Dia dos Professores é feriado nacional? Entenda a origem do 15 de outubro

Descubra a origem do feriado escolar, celebrado no dia 15 de outubro


No dia 15 de outubro é comemorado o Dia dos Professores no Brasil e, apesar de não ser um feriado nacional, é uma data importante no calendário escolar, que visa prestar homenagem a uma profissão de valor imensurável para a sociedade. Mesmo não sendo feriado para a maioria dos trabalhadores, no meio educacional as escolas têm o direito de decidir se decretam o dia como livre ou não. 


Muitas escolas públicas e particulares optaram por já começar com as celebrações a partir desta segunda-feira (14), ao adotarem este dia como ponto facultativo. Outras preferiram esperar pelo dia 15. O fato é que a programação regular do calendário letivo deve voltar apenas na quarta-feira.


Origem

Para muitos brasileiros, o Dia dos Professores pode parecer só mais um dia comum na rotina, mas a origem da data está marcada na história desde o período do Brasil Imperial. Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, imperador do Brasil, baixou um decreto que democratizou o ensino. A partir do primeiro artigo da Lei de 15 de outubro, foi determinado que os meninos tivessem acesso a leitura, escrita, operações básicas de cálculo e noções de geometria. As meninas, até aquele momento, ainda tinham o acesso negado.


Mais de 100 anos depois, em 1947, o professor paulista Samuel Becker e um grupo de amigos educadores, cansados devido ao extenso segundo semestre letivo, sugeriram que o dia 15 de outubro, tendo como base o decreto de Dom Pedro I, se tornasse um feriado para homenagear os professores e também dar a eles uma “folga”. A sugestão contou com forte adesão de docentes e estudantes do país inteiro, e com isso, alguns anos depois, em 14 de outubro de 1963, a data foi oficializada, pelo Decreto Federal 52.682, como feriado escolar. 


(Com.informações do Correio Braziliense)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_07_10_2024

MAIS DA METADE DO ELEITORADO DE MARACANAÚ DEMONSTROU, NAS ELEIÇÕES 2024, QUE ESTÁ CANSADA DE  SER GOVERNADA PELO GRUPO QUE ESTÁ HÁ MUITO TEMPO NA PREFEITURA, E PORQUE NÃO TEREMOS "UM NOVO TEMPO" LOGO A PARTIR DE 2025?

Contra o princípio "Início, meio e fim" não tem como se livrar. Uma cidade que mais da metade do seu eleitorado, de acordo com o TSE, não quer mais um grupo que há muito tempo no poder deixa cada vez mais a  desejar. Cada vez mais vota contra e/ou nem vai votar, porque não se sente representada por nenhum candidato/a. Em Maracanaú de cada 100 eleitores, 51 não votam de jeito nenhum no grupo que ainda vai continuar no poder municipal. Percebe-se que quando o Chefe do grupo não puder mais se candidatar, haverá a tão esperada alternância de grupo político na prefeitura. Porque também será o tempo que vai surgir novas lideranças, entre os 90.968 eleitores (51%) que não quiseram votar no continuismo. Deve ser muito mais de 177.944 eleitores, levando em conta que a cada pleito tem um aumento, e dentre os novos eleitores, terão quem vai querer caras novas, sangue novo, ideias novas, enfim sem um passado desgastado. Porque se um grupo passa décadas comandando uma Prefeitura e a saúde, educação, segurança, mobilidade, transporte público, lazer, oportunidades para a juventude, políticas públicas para os idosos, esporte, cultura, etc deixa muito a desejar, estando um caos as áreas mais essenciais? NÃO FOI PRA SER DESSA VEZ, DEVIDO OS 90.968 ELEITORES DE MARACANAÚ (UMA PARTE NÃO TER IDO VOTAR, OUTRA PARTE TER VOTADO EM BRANCO E NULO, OUTRA TER SE DIVIDIDO EM DUAS CANDIDATURAS); SE HOUVESSE 2° TURNO, PODERIAM TER CONFIADO MAIS QUE JÁ DARIA PARA VENCER NA ELEIÇÃO DE 2024 E TINHAM DECIDIDO NÃO ADIAR A GRANDE MUDANÇA. Agora o grande desafio para mais da metade do eleitorado (51%) de Maracanaú é: fiscalizar, cobrar, denunciar, exigir, etc com isso pode ser que a atual Gestão Municipal não piore muito mais. Também esses 90.968 eleitores que ganham cada vez mais maturidade resolvam aderir um novo líder de verdade que deve estar disponível para quando chegar a hora certa de um novo tempo em Maracanaú, que já é avistado. Pois, está cada vez mais próximo da maioria dos maracanauenses ter seu desejo e a necessidade contemplado (a). MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários