Dicas de como fazer uma lista de desejos para o ano novo

Organizar metas e desejos a serem cumpridos em 2025 pode ajudar na saúde mental

Ano novo vida nova? É comum que nesta época as pessoas busquem organizar metas para cumprir nos meses seguintes. Criar uma lista pode ser uma forma de ajudar a visualizar o que se quer alcançar, seja no campo pessoal, profissional ou até mesmo na saúde e bem-estar.


Para começar a montar uma lista própria para os seus desejos, “é importante refletir sobre o que você aprendeu no ano anterior”, diz Mayrla Pinheiro, psicóloga da Hapvida NotreDame Intermédica, à CNN. “Reserve um tempo para pensar sobre suas experiências, conquistas e desafios. Pratique a gratidão, escrevendo coisas pelas quais você é grata. Essa reflexão pode ajudar a criar uma mentalidade positiva e aberta para as oportunidades que o novo ano trará”, disse.


Depois disso, montar, literalmente, uma lista com as metas para o ano seguinte, pode te trazer até uma organização mental e ser benéfico a saúde psicológica.

“Comece sua lista de metas fazendo um brainstorming sobre o que você deseja alcançar. Pense em diferentes áreas da sua vida, como saúde, carreira, relacionamentos e desenvolvimento pessoal. Anote tudo o que vem à mente sem se preocupar com a viabilidade nesse momento. Depois, revise suas ideias e escolha aquelas que realmente ressoam com você e que são significativas”, aconselha Mayrla.


A profissional ainda indica que os tópicos mais importantes a se priorizar são as relacionadas ao bem-estar e felicidade. “Uma boa abordagem é usar a técnica chamada de Smart (que significa identificar se os desejos são específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais) para avaliar suas metas. Isso ajuda a garantir que suas prioridades estejam alinhadas com seus valores e desejos.”

Para se manter firme nas metas, é fundamental criar um plano de ação detalhado com etapas específicas a cumprir. “Estabeleça prazos realistas e use ferramentas visuais, como quadros ou aplicativos de acompanhamento de metas, para monitorar seu progresso. Além disso, compartilhe suas metas com amigos ou familiares para criar um sistema de apoio e responsabilidade”, ressalta a piscóloga.


Por fim, também é fundamental saber lidar com frustrações caso não se consiga alcançar exatamente tudo o que planeja. “Isso é uma parte natural do processo de crescimento. Quando uma meta não é atingida, reflita sobre o que pode ter dado errado e veja isso como uma oportunidade de aprendizado. Ajuste suas expectativas e esteja aberta a revisar suas metas quando necessário; isso não significa desistir, mas sim ser flexível. Pratique a autocompaixão e lembre-se de que cada passo conta na sua jornada”, conclui Mayrla Pinheiro.


(Com informações do CNN Brasil)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_30_12_2024

NA PUBLICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DE CERIMÔNIA DE POSSE DO PREFEITO, POPULAÇÃO MARACANAUENSE TRANSFORMA EM MURO DE LAMENTAÇÕES, DEPOIS QUE AS CUIDADORAS DAS CRIANÇAS E MERENDEIRAS DAS ESCOLAS FORAM DEMITIDAS; E TAMBÉM CONTRA A SUBSTITUIÇÃO DE CONTRATAÇÕES DE SERVIDORES TEMPORÁRIOS  PELA CONTRATAÇÕES DO PROGRAMA QUALIFICA (QUE NÃO PAGA TODOS DIREITOS TRABALHISTAS)

Mais pessoas em Maracanaú vão sofrer na pele “o continuísmo” de um modelo de gestão municipal, de quem mora fora e não está nem aí com os trabalhadores temporários da prefeitura. Que está há duas décadas no poder, o grupo continua cada vez mais sufocando a  maioria da população, constituída por quem mais necessita de serviços públicos com a devida qualidade que em uma cidade que mais arrecada no Estado pode proporcionar aos munícipes. Por isso, a população nem entusiasma com a posse de mais um mandato desse grupo que, percebe-se, que só está ainda no poder, porque no último mês de outubro, o eleitorado e a classe política oposicionista se dividiram. Que acabou desagradando muitos eleitores que preferiram anular votos, votarem em branco e se absterem da votação. Agora o que resta é se manifestar mesmo, nos momentos oportunos. Além de denunciar e reinvidicar. Porque dessa maneira quem está no poder vai ter que repensar seu modelo de gestão, que não consegue resolver as principais demandas da população, ou vai ter que cair fora, para se ter um novo ciclo com um líder da cidade mesmo. Que além de ser capacitado demonstre que gosta muito de Maracanaú, onde mora há décadas, e estar com muita vontade de reconstruir a gestão municipal que o povo maracanauense tem o direito de ter, mas há décadas perderam muito, a não ser prioridade como deveria. Sabe né que para acontecer isso é só questão de tempo? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários