6 motivos pelos quais os gatos ronronam

Entenda o que esse comportamento pode indicar sobre a saúde e o bem-estar do seu felino


O ronronar é um dos sons mais característicos dos  gatos, conhecido e apreciado por muitos tutores. Suave e contínuo, ele é produzido por uma vibração na laringe do felino e pode ocorrer por diversos motivos. Apesar de muitas pessoas o associarem exclusivamente a momentos de felicidade, a verdade é que ele pode ter diferentes significados. Veja a seguir!


1. Felicidade e conforto

O motivo mais comum pelo qual os gatos ronronam é o sentimento de felicidade e conforto. Quando o bichano está relaxado, seja no colo do tutor, recebendo carinho ou simplesmente descansando em um local aconchegante, ele tende a ronronar como uma forma de demonstrar que está se sentindo bem. Geralmente, o som é acompanhado de outros sinais, como olhos semicerrados e uma postura corporal tranquila.


2. Comunicação com o tutor

Os gatos também utilizam o ronronar como uma forma de comunicação com seus tutores. O som pode ser feito para chamar a atenção, pedir comida ou simplesmente para estabelecer uma conexão mais próxima. Geralmente, ele é mais alto e insistente, especialmente se o felino está tentando expressar uma necessidade ou desejo específico.


3. Efeito terapêutico

O ronronar pode ter um efeito terapêutico para os gatos. Acredita-se que as frequências de vibração, que variam entre 25 e 150 Hertz, podem ajudar a promover a cura óssea e tecidual. Dessa maneira, esses felinos podem ronronar quando estão se recuperando de uma lesão, lidando com dor ou desconforto, ou mesmo durante o parto.


4. Redução do estresse

Assim como os humanos buscam formas de se acalmar em situações de estresse, os gatos também utilizam o ronronar para relaxar e reduzir a tensão. Dessa maneira, eles podem produzir esse som em momentos de medo, como durante visitas ao veterinário, em um ambiente desconhecido ou diante de uma situação que consideram ameaçadora.


5. Vínculo social

O ronronar também é uma importante ferramenta de vínculo social. Eles usam esse som para se comunicar com outros gatos. Desde muito cedo, os filhotes começam a ronronar para mostrar à mãe que estão seguros e bem, e a mãe também ronrona para confortá-los.


6. Satisfação após a alimentação

Alguns gatos têm o hábito de ronronar após uma refeição, especialmente se ela foi particularmente satisfatória. Esse comportamento é uma forma de expressar contentamento, indicando que ele está fisicamente saciado e relaxado - é semelhante ao que eles fazem quando estão em um ambiente confortável e seguro.


(Com informações do Terra.com)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_26_08_2024

REVOLTANTE! CIDADE POLO INDUSTRIAL QUE É UMA DAS QUE MAIS ARRECADAM NO ESTADO NÃO TEM UM HOSPITAL PÚBLICO CONCLUÍDO, EM MAIS DE 40 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Não adianta ter muito recurso financeiro se falta competência, ética e empatia. Uma cidade que se depara nessa situação, a sua população estar fadada ter que lidar com um sofrimento por décadas. Contudo, como tudo tem início, meio e fim, vai chegar um momento que a população vai enxotar da sua Prefeitura quem já deu o que dá. Principalmente quando se aproxima o final de um ciclo político que dura cerca de duas décadas. Porque por mais que um grupo tenha um "modus operandi" para se manter muito tempo no poder a qualquer custo, negociando apoios, chega o momento que ninguém quer mais migalhas. Pois, ao se conscientizar que durante duas décadas a saúde pública da cidade sempre foi um caos, por exemplo, as famílias depois de sofrerem demais e perderem muitos parentes vão preferir uma nova era no comando da sua cidade. Já quem vier deve fazer uma grande reconstrução na cidade, para também o novo grupo no poder ter também um ciclo duradouro à frente do destino da cidade. Dessa forma, deve fazer com que a saúde, educação, transporte, moradia e lazer tenha a qualidade condizente com a grande arrecadação da cidade. Pois, se tem muito dinheiro no caixa, é um absurdo essa cidade nunca sair das mãos de incompetentes que arrancaram o sonho de uma geração. A não proporcionar uma vida que seria possível se orgulhar de viver numa cidade referência nacional, caso grupos que passaram décadas no poder, cada um, tivesse tido a capacidade de administrar uma cidade desse porte. ESSES GRUPOS EM QUASE A METADE DE UM SÉCULO NÃO APRENDERAM A GERIR UMA CIDADE, PORQUE DEIXAR A CIDADE AINDA NAS MÃOS DELES? SE MUITA GENTE NA CIDADE NÃO AGUENTA MAIS VER O DESTINO DESSA CIDADE EM MÃOS DESPREPARADAS? QUE NEM A SAÚDE PÚBLICA TEM A DEVIDA PRIORIDADE? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.



Comentários