Como a ansiedade age no organismo: cinco mitos e cinco verdades

 Quando intensificada, ansiedade pode impactar a saúde mental e física, afetando o bem-estar geral.




A ansiedade é uma resposta natural do corpo frente a situações de estresse e perigo. No entanto, quando intensificada, pode impactar a saúde mental e física, afetando o bem-estar geral. Com o ritmo acelerado da vida moderna e as constantes demandas, cada vez mais pessoas sentem os efeitos da ansiedade no corpo e na mente. Para desmistificar essa condição e orientar sobre como lidar com ela, a nutricionista, coordenadora do Science Hub Puravida, Priscila Gontijo, alerta para os impactos da ansiedade e a importância de buscar ajuda.


Como a ansiedade age no organismo


 

A ansiedade ativa o sistema nervoso simpático, liberando hormônios como o cortisol e a adrenalina, que preparam o corpo para uma resposta de luta ou fuga. Isso pode resultar em aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, respiração rápida e superficial, além de tensão muscular. Essas reações são naturais, mas, quando contínuas, podem sobrecarregar o corpo e causar problemas de saúde a longo prazo, como explica Priscila Gontijo.



"A ansiedade afeta não só a mente, mas também o corpo, de maneira sistêmica. O excesso de cortisol no organismo pode interferir na digestão, no sono e até na regulação do apetite, o que agrava ainda mais o quadro de estresse", elucida.


- Ansiedade é apenas um estado mental

Mito. Ansiedade não se limita à mente. Provoca reações físicas como taquicardia, sudorese e tremores, impactando diretamente a qualidade de vida.


- Ansiedade é sempre negativa

Mito. Em níveis moderados, a ansiedade pode ser uma força motivadora e uma resposta natural a situações desafiadoras, ajudando o corpo a se preparar para enfrentar o estresse


,- Somente pessoas fracas têm ansiedade

Mito. A ansiedade não discrimina. Pessoas de todas as idades e personalidades podem experimentar ansiedade. Fatores genéticos e ambientais podem desencadeá-la.


- A ansiedade desaparece sozinha

Mito. Sem tratamento adequado, a ansiedade pode se agravar. É importante buscar formas de gerenciamento, como terapia, meditação e suporte nutricional.


Cinco verdades

- Ansiedade pode impactar a saúde digestiva

Verdade. "O sistema digestivo é diretamente afetado pelo estresse e pela ansiedade. O excesso de cortisol pode interferir na produção de ácidos digestivos e levar a sintomas como azia, refluxo e síndrome do intestino irritável", afirma Priscila.


Veja mais 


(Com informações do Portal Estado de Minas)


#Artigo_Semanal_em_28_10_2024

ELEIÇÃO 2024, NA CAPITAL CEARENSE, DEMONSTRA PARA MARACANAÚ QUE GRUPO POLITICO DESGASTADO, PELO TEMPO, SE QUISER PASSAR MAIS UM TEMPO NO PODER VAI TER QUE TRAZER, PARA O GRUPO, LIDERANÇA PROMISSORA; NADA MAIS DE CACIQUE OU SEU AFILHADO (COMO EM CAUCAIA E SOBRAL TAMBÉM) QUERER CONTINUAR A PERPETUAÇÃO DE UM GRUPO POLITICO POR MAIS DE 25 ANOS, EM ALGUNS CASOS

A política é dinâmica mesmo, porque as mudanças surgem no devido momento, que não tem como trapaceá-las. Como tem grupos políticos que tentam isso para não sair do poder.  Querendo evitar a alternância no poder, esta que é fundamental na prática da democracia. A eleição de 2024 demonstrou isso, em cidades populosas do estado do Ceará. Esses municípios são exemplos para os outros que necessitam e aspiram uma grande mudança na política local. Que venha um novo ciclo para uma “renovação das caras” que administram muitos municípios no Ceará, por exemplo, Maracanaú. DE ACORDO COM O QUE ACONTECE EM UM MOMENTO  HISTÓRICO, MARACANAÚ DEVE TER ALTERNÂNCIA DE GRUPO POLÍTICO, SÓ QUANDO O ATUAL LÍDER NÃO TER MAIS A MAIORIA DO ELEITORADO AO SEU LADO? OU ESTE NÃO TER MAIS CONDIÇÕES DE SER GESTOR PÚBLICO? É o que parece,  "pelo andar da carruagem".  Porque acontece de uma liderança política ter seu reinado por décadas. Até quando o inevitável acontece, emerge um novo momento político, por exemplo numa cidade. Para a população ter a oportunidade de conseguir o que deixou de ter, durante décadas. No caso de Maracanaú, quase sempre em 20 anos, a gestão municipal deixou de ter uma  parceria com o governo estadual e federal. Maracanaú por conta de estar, em segundo plano, nos interesses do chefe do grupo político que administra a cidade desde 2005, percebemos quanto é notório que, por décadas, Maracanaú foi usada como trampolim político. Mas, o chefe político em questão não obteve êxito. Enquanto isso, deduz-se perdas irrecuperáveis, como R$ Centenas de milhões não investidos e aplicados na cidade, que deixaram de vim do Estado e da União em 20 anos.  E uma geração perdida, por não ter a cidade brilhando como foi prometida, na campanha política de  2004. Nem o Hospital e o Estádio Municipal, neste tempo todo foi concluído. Nem uma escola, que seja referência regional, também não, dentre outras coisas cruciais. Inaceitável para uma cidade Polo Industrial, que está entre as que mais arrecadam no Estado do Ceará. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários