Soft skills: quais são as 17 habilidades socioemocionais mais buscadas por empregadores (e como aprimorá-las)

São vários atributos pessoais que facilitam a colaboração e o relacionamento com os demais.


As empresas sempre buscam pessoas que, além de possuir competências técnicas e profissionais, tenham também habilidades socioemocionais que são desenvolvidas ao longo da vida, as chamadas soft skills, em inglês.


São vários atributos pessoais que facilitam a colaboração e o relacionamento com os demais. Esses atributos estão intimamente relacionados ao comportamento humano e à inteligência emocional, o que permite que executivos, líderes ou administradores de empresas gerenciem suas próprias emoções e influenciem positivamente as pessoas, evitando ser um líder que pode ofuscar o desempenho profissional.


Estas competências são difíceis de medir, mas o seu impacto e benefícios são reais nas empresas.


Afinal de contas, o mundo empresarial está sujeito a constantes mudanças e à necessidade de adaptação ao que o mercado exige.


Para descobrir o que empregadores querem em termos de competências interpessoais, nós analisamos plataformas como Linkedin, Even, OCC, Computrabajo e o governo do México.


Segundo a nossa análise, estas são as que mais se repetiram nas ofertas de emprego na área empresarial:


  • Liderança. Saber direcionar um grupo de maneira positiva.


  • Inteligência emocional. Conseguir conhecer pessoas e interagir com elas para melhorar seu relacionamento e habilidades de comunicação.


  • Pensamento crítico e estratégico. Argumentar criticamente as decisões que são tomadas para conduzir a empresa a um plano estratégico.


  • Criatividade e inovação. Inovar e ser criativo nos processos de melhoria contínua.


  • Ética profissional. Reflexo do comportamento, princípios e integridade da pessoa.


  • Comunicação eficaz. Transmitir ideias e conhecimentos de forma clara e simples, podendo ser verbal ou escrita.


  • Trabalho em equipe. Disposição para trabalhar com um grupo de pessoas para alcançar um objetivo comum.


  • Resolução de problemas ou conflitos. Saber analisar e avaliar soluções para imprevistos de forma organizada e metódica.


  • Adaptabilidade. Você deve ser uma pessoa flexível e receptiva para se ajustar efetivamente a novas circunstâncias.


  • Gerenciamento de tempo. Saber organizar o tempo de forma eficiente usando ferramentas ao planejar e maximizar a produtividade do negócio.


  • Negociação. É a capacidade de chegar a um acordo mútuo entre duas partes sobre questões de interesses divergentes para obter benefícios comuns.


  • Empatia. Capacidade de compreender e responder às exigências das equipes de trabalho e do mercado.


  • Orientação ao cliente. Focar nas necessidades e expectativas dos clientes, criando valor agregado aos produtos.


  • Cumprimento de metas. Capacidade de atingir metas de acordo com o planejamento, execução e monitoramento de ações estratégicas.


  • Mentoria e coaching. Capacidade de orientar e aconselhar pessoas com menos experiência a melhorar seu desempenho na superação de obstáculos.


  • Proatividade. Saber antecipar problemas ou necessidades e tomar a iniciativa de agir e gerar mudanças imprevistas assumindo um papel ativo.


  • Responsabilidade e honestidade. Cumprir as obrigações e deveres atribuídos de forma transparente, sincera, íntegra e sem erros.

É possível demonstrar essas habilidades?


Veja mais 


(Com informações do BBC News Brasil)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_04_11_2024

EM CIDADE QUE HÁ DÉCADAS NÃO TEM CONCURSO PÚBLICO PARA TODOS OS  CARGOS, E POR ÍSSO É DETONADA PELA A POPULAÇÃO, EM MAIS UM DATA COMEMORATIVA DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO; O QUE REFLETIR NESSE MOMENTO?

Em uma cidade da Região Metropolitana, Maracanaú, que está entre as caçulas do Estado, repleta de pessoas que nasceram em outras cidades e que passam mais tempo fora: trabalhando, estudando, curtindo a vida, podem inconscientemente não dá muita importância para a gestão política da sua cidade. Isso, porque não existe o bairrismo (prática de defender com entusiasmo os interesses do seu bairro ou da sua terra), para político que mora fora, que percebe-se que seus interesses políticos estão em primeiro lugar, isso "é um prato cheio". TUDO ISSO PODE OCASIONAR A NÃO EXISTÊNCIA DE CONCURSO PÚBLICO, PORQUE AS PESSOAS NÃO PRESSIONAM, DA FORMA DEVIDA. O grupo político aproveita para adotar a ocupação das vagas abertas no serviço público como moeda de troca. A cidade cheia de gente de fora, esta pode não está nem aí com esse agravante. Dessa forma, o grupo político aproveita para  encher a prefeitura de servidores públicos por indicações políticas. Esses também abrem mão de salários adequados, direitos trabalhistas e previdenciários. Oportunizando ao grupo político que administra a cidade ter "mais poder de fogo" para ganhar muitas eleições, mesmo estando abaixo da crítica. A CADA DATA COMEMORATIVA DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO, a população de Maracanaú a medida que o tempo vai passando toma mais consciência de que estar sendo surrupiada por quem se perpetua no poder municipal, não deixando passar a oportunidade de "botar a boca no trombone". O que refresca a memória e conscientiza mais gente, que começa a se acordar, para engrossar mais ainda a fileira de quem quer um novo ciclo e rumo na Prefeitura. ISSO PODE SER COMEMORADO, porque a tendência é que Maracanaú vai ter servidores públicos mais valorizados e concursados. O que faz toda a cidade ter mais qualidade de vida, com servidores públicos mais motivados proporcionando melhores serviços públicos. Por exemplo, oferecendo um excelente atendimento, que é uma das coisas que mais a população é carente. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários