O que o famoso cafezinho de todo dia tem a ver com a saúde da coluna?

Ortopedista explica como o consumo moderado ou em excesso de café pode impactar a coluna de diversas formas



Horas de trabalho no computador, posturas inadequadas, levantamento de pesos de forma incorreta e a execução inadequada de exercícios físicos podem prejudicar a saúde da coluna. Muitas vezes,  só quando dores ou incômodos surgem, afetando as atividades cotidianas, a importância de cuidar dessa estrutura óssea é lembrada. Manter a coluna saudável é fundamental para garantir mobilidade e qualidade de vida. Mas, afinal, o que isso tem a ver com o café?


Hábitos diários impactam a saúde da coluna e até o cafezinho consumido todos os dias pode ser um deles. Muitas pessoas não sabem, mas o café, quando consumido com moderação, pode ter uma relação interessante com a saúde da coluna. "O café, de forma controlada, apresenta benefícios anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir inflamações na coluna", explica o ortopedista do esporte, cirurgião e especialista em coluna, Alexandre Guedes.


Café e coluna: três razões para consumir com moderação

Efeito anti-inflamatório: "Quando consumido moderadamente, o café atua como um anti-inflamatório, contribuindo para diminuir inflamações que podem afetar a coluna", afirma Alexandre.

- Potencialização de medicamentos: o café pode aumentar a eficácia de medicamentos como ibuprofeno e paracetamol, que são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. "Essa combinação pode ser útil no tratamento de dores nas costas", acrescenta o especialista


- Aumento do fluxo sanguíneo: O consumo moderado de café pode facilitar a circulação, ajudando na recuperação dos discos intervertebrais. "Um fluxo sanguíneo melhorado é fundamental para a saúde da coluna", destaca Alexandre.


Por outro lado, o excesso de café pode trazer desvantagens. "Consumir muito café pode tensionar os músculos, prejudicando a coluna, e agir como um diurético, desidratando os discos intervertebrais que precisam de água para se manter saudáveis", alerta.


Além disso, a cafeína em excesso pode impactar a qualidade do sono, um fator crucial para a recuperação da coluna. A recomendação é limitar o consumo a até 400 mg de cafeína por dia, o equivalente a três ou quatro xícaras de café.

Dores na coluna: como saber se você precisa de ajuda médica?


É claro que apenas consumir café não vai ser o suficiente para impedir que problemas com a coluna aconteçam. É preciso estar atento aos sinais de que algo pode estar errado com a coluna, o que vai variar conforme a gravidade da lesão.

"Sintomas como dor intensa nas costas, dormência, fraqueza muscular, dificuldades para andar ou perda do controle da bexiga e do intestino são alarmantes", reforça Alexandre. Se houver suspeita de lesão, especialmente após um acidente ou queda, é indicado buscar assistência médica imediatamente.

(Com informações do Portal Online)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_21_10_2024

PREFEITURA DE MARACANAÚ VAI CONTINUAR PROVOCANDO UMA  TEMPERATURA ALTA, AO COMPRAR UMA USINA DE ASFALTO, EM VEZ DE PAVIMENTAR AS RUAS COM OUTRO MATERIAL; JÁ QUE EM DIA MUITO ENSOLARADO, O ASFALTO PODE ATINGIR 70 GRAUS

Em um momento na história que a temperatura ambiente estar cada vez mais alta, trazendo enormes problemas os seres humanos, a gestão pública tem o dever de evitar que o dia a dia fique mais quente ainda. Evitando certas situações, por exemplo, continuar usando só o asfalto tradicional para asfaltar as ruas. Hoje em dia existem diversos matérias que são alternativas para ser usados na pavimentação das ruas. Com isso, uma prefeitura pode evitar que uma cidade tenha uma temperatura mais alta ainda. Que percebemos o caos que é ocasionado. A população está sofrendo muito com a sua cidade sendo mais quente ainda, porque a gestão municipal continua asfaltando-as de uma forma arcaica. O GRUPO QUE ESTÁ HÁ DÉCADAS NO PODER MUNICIPAL MARACANAUENSE AINDA NÃO APRENDEU A INOVAR NA GESTÃO OU É POR FALTA DE EMPATIA E HUMANIDADE? Parece que são as três coisas e muito mais. Isso e em qualquer outra cidade que ainda não faz o básico para combater o grande calor. Que a não tomar a atitude, mesmo que gaste mais, para evitar que as pessoas tenham problemas de saúde, é antiético também. Falta de competência também, que não percebe que é um absurdo as ruas ainda seja uma das fontes que mais deixa a população desconfortável com muito calor. E muita gente adoecendo muito, principalmente por problemas respiratórios. Mais ainda em cidades que a saúde pública sempre deixou muito a desejar. Que um grupo mesmo com 20 anos no poder, e numa cidade que é uma das que mais arrecadam no Estado, não dar as condições ideais para as Unidades de Saúde cuidarem melhor da população. A população de Maracanaú deve procurar  saber porque a atual Gestão Municipal não pensa no melhor para população? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



Comentários