Se você consegue andar rápido, provavelmente correrá rápido

Tentar aumentar o número de passos pode resultar em passadas mais curtas e vice-versa. E a decisão de apostar mais no comprimento ou na frequência dos passos depende de cada indivíduo


 cada quatro anos, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos oferecem a oportunidade de observar o que o corpo humano é realmente capaz de fazer. Atletas no auge das suas habilidades realizam feitos que a maioria de nós só consegue repetir em sonhos.


As competições mais fascinantes talvez sejam as disputas na pista de atletismo, entre os atletas mais rápidos do mundo. Afinal, poucos esportes oferecem uma comparação tão clara do desempenho pessoal de cada um, correndo lado a lado.


"A questão das corridas de velocidade é que você tem a sua própria pista", segundo a atleta Eilidh Doyle, especializada nos 400 metros rasos e com barreiras. Ela ganhou a medalha de bronze para a Grã-Bretanha no revezamento 4x400m, nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.


"Não é como os 1500 metros, quando a tática das pessoas pode influenciar você diretamente. Você basicamente fica na largada e diz 'sei qual é o plano e vou executar porque ninguém pode me atrapalhar'."


As corridas se baseiam em uma equação muito simples: a velocidade é igual ao comprimento do passo multiplicado pela sua frequência.


"Ou você dá passadas mais longas, ou passos mais rápidos. É o básico que você pode fazer", explica o pesquisador de biomecânica, resistência e condicionamento Sam Gleadhill, da Universidade do Sul da Austrália.


“Mas a questão é que, se você aumentar uma dessas variáveis, não vai querer reduzir a outra."


Tentar aumentar o número de passos pode resultar em passadas mais curtas e vice-versa. E a decisão de apostar mais no comprimento ou na frequência dos passos depende de cada indivíduo.


Mesmo entre os corredores de elite, existem diferenças significativas entre as técnicas adotadas pelos atletas.


"Até na final olímpica dos 100 metros rasos, haverá diferentes técnicas entre os corredores", segundo Gleadhill.


“Atletas como Christian Coleman são muito fortes e musculosos e se projetam à frente do bloco. Eles aceleram por muito tempo, ficam muito abaixados em relação à pista e dão passos mais curtos. Já outros, como [Usain] Bolt, são mais altos ou têm o comprimento das pernas um pouco maior – por isso, eles dão passos mais longos."


Bolt atinge sua velocidade, principalmente, com o comprimento dos passos e a força de reação do solo, que é a força produzida ao atingir o chão e que aumenta o comprimento da passada.


Na prova em que Bolt estabeleceu o recorde mundial dos 100 metros rasos, de 9,58 segundos, sua passada mais longa atingiu 2,872 metros.


As evidências não são totalmente conclusivas, mas pesquisas indicam que a frequência dos passos exerce mais influência sobre a velocidade de corrida das mulheres. E, entre os homens, o comprimento da passada é o mais importante.


Veja mais


(Com informações do G1)


#Artigo_Semanal_em_11_11_2024

PARTE DA POPULAÇÃO QUE AGORA PASSA MESES PARA RECEBER A CARTEIRA DE IDENTIDADE NA CASA DO CIDADÃO, EM MARACANAÚ, ESTAR SENDO MUITO PREJUDICADA, POR NÃO RESOLVER ASSUNTOS PESSOAIS URGENTES; PORQUE NÃO DÃO PREFERÊNCIA NEM AOS IDOSOS?

Uma cidade que sabe-se que têm condições de prestar melhores serviços públicos não faz isso porque existe um "modus operandis" que percebe-se que só para quem é conhecido/a de alguém da gestão municipal consegue ser beneficiada, em detrimento de grande parte dos munícipes. Desrespeitando até as pessoas idosas que podem perder benefícios do INSS, por demorar meses para receber uma carteira de identidade, solicitada na Casa do Cidadão em Maracanaú. Dar para suspeitar que houve fura-fila, nos últimos meses, por conta das eleições municipais. Devido notarmos que em Maracanaú acontece muito de pessoas serem beneficiadas pelos amigos e aliados que compõem a gestão municipal. Com isso, não dá para duvidar que muita gente foi beneficiada ao receber  logo a carteira de identidade na Casa do Cidadão, em detrimento da maioria das pessoas que esperam meses para ter o seu documento de identificação em mãos. QUEM ESTAR SENDO PREJUDICADO DEVE SOLICITAR AJUDA A IMPRENSA, E ATÉ MESMO PROCESSAR A CASA DO CIDADÃO POR CONTA DA GRANDE DEMORA PARA RECEBER, PRINCIPALMENTE QUEM CORRE O RISCO DE PERDER BENEFÍCIOS SOCIAIS. Pois é inaceitável que as pessoas demorem meses para receber um documento, sem estas terem sido avisadas que ia demorar tanto. Porque aí muitas pessoas teria procurado outro lugar para poderem receber mais rápido. Principalmente quem necessita "para ontem" receber seu documento. Até quando em Maracanaú o serviço público vai deixar muito a desejar? Até mesmo que é do Estado, que  deveria ser uma exceção. Só que não. E agora que depois de quase duas décadas, o grupo político que se perpetua na prefeitura, no mesmo periodo,  resolveu se aliar ao Estado para ganhar "sobrevida" política, deve "esculhambar" tudo que é atendimento nos serviços públicos realizados pelo Estado, em Maracanaú. Agora, isso pode ser minimizado com a população reagindo nas redes sociais e imprensa. Também se engajando para protestar nos devidos locais na cidade. Ao contrário, o que é ruim vai ficar pior. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.



Comentários