Descubra os sete benefícios para a saúde mental que a alimentação pode trazer
Você sabia que pessoas que possuem depressão, estão no tédio ou cansadas tendem a comer mais? Por outro lado, quando sentem medo, dor ou tensão consumem menos alimentos. Ademais, quando presenciamos emoções negativas, costumamos procurar por comidas calóricas. E, no caso das positivas, tendemos a ingerir o que é mais saudável. Isso acontece porque os alimentos controlam nossas emoções e quem fala mais sobre o assunto é a médica nutróloga, Dra. Andrea Pereira.
Alimentos e as emoções
Segundo a especialista, alimentos ricos em açúcares e gorduras têm sido associados a padrões de comportamento semelhantes aos de vícios, afetando diretamente a saúde mental. Alguns estudos recentes mostram que esses ingredientes podem provocar respostas químicas no cérebro, incentivando o consumo excessivo que leva a ciclos de compulsão e ao ganho de peso.
Em contrapartida, comidas mais saudáveis também produzem uma resposta no cérebro, promovendo estados de calma e estabilidade emocional. "A raiva causa um aumento da alimentação impulsiva (rápida, alimentação irregular e descuidada dirigida a qualquer alimento tipo disponível), e que durante a alegria se verificou um aumento da alimentação hedónica (a tendência para comer pelo sabor agradável dos alimentos ou porque o alimento consumido é considerado saudável)", afirma.
Para você conhecer mais sobre o assunto, pedimos para a nutróloga listar quais são e os benefícios que trazem. Confira:
Calma
Alimentos ricos em complexo B, magnésio, cálcio, ômega 3 e zinco são os responsáveis por nos trazerem calma. "Destacamos entre eles: abacate, mirtilo, salmão, sementes (nozes, castanhas, amêndoas e qualquer outro fruto seco), leite e derivados, laranja, ovos, folhas verdes, ostra e peito de peru. O maracujá é uma fruta que também está associada a efeitos calmantes", explica.
Em alerta
A cafeína é uma substância que nos deixa mais alertas e acordados e ela está presente no café, no chá verde e no chá preto. Além dela, há o guaraná. "Para pessoas mais sensíveis pode prejudicar o sono", alerta Pereira.
Xô, tristeza
"A suplementação de ômega 3 com alta concentração de ácido eicosapentaenoico (EPA), S-adenosilmetionina, metilfolato e vitamina D reduzem sintomas depressivos", indica.
Felicidade e bom humor
Refeições ricas em carboidratos levam à melhoria do humor e aumento da alegria devido à serotonina cerebral. O consumo de frutas e vegetais também amplia os níveis de felicidade e satisfação com a vida.
Redução do estresse
"Ingestão de alimentos ricos em gordura e hidratos de alimentos reduzem a atividade adrenal hipotálamo-hipófise e, por conseguinte, amortece a resposta ao stress. As reações afetivas positivas imediatas aos alimentos palatáveis pode ter ação da redução do impacto do stress", explana. Alguns estudos também mostram a dieta mediterrânea suplementada com óleo de peixe também reduz sintomas de depressão, estresse e ansiedade.
Energia
A nossa energia vem, principalmente, dos carboidratos. "Eles devem corresponder a 25% das nossas refeições principais, estando presente no arroz, pão, frutas, massas, batata, mandioca e doces. Importante para a prática de atividade física também. Dar preferência para os complexos e produtos integrais, com maior quantidade de fibras", aconselha.
Dormir melhor
Para ter uma boa noite de sono, Andrea indica leite, arroz, sementes (nozes, castanhas, amêndoas e qualquer outro fruto seco) e salmão. "Comer carboidratos complexos, como torradas integrais ou aveia antes de dormir. Estes alimentos desencadeiam a libertação de serotonina. As cerejas azedas são uma fonte natural da melatonina, que induz o sono", conclui.
(Com informações do Terra.com)
#Artigo_Semanal_em_22_07_2024
POR QUE QUASE DUAS DÉCADAS SE PASSARAM E BAIRROS PERIFÉRICOS DE MARACANAÚ CONTINUAM COM A MAIORIA DAS RUAS, SUJAS, ESBURACADAS, SEM ASFALTO E MUITAS NEM CALÇAMENTO TEM?
Numa Cidade Polo Industrial que mais arrecada em um Estado, que é destaque na Economia Nacional, isso não é suficiente para atender a população que mais necessita dos serviços públicos básicos, que tem direito assegurado pela Constituição Federal de 1988. Pode existir uma super arrecadação, mas se um grupo político não for capaz para administrar um Município, a população vai continuar sofrendo muito enquanto não vim um novo ciclo na gestão municipal. Percebe-se que o grupo mesmo não fazendo por merecer, diante desse contexto, só demora muito tempo no poder quando age de forma para não perder uma eleição tão cedo. Que as pessoas sabem o que acontecem. Indignadas começam a se unirem para um dia realizar a grande mudança. Encerrando um ciclo que dura cerca de 20 anos. Não tem justificativa o tratamento desumano que uma Prefeitura dar aos residentes nos bairros periféricos. Por que a gestão tem que priorizar quem mais necessita o básico para viver dignamente. Quem vive onde as ruas não são asfaltadas e limpas se deparam com muitos problemas, no cotidiano. Pois a população adoece constantemente e vai sofrer muito mais, devido a saúde municipal também ser um caos. A população também vai ter dificuldade na sua mobilidade diária. Mais ainda quando o transporte público não circula em muitas ruas evitando ter muitos problemas nos veículos. A população não vai ter a devida iluminação pública, que reduz a insegurança, que nessas ruas a Companhia Elétrica não ilumina da mesma forma como nas ruas bem estruturadas. A população juvenil não terá um espaço digno para as sensacionais brincadeiras de rua, tão importante para o seu desenvolvimento físico, psíquico e sua socialização. A população idosa não poderá circular da forma devida e nem manter a tradição de estar muito bem no bate papo das calçadas que tudo isso faz muito bem para a saúde. Acaba sofrendo muito mais, ao adoeceram mais rápido e nem os remédios básicos gratuitos conseguem receber o tanto que precisa, nas Unidades de Saúde. ENFIM, EM MARACANAÚ, A GESTÃO QUE SE PERPÉTUA HÁ CERCA DE 20 ANOS NA PREFEITURA MERECE FICAR MAIS QUANTOS ANOS NO PODER PARA VER SE AINDA APRENDE A GOVERNAR UMA CIDADE?
MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário