam um montante financeiro, por exemplo, igual o que a Prefeitura de Maracanaú vai aplicar de novo em uma escola de samba do Rio de Janeiro, em 2025. PROVOCAR O MPCE, DENUNCIAR NA GRANDE IMPRENSA DO ESTADO E MANIFESTÁ-SE MUITO NAS REDES SOCIAIS, PODE PARAR ESSA FALTA DE COMPROMISSO DE APLICAR DA FORMA DEVIDA OS RECURSOS PÚBLICOS MARACANAUENSES. Assim, a população pode deixar de ver a grande contradição na gestão da cidade. Que, o gestor por um lado realiza cortes nas áreas essenciais, alegando que é para ter um maior controle nas contas públicas. Mas, pelo outro lado, fica gastando muito dinheiro com gente de fora: carnavalescos e jogadores de futebol (já que de novo, em 2025, deve liberar mais de R$ 1 milhão para o time profissional da cidade). A cidadania ativa maracanauense se fortalecendo, com mais gente agindo, é só questão de tempo para ter a gestão municipal que deseja e necessita. Pois, cada vez mais está mais próximo de um novo ciclo, na política maracanauense. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário